Pirataria cai 54% segundo Agência Marítima Internacional

7

Os ataques de pirataria marítima registaram uma queda de 54% no primeiro semestre do ano.  De acordo com Agência Marítima Internacional – organização encarregada de acompanhar a segurança nos mares – de janeiro a junho deste ano foram registrados 177 ataques de piratas enquanto que no mesmo período em 2011 havia ocorrido 266 ataques.

De acordo com a Agência, a queda se deve ao decréscimo da pirataria na Somália para um total de 69 ataques registados até junho, comparados aos 163 ocorridos nos primeiros seis meses de 2011, graças às patrulhas internacionais e aumento da vigilância por navios.

Os dados divulgados hoje indicam que 20 navios foram efetivamente sequestrados em todo o mundo entre janeiro e junho e 334 membros das tripulações foram feitos reféns.

Porém, a queda da pirataria na Somália foi compensada com um aumento dos ataques no Golfo da Guiné, onde 32 casos foram registados, mais 25 do que no primeiro semestre do ano passado.

FONTE: Voz da Rússia e Diário de Notícias (Portugal)

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
wallace

Não é difícil encontrar vídeos no youtube de marinheiros russos treinando tiro ao alvo, em piratas somalis… Isso deve explicar um pedaço da redução da pirataria…

MO

tavendo o que da divulgação pra quem manja lhufas, vc quer dizwer exercicio de tiro em embarcações capturadas né .. meio diferente

Ozawa

O GLOBO – 16/07/2012 Navio dos EUA ataca embarcação pesqueira dos Emirados Árabes WASHINGTON – Um navio que transportava mantimentos da Marinha americana atacou nesta segunda-feira um barco de pesqueiro dos Emirados Árabes Unidos, nas águas do Golfo Pérsico, num indício da tensão que envolve a área. Segundo nota divulgada pela agência estatal dos EAU, a embarcação de pequeno porte estava sendo guiada por quatro indianos. Um deles foi morto e outros três estão feridos em estado grave. Ainda não está claro o motivo de a embarcação ter ignorado os alertas do USNS Rappahannock, que atirou após o barco ter… Read more »

Observador

Senhores (e senhora, já que temos uma editora a bordo), Gostaria muito de acreditar que as coisas fossem tão simples assim. Gostaria muito de acreditar que as marinhas que patrulham a região estão forçando o fim da pirataria e que os piratas estão abandonando a vida criminosa ou simplesmente morrendo. Para mim, na verdade o que está acontecendo é a migração dos piratas para outros ramos de atividade menos arriscados e mais lucrativos, como o contrabando, tráfico de drogas, armas e/ou escravos. A bandidagem é a mesma em todo lugar. Se adapta rapidamente e está sempre atrás de novos “nichos… Read more »

wallace

Sim, exercicio de tiro em embarcações capturadas e cheias de piratas… É só gastar uns 2 minutos fazendo uma pesquisa na net, os vídeos estão todos disponíveis…

wallace
wallace