Simpósio da Marinha discute Defesa e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Azul

0

O XV Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha (SPOLM), realizado nos dias 23 e 24 de agosto, na Escola de Guerra Naval, contou com mais de 1.400 inscritos. O evento foi prestigiado com a presença das Forças Armadas, universidades, empresas privadas, órgãos do governo e do setor produtivo de bens e serviços, além de renomados pesquisadores e representantes do meio científico nacional e internacional.

Organizado pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), o SPOLM tem o propósito de compartilhar informações e experiências, identificar sinergias para a execução de projetos de desenvolvimento tecnológico e formar parcerias.
A abertura do Simpósio, que este ano trouxe o tema “Defesa e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Azul”, foi realizada pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, Almirante-de-Esquadra Wilson Barbosa Guerra. Durante a Sessão Plenária, o Vice-Almirante (IM) Edésio Teixeira Lima Junior, Diretor de Abastecimento da Marinha, falou sobre a “Reestruturação do Sistema de Apoio Logístico da Marinha do Brasil”. O Gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da atividade de E&P da Petrobras, Humberto Spínola de Araújo, falou sobre “Produção de Petróleo no Mar e a Logística na Defesa Ambiental”. O convidado internacional, Alan R. Washburn, professor da Naval Postgraduate School, discursou sobre o “Give Probability a Chance”, sugerindo que os executivos usem a teoria das probabilidades como forma de lidar com as incertezas naturais do processo decisório.

Os participantes puderam assistir minicursos, workshops, mesa redonda de aplicações militares e apresentação de artigos científicos. Com o objetivo de mostrar os avanços da Marinha do Brasil, este ano o SPOLM também preparou um espaço dedicado à simulação virtual, onde os visitantes puderam experimentar a sensação de manobrar um navio utilizando um simulador desenvolvido pelo CASNAV, em pleno funcionamento na Escola Naval. O uso dessa tecnologia ajuda a reduzir os custos de treinamento da Marinha e melhor preparar seu contingente, além de simular, em ambiente virtual, operações na área de defesa das riquezas encontradas na Amazônia Azul.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments