Navio-Patrulha ‘Babitonga’ completa mil dias de mar

0

No dia 17 de agosto, durante a Operação “Ágata 5”, o Navio-Patrulha (NPa) “Babitonga” (P63) alcançou a expressiva marca de mil dias de mar, com 135.877 milhas náuticas navegadas ao longo de 14 anos de atividades na região sul do País.

O NPa “Babitonga” foi construído no estaleiro “Richards Shipbuilders Limited of Lowestfot”, no Reino Unido na década de 1980, sendo adquirido e incorporado à Armada da Marinha do Brasil no dia 18 de setembro de 1998, na cidade de Plymouth (Reino Unido).

No Brasil, foram realizadas modificações, recebendo sistemas de ar-condicionado, grupos diesel-geradores, novos equipamentos de navegação e comunicações para adaptar-se às necessidades operativas da Força.

Em 2000, foi transferido para o Comando do 5º Distrito Naval e subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul, ambos sediados na cidade do Rio Grande (RS).

O nome Babitonga originou-se da palavra “Bopitanga” que, em tupi, significa avermelhar, referindo-se às barreiras vermelhas da costa de Santa Catarina, que também deram origem ao nome da Baía da Babitonga, localizada em São Francisco do Sul (SC).

FONTE: Nomar

FOTO: M.O.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments