Pescadores indianos negam que navio americano avisou antes de atirar

0

Pescadores feridos quando o barco pesqueiro em que estavam foi metralhado por navio da Marinha americana na costa dos Emirados Árabes afirmam que não receberam qualquer aviso antes dos tiros.

Um pescador foi morto e três ficaram feridos quando o USNS Rappahannock disparou contra o pequeno barco, na última segunda-feira (16), próximo a Dubai.

A Marinha estadunidense diz que o barco de pesca se aproximou rapidamente e ignorou os diversos avisos.

Oficiais indianos e norte-americanos abriram investigações sobre o incidente.

O tiroteio ocorreu enquanto os Estados Unidos expandem sua presence na região do Golfo, aumentando a pressão sobre o Irã por causa do programa nuclear do país.

Muito repentino

O pescador Muthu Muniraj, internado em Dubai, declarou à agência de notícias Reuters que ele e os companheiros não receberam qualquer aviso do navio de reabastecimento americano.

“Não recebemos nenhum alerta do navio. Nós aceleramos para tentar dar a volta nele, e de repente atiraram em nós”, Muniraj disse. Ele foi atingido nas pernas.

“Nós conhecemos sinais e sons de aviso, e não houve nenhum. Foi muito repentino. Meu amigo foi morto, ele se foi. Eu não entendo o que aconteceu”.

A tripulação do barco – seis indianos e dois árabes – disseram que estavam retornando após pescarem em águas próximas a Jebel Ali (Dubai).

“Nós estávamos pescando, e na volta eles começaram a atirar em nós, tantos tiros, como uma tempestade”, contou Muthu Kannan, que foi atingido no abdômen e na perna.

“Essa não é a primeira vez que saímos para o mar, e todos sabemos o que é um aviso”, disse Pandu Sanadhan. “Tudo do que consigo me lembrar é de muitos tiros”.

Ainda não foi liberada a identidade do pescador morto. Ele e seus companheiros feridos vieram todos do estado de Tamil Nadu, na Índia.

A embaixada dos Estados Unidos em Dheli lançou uma declaração nesta terça-feira “para dar suas condolências” às famílias dos pescadores.

Oficiais americanos disseram na última segunda-feira que após “a embarcação ter ignorado os avisos não-letais e ter se aproximado rapidamente do navio”, uma equipe de segurança do Rappahannock disparou com uma metralhadora calibre 50.

Os oficiais acrescentaram que havia a preocupação com um novo ataque suicida, como o que aconteceu há 12 anos com o destróier USS Cole, em que um pequeno barco foi usado.

O ministro das Relações Internacionais da  Índia, SM Krishna, descreveu a morte ocorrida ontem como “desastrosa” e declarou que o assunto já está sendo investigado junto com os Estados Unidos.

O incidente da última segunda-feira lembra a morte de dois pescadores indianos, em fevereiro deste ano, por fuzileiros italianos guardando um petroleiro próximo ao litoral sul do país. Os militares disseram ter confundido os pescadores com piratas.

Dois italianos foram acusados de assassinato e estão em julgamento na Índia, e o incidente causou distúrbios nas relações entre os dois países.

FONTE: bbc.co.uk

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments