Nesta quarta-feira (11) foi um dia intenso para os bravos Fuzileiros Navais que tiveram que dormir em barracas e cedo já estavam vivenciando novas atividades de apoio logístico.

Às 07h da manhã, durante o deslocamento dos Carros-Lagarta Anfíbios (CLAnf) que transportavam as tropas, a primeira dificuldade do dia se apresentou. Imensos fossos anti-carros barravam sua progressão, sinalizando que o dia não seria nada fácil. Embates se sucederam e muitos militares da tropa amiga tiveram que ser evacuados, alguns por ferimentos, outros contaminados por agente químico e poucos mortos.

Apesar dessas simuladas perdas causadas nas tropas amigas, tivemos do lado inimigo alguns combatentes capturados e feitos de prisioneiros de guerra. Todas essas atividades desenvolvidas proporcionaram um eficaz treinamento por parte dos militares da Tropa de Reforço, que adestram nesta região, levando-os à execução de procedimentos para evacuação de feridos, mortos em combate, descontaminação de pessoal, tratamento para com prisioneiros de guerra, além da constante necessidade de reabastecimento de comida, munição, entre outras coisas.

Os treinamentos continuarão por mais dois dias, prometendo trazer ainda algumas novidades para nossas tropas que não descansarão em quanto a sua missão não for cumprida.

ADSUMUS!
VIVA A MARINHA!

FONTE: Redação Maratimba.com

NOTA DO EDITOR: as fotos são de outro exercício, realizado recentemente na Marambaia, para efeito ilustrativo.

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
marciomacedo

Quem bom que o Mattoso voltou à ativa!

Fernando "Nunão" De Martini

Marcio,

A foto do Mattoso abicando era apenas ilustrativa. O texto em momento algum se refere ao Mattoso, e sim a CLAnfs.

Por isso mesmo, e para evitar qualquer mal-entendido, achei por bem tirar a foto do Mattoso e substituí-la por fotos de CLAnfs participando de um exercício.

E antes que alguém comente que nas fotos eles não estão em Itaóca, coloquei também uma nota ao final.

Saudações e desculpe o mal-entendido!

marciomacedo

Nunão, você tem razão: o texto em momento algum se refere ao Mattoso. Mas, vendo a foto, pensei que era atual, que o navio havia voltado à ativa. Estava comemorando.

Leo Rezende

“outros contaminados por agente químico” O que , exatamente,isso quer dizer??

Fernando "Nunão" De Martini

Leo, Significa, pelo que diz o texto, simulação de efeitos de guerra química e bacteorológica, para os quais é necessário treinar os procedimentos de atendimento, ou mesmo de proteção contra um cenário do tipo. Da mesma forma, simulam-se mortes e feridos em combates mais “convencionais” (atingidos por tiros, estilhaços etc). Acompanhamos um exercício dos Fuzileiros Navais na Marambaia no mês passado (no qual tiramos as fotos acima, usadas de forma ilustrativa para este), onde também se simulavam feridos, pessoas necessitando de atendimento médico, evacuação, etc. Vamos falar um pouco mais na próxima edição da Forças de Defesa. Sobre o assunto… Read more »

Leo Rezende

Vlw,Nunão,pela presteza e pelo detalhamento da resposta. Já suspeitava do que se tratava, só queria saber mais sobre os tais agentes , e para o que o EB,FN e outras unidades se prepara para enfrentar num TO.
Mas vou esperar pela revista (já está paga,rs) e pela matéria que vc citou.

Abç ,e boa sexta 13 para todos !