A Marinha do Brasil (MB) realizará, no período de 03 a 13 de agosto, na área marítima compreendida entre a cidade de Fortaleza e o Arquipélago de Fernando da Noronha, com a participação de navios da Armada da República Bolivariana da Venezuela (ARBV), a Operação VENBRAS-2012.

A Operação envolverá cerca de 500 militares, sendo os Grupos-Tarefa dos países participantes compostos pelos seguintes meios:

a) da Marinha do Brasil:
− Fragata “Niterói” (F40);
− Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta” (G23); e
− 1 aeronave UH-12/13 – Esquilo.

b) da Armada Bolivariana
− Navio Patrulha Oceânico “Warao” (PC 22);
− Navio Patrulha Oceânico “Kariña” (PC 24); e
− 1 aeronave AB-212 – Agusta Bell.

No decorrer da Operação haverá a participação, também, dos seguintes meios em apoio
aos exercícios:

− Navio-Patrulha “Guaíba” (P41), do Comando do 3º Distrito Naval;
− Lanchas da Capitania dos Portos do Ceará; e
− 1 aeronave P-3AM da Força Aérea Brasileira (FAB).

Nessa operação serão executados exercícios no mar, de caráter estritamente militar, concernentes às tarefas básicas do Poder Naval, contemplando Operações de Ataque, de Esclarecimento e de Apoio Logístico Móvel, incluindo ações de superfície, aérea e de guerra eletrônica e, adicionalmente, serão conduzidas atividades de Patrulha Naval nas proximidades do Arquipélago de Fernando de Noronha e Atol das Rocas.

Tais exercícios visam contribuir para manutenção do nível de adestramento dos meios da Esquadra e para o incremento da cooperação e estreitamento dos laços de amizade entre as Marinhas do Brasil e da Armada da República Bolivariana da Venezuela.

O Comando do Grupo-Tarefa BRASIL será exercido pelo Comandante do 2º Esquadrão de Escolta, Capitão-de-Mar-e-Guerra EDUARDO MACHADO VAZQUEZ, sendo o navio Capitânia a Fragata “Niterói” (F40), de onde serão coordenados e conduzidos os exercícios para os diversos meios navais e aeronavais participantes. O Comando do Grupo-Tarefa VENEZUELA será exercido pelo Capitan de Navio ANTONIO ABEL MEJÍA APONTE, sendo o navio Capitânia, o Navio Patrulha Oceânico “Kariña” (PC 24).

Os navios da Esquadra participantes suspenderam do Rio de Janeiro no dia 23 de julho, sendo prevista a atracação no Porto de Fortaleza nos dias 03 a 06 e 10 a 13 de agosto. Nos dias 4 e 5 de agosto e 11 e 12 de agosto, ou seja, nos finais de semana, todos os navios estarão abertos à visitação pública de 14 às 17 horas, ocasião em que os visitantes serão convidados a participar da cerimônia de arriamento da Bandeira Nacional.

Os navios suspenderão no dia 13 de agosto com destino à Venezuela e ao Rio de Janeiro, respectivamente, após o término das operações. Os navios da Esquadra atracarão na Base Naval do Rio de Janeiro no dia 20 de agosto.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social – Capitania dos Portos do Ceará (a foto superior foi feita durante a VENBRAS 2009)

NOTA DO EDITOR: tanto o Warao como o Kariña pertencem à classe Guaiquerí,  moderníssimos patrulheiros oceânicos (o primeiro foi comissionado em agosto de 2011 e o  segundo em janeiro deste ano) construídos pelo estaleiro espanhol Navantia. Essa classe é mais nova, mais numerosa e possui um deslocamento maior que a recente compra de patrulheiros  oceânicos pelo governo brasileiro para a Marinha do Brasil (classe Port of Spain, atual classe Amazonas).

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MO

Operação com NPaOc …. quem ja veo com Lupos …

ei não NPaOc é NPa … meia bola, ja foi melhor … salvo o enredo ser operação policial …. mas ai mandar F e NT … mandava os Bururus …