Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio ASC

Desafio Poder Nval XXXLLLVVV (nõ autorizado)

Na 5ª foto, de cima poara baixo, quais são as embarcações que aparecem e suas respectivas Classes?

daltonl

Um destes está com a “corda no pescoço” …talvez ainda possa ser salvo
de uma retirada prematura de serviço.

Mauricio R.

3 X cruzadores “Ticonderoga”, 1 X fragata “Type 23”, 1 X submarino “Type 209” e um AOR chileno, bem novinho, intrometido em foto de “navio de guerra”.

daltonl

O “AO” não é chileno…veja pelas marcas na chaminé !!

Mauricio R.

USNS “Yukon” T-AO-202.

GUPPY

E por que a bandeira do Chile?

José da Silva

Guppy,

O chiléco é a Type 23 que esta logo atras, inclusive a posicao da bandeira em relação ao NT não tem nada a ver.

A dica do Dalton em relação a chaminé do N/T são as faixas amarela e azul caracteristicas dos navios do Military Sealift Command (MSC).

Abço

GUPPY

Tks, Shipbuildingbr. Não observei bem a qual navio pertencia a bandeira do Chile.
Aproveitando, nas belas fotos do Type 209, qual o mastro do snorkel?

Achei estranho os submarinos coreanos não apresentarem indicativos visuais.

Abraços

daltonl

Guppy… arrisco a dizer que nenhum dos mastros seja o do snorkel, que aliás, se não mudou nada, são dois dispositivos, o de indução e o de exaustão. O mastro da esquerda claramente é de radar, os dois na linha central são periscópios e o da direita me parece ser um mastro de ESM, medidas eletronicas, mas note que há mastros que não foram erguidos e podem ser os de snorkel, comunicações, etc. Quanto ao indicativo visual, acharia estranho se ele tivesse um, pois a maioria dos submarinos os tem pintados apenas no comissionamento e inicio de provas de mar,… Read more »

Mauricio R.

Guppy,

Fiz a mesma confusão, fui traído pelas bandeiras.

O Chile não comprou(?), arrendou(?), fez rolo(?), em 2 “Kaiser” incompletos???
Enquanto isso a MB olha a paisagem. Somente olha.

MO

Nein, o kaiser chileco era um dos incorporados, o andrew higgins se nao me sngano

daltonl

Mauricio…

estes dois estão sendo escrapeados no Texas !

GUPPY

Grato pelos esclarecimentos Dalton. Também acho que o mastro do snorkel não foi içado até porque o boat se encontra na superfície.

Em relação ao indicativo visual, por favor me desculpe. É que eu parei no tempo, rsrs. Quando eu estava na Marinha, todos os submarinos, operantes ou não, digo, os que estavam podendo mergulhar ou não, ostentavam os respectivos indicativos visuais. Inclusive, os primeiros GUPPYs, quando de suas incorporações à MB, tinham os seus indicativos pintados de branco. Depois, o branco foi substituído pelo vermelho, deixando-os todos flamenguistas

GUPPY

continuando…

O mesmo aconteceu com os Oberons. Hoje, não lembro se os Tupy/Tikuna ostentam os seus indicativos visuais.

Abraços

MO

sim, todos mantem e os ikl sempre redones

daltonl

Guppy… recentemente o Tikuna esteve nos EUA ostentando o indicativo visual em vermelho na vela, então, presumo que apenas em uma operação real a MB removeria o indicativo. Submarinos podem ter também numeros magnetizados que podem ser removidos facilmente e da mesma forma colocados quando em ocasioes especiais…mas nunca vi nada do tipo. E vc está correto quanto ao indicativo em branco, substituido depois pelo vermelho…o Riachuelo que é museu agora ostenta em vermelho, apesar de que o branco fazer um constraste mais bonito com a cor preta do casco…nada contra flamenguistas… 🙂 Há uma foto famosa do Humaitá com… Read more »

GUPPY

Perfeito, Dalton. Lembro bem da foto do Humaitá S-20 com o Sea King sobrevoando ele embora não tenha conhecido a revista Vruum.

Quanto a mudança de cor dos indicativos visuais de branco(a) para vermelho(a), conforme já falei, quando eu embarquei no Rio Grande do Sul-S11, já era vermelho mas as únicas duas fotografias dele na Força de Submarinos apresentam a cor branca. Claro que quando ele era Grampus (SS 523), também apresentava o indicativo na cor branca.

Abraços

GUPPY

No meu coment anterior, afirmei que a Força de Submarinos só tinha duas fotos do Rio Grande do Sul-S11, o que não é verdade. Só no NGB tem umas cinco.

José da Silva

O Tupi também começou os seus dias com o indicativo na vela em branco, só não lembro de bate pronto se quando chegou na BACS ja esta em vermelho.