Marinha participa do Planejamento da Operação PANAMAX-2012

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No período de 9 a 13 de julho, foi realizado, nas instalações da Estação Naval de Mayport (EUA), o planejamento das ações a serem desenvolvidas no Teatro de Operações Marítimo durante a Operação PANAMAX-2012.

A Marinha do Brasil foi representada por uma delegação de 13 militares, sendo composta por Oficiais do Comando de Operações Navais, Comando-em-Chefe da Esquadra, Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra, Escola de Guerra Naval e Comando da 2ª Divisão da Esquadra.

A Operação é contextualizada em um cenário fictício em que o Conselho de Segurança das Nações Unidas institui, por meio de uma Resolução, a criação de uma Força Multinacional, composta por 17 países, cuja tarefa é impedir que grupos armados interfiram na operação segura do Canal do Panamá, garantindo a estabilidade e a segurança da navegação na região. A Força Multinacional será composta por diversos Comandos Combinados, com vertentes Terrestre, Aérea, de Operações Especiais e Marítima. Coube à Marinha do Brasil exercer a função de CFMCC (Combined Forces Maritime Component Command).

Marcando, efetivamente, o início da semana de trabalho, o Comandante da 2ª Divisão da Esquadra da Marinha do Brasil, Contra-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, designado como CFMCC, conduziu uma apresentação contendo as diretrizes a serem observadas durante o planejamento. Partindo-se dessas orientações e de outros documentos importantes que descrevem a área de operações e as tarefas específicas a serem desencadeadas no mar, cerca de 60 militares e civis, representantes de oito países, puderam conceber o conceito da Operação. Todo o processo de planejamento foi conduzido pela Marinha, seguindo a doutrina da Marinha Norte-Americana e com apoio de Instrutores do Naval War College.

Ao término dos cinco dias de trabalho, o planejamento foi apreciado e aprovado pelo Comandante da 2ª Divisão da Esquadra. A execução do exercício será conduzida no período de 6 a 17 de agosto, como Jogo de Guerra, com meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais simulados.

FONTE: Nomar

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daltonl

Falando em Mayport, neste mes, Julho, está completando 4 anos da reativação da tão “temida” IV Frota, que rendeu e ainda rende muitos comentários pelo Brasil afora.

Ozawa

Quem teme uma ‘Esquadra de Papel’ só pode ser outra ‘Esquadra de Papel’…

daltonl

Caro Ozawa… a IV Frota está longe de ser uma “Esquadra de papel”, assim como a VI Frota também não, vide os TLAMs lançados contra a Libia por exemplo. Mesmo os 16 navios que atualmente tem Mayport como base, impressionam, apesar de que, eles não pertencem a nenhuma Frota em particular. O que aconteceu e vc já sabe, mas sempre é bom repetir, é que Norfolk estava “congestionada” enquanto Mayport tinha e continua tendo “espaço” então foi uma necessidade administrativa e o “PANAMAX” é um bom exemplo, da separação de responsabilidades, já que antigamente era coordenado pela antiga II Frota.… Read more »

ernaniborges

“Of Topic” Considerando que um dos motivos alegados pelos EUA para a reativação da IV Frota é a incapacidade do Brasil de prover a segurança da navegação no Atlântico Sul (ou outro aliado); Considerando que a crise econômica mundial afeta também a América do Norte; Considerando que a reativação da IV Frota acarreta um dispêndio de divisas muito grande num momento de corte de gastos; Considerando que o Brasil passa pelo momento de renovação de meios (PROSUPER e PROSUB), prevendo até a criação de uma segunda frota; e Considerando a recém assinada parceria estratégica de defesa entre os EUA e… Read more »

ernaniborges

Onde se lê: “Dever-se-ia estabelecer-se”

Leia-se: Dever-se-ia estabelecer”

daltonl

Ernani… a reativação da IV Frota nada teve a ver com a falta de segurança no Atlantico Sul, foi apenas uma medida administrativa, algo como um bando de almirantes e staff desocupando uma congestionada Norfolk para um lugar mais “espaçoso” em Mayport. Não houve nenhuma transferencia de navios de Norfolk para Mayport, ou seja os mesmos navios que cumpriam funções no Caribe, no Pacifico Sul e no Atlantico Sul “proximos” da costa da América do Sul e Central continuaram os mesmos. O Atlantico Sul na verdade é dividido entre a IV e a VI Frota, portanto um navio da US… Read more »

ernaniborges

daltonl.

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

abraços