USS Nimitz é abastecido com biocombustível durante RIMPAC 2012

0

Como preparação para a demonstração da “Grande Frota Verde” da Marinha americana ontem (18), o USS Nimitz foi abastecido com uma combinação de 50% de biocombústível e 50% de combustível tradicional.

O material será usado para abastecer o porta-aviões e também outros navios de superfície, a fim de reduzir a dependência estadunidense das importações de petróleo. A combinação consiste de combustível fóssil tradicional e biocombustível feito da mistura de óleo extraído de algas e óleo de cozinha reciclado.

“Houve muito rigor por parte da nossa Marinha para testarmos o melhor biocombustível e verificar como poderíamos ser mais eficientes em termos de como operamos nossos motores e nosso porta-aviões”, declarou o contra-almirante Peter Gumataotao. “Se o biocombustível funcionar, tem potencial de aprimorar nossa manobrabilidade, no que se refere à nossa capacidade de voar e navegar mais longe e por mais tempo”.

O porta-aviões foi abastecido no ultimo dia 17 pelo navio de abastecimento USNS Henry J. Kaiser (T-AO 187) usando mangueiras que conectaram as duas embarcações. A mistura passará por testes no laboratório do porta-aviões, para avaliar sua eficiência e outras propriedades em relação ao combustível tradicional puro.

“Esse é o ultimo passo”, declarou um representante da NAVAIR, divisão da Marinha responsável pelo suporte aos navios-aeródromos. “Tornar essa ‘Grande Frota Verde’ possível com o preparo desses marinheiros não será problema”.

Compareceram à demonstração da frota o secretário da Marinha, Ray Mabus e o chefe de operaçõs navais, Jonathan Greenert.

“Não se trata apenas do biocombustível quando falamos de eficiência energética”, explicou o almirante Gumataotao. “No fim das contas, ele aprimora nossa capacidade e o modo como combatemos”.

O USS Nimitz atualmente está participando no Rim of the Pacific (RIMPAC) 2012. O exercício deste ano é o 23º da série iniciada em 1971. Vinte e duas nações, mais de 40 navios de superfície e submarinos, mais de 200 aeronaves e 25 mil combatentes paticiparão das manobras entre 29 de junho e 3 de agosto, nas ilhas e no litoral do Havaí.

O RIMPAC é o maior exercício marítimo internacional do mundo, e tem como objetivo promover oportunidades para treinamento das forças participantes, além de fortalecer as relações de cooperação para a segurança do espaço marítimo.

FONTE: NavalToday.com

IMAGEM: NAVAIR (US Navy)

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments