Complexo de mísseis Bulava tem melhores capacidades contra DAM

8

Em breve, a Marinha de Guerra russa irá receber o novo complexo de mísseis estratégicos Bulava, informou o comandante da Força, Viktor Chirkov.

Dessa forma, o poderio das forças nucleares estratégicas da Rússia será reforçado de forma significativa, visto que o Bulava não pode ser visto de forma isolada, mas sim como parte do submarino porta-mísseis estratégico Yuri Dolgorukiy da classe Borei, projeto 955, sublinha o editor responsável da Revista Militar Independente Viktor Litovkin:

“A seguir ao Yuri Dolgoruki será incorporado um submarino igual, com o nome de Alexander Nevski, e a seguir o Vladimir Monomakh. Cada um desses submarinos transporta dezasseis desses complexos com seis ogivas em cada missil.”

O missil Bulava tem um alcance de 8 000 quilómetros. Ele deverá ser a base do agrupamento de forças nucleares da Rússia em desenvolvimento até aos anos de 2040-2050. Em muitos aspetos ele poderá ser considerado único, afirma Viktor Litovkin:

“Se trata de um míssil a combustível sólido, lançado debaixo de água a uma velocidade maior que os de combustível líquido. É mais difícil de ser detetado nessa altura pelos sistemas de defesa anti-mísseis. Em segundo lugar, as suas ogivas voam por trajetórias aleatórias a uma velocidade hipersónica, o que dificulta igualmente a sua interceção. E por fim, o Bulava possui um sistema de contramedidas de alvos falsos em que a ogiva pulveriza alvos falsos e voa numa nuvem desses alvos. O radar da defesa anti mísseis (DAM) não terá a capacidade para discernir os alvos reais e o contra-míssil não poderá efetuar a interceção. Os estadunidenses ainda não aprenderam a fazer isso.”

O missil balístico de nova geração tem um potencial acrescido de transposição da DAM, o que se torna num fator chave, refere o chefe de redação da revista Natsionalnaya Oborona  (Defesa Nacional) Igor Korotchenko:

“Esse complexo de mísseis garante-nos que os EUA não exercerão uma influência substancial sobre as capacidades russas em conter a DAM europeia e a defesa anti-mísseis dos EUA, o que é o principal.”

Não é de admirar que os serviços de informações estrangeiros demonstrem uma atenção acrescida relativamente a este poderoso armamento. O interesse da espionagem pelos segredos do Bulava é facilmente explicável por se tratar da componente principal da tríade nuclear estratégica da Rússia, sublinha Igor Korotchenko:

“Já houve vários processos judiciais relativamente a tentativas de transferência de informações para serviços secretos ocidentais acerca do projeto Bulava. Mas sou da opinião que o complexo de medidas de contra-espionagem em curso garante uma cobertura bastante fiável desses segredos.”

Dessa forma, um dos mais ambiciosos projetos do complexo militar-industrial russo, o complexo de mísseis estratégicos de baseamento naval Bulava, foi reconhecido como bem-sucedido.

FONTE: Voz da Rússia

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

Como sempre as informações que vem daquelas bandas são de difícil interpretação. Assim como por essas bandas, tais informações, além de escassas, vem acompanhada de algumas bravatas. Quando se diz que suas ogivas são hipersônicas como se tal fato fosse algo inédito, infelizmente todas as ogivas de mísseis balísticos, mesmo as dos mísseis de curto alcance, o são. Nenhum veículo de reentrada lançado por um míssil balístico reentra na atmosfera senão em velocidade hipersônica. O que os russos podem estar querendo dizer é que o Bulava possui ogivas de reentrada manobráveis, provavelmente dotadas de aletas móveis para interagir com o… Read more »

aericzz

igual aquelas mágicas medidas eletrônicas dos mig’s então soviéticos, q depois da queda provou-se ser um embuste… mas o tio sam gastou os cabelos do (diga se me entendeu) desenvolvendo contramedidas, pra algo q nunca existiu!!!! rsrsrsrsrsrsrs

daltonl

Os EUA não estão nem aí para o Bulava, pois da mesma forma que não podem intercepta-lo, os russos também não podem interceptar um Trident
II e há um numero muito maior de SSBNs americanos no mar e todos com capacidade para 24 Tridents II.

O escudo antimissil americano na europa tem como alvo, misseis iranianos, que são de outra classe, mas, para efeitos de propaganda,
o binomio, armamento fantástico + eterno inimigo, deve soar bem.

MO

Dalton, creio vc ter assistido a serie na antiga TV manchete

hoje tem 2200h no max prime !!!! “Jornada a Iscandar” em Japonelico

http://www.dailymotion.com/video/xsrkyx_patrulha-estelar-space-battleship-yamato-promo-hbo_shortfilms

joseboscojr

Daltão, Mas o sistema de defesa nacional americano, baseado em mísseis interceptadores situados no Alasca e na Califórnia, visam proteger os EUA continental e poderia sim ameaçar a capacidade ofensiva russa e desestabilizar a balança estratégica. Salvo engano existem 20 mísseis em cada um dos dois estados americanos. Futuramente um míssil GBI (interceptador baseado em terra) poderá transportar múltiplos veículos de destruição cinéticos exoatmosféricos (EKVs) e poderá fazer frente a ataques maciços de MIRVS interceptando as ogivas na fase intermediária. Sem falar que o THAAD e o SM-3 tem ou terão algum potencial anti ICBM e levarão o conceito de… Read more »

daltonl

Oi Bosco…

mas o chororô russo tem sido justamente pelo escudo antimissil europeu e as defesas que vc citou tem como objetivo maior a Coréia do Norte.

De qualquer forma, uma coisa é certa: dificilmente americanos e russos utilizarão estes sistemas seja ofensivamente ou defensivamente, mas drenarão enormes recursos que poderiam ser melhor empregados em armas convencionais.

abraços

daltonl

MO…

Sabia que iria passar à uma da madrugada o que era meio tarde então já procurei horários alternativos.

quase comprei um kit do “Yamato” da Patrulha Estelar mas tive que optar e por razoes sentimentais o vencedor foi o Seaview da Moebius 1/128.

abraços

MO

ahhh eu tenho um de uns 35 cm 🙂 cara vai passar mais veses é muito legal, pena que as batalhas são em versão resumidas devido ao tempo do filme em relação ao longo tempo do desenho da serie jornada a iscandar, meu morre todo mundo, o Capt Avatar, o Wildstar, o C/E Orion o XO Sandor, o Sgt Knox e todo seu esquadrao, todo o s dois esquadroes de Tigres Negros são perdidos e os pilotos pro saco tbm a as mortes sao punk. Sobrevivem 12 tripulantes apenas, gostei demais !!!!! vai passar denovo seguem as proximas: Max Prime… Read more »