Marinha do Brasil recebe lanchas-patrulha para combate à pesca ilegal

14

Hoje, 10 de setembro de 2012, às 10h da manhã, foi assinado o Termo de Entrega de Lanchas-Patrulha do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para a Marinha do Brasil (MB). Ao todo, o MPA está transferindo para a MB, por meio de cessão em caráter permanente, 16 embarcações, de acordo com os Termos de Cessão e Aditivo celebrados pelas referidas instituições.

As unidades serão utilizadas pelas Organizações Militares da Marinha componentes da estrutura da Autoridade Marítima Brasileira responsáveis pela implementação da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA), na realização de Inspeção Naval. De forma prioritária, as embarcações serão empregadas na fiscalização da atividade pesqueira e no combate à pesca ilegal, em conjunto com o MPA e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

A solenidade, contou com a presença do Ministro de Estado da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (na foto do alto, à esquerda), e do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, representando o Ministro de Estado da Defesa.

Após a cerimônia, autoridades, convidados e imprensa puderam conhecer uma das lanchas no cais do 1° Distrito Naval.

Características da Lancha – Patrulha:

  • Comprimento total: 11 m (36 ft.), sem plataforma de popa;
  • Comprimento da linha d’água: 9,80m;
  • Boca: 3,68 m;
  • Calado extremo: 1,30 m;
  • Contorno: 5,75 m;
  • Capacidade de água doce: 250 litros;
  • Motorização: 2 x Volvo Penta D6/HS 80A – 370 HP;
  • Capacidade de Combustível: 2 x 600 litros (1200 litros);
  • Deslocamento leve: 7500 kg;
  • Deslocamento carregado: 9500 Kg;
  • Pontal: 1,75 m;
  • Pé direito da cabine: 1,95 m; e
  • Capacidade de Lotação: 02 (dois) tripulantes e 07 (sete) profissionais não tripulantes.

VEJA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
aldoghisolfi

O que é pesca ilegal? Aonde acontece a pesca ilegal? Porque ‘ilegal’?
No médio-alto Uruguai o IBAMA, em função dos barramentos no rio, não dispende suas preciosas energias no controle do Dourado, do Pintado e do Surubim. Oficiosamente informou numa reunião do dito projeto Frag-Rio… Ilha da Fantasia? Faz-de-conta?

Daglian

O Projeto é nacional/a lança é produzida aqui?

Também seria interessante saber se haverá algum armamento fixo nesta embarcação, embora eu ache que não, tendo em vista seu porte reduzido.

Daglian

Correção: a lancha, não “lança”…

fragatamendes

Prezado GALANTE, será que dava para tu postar o nome esta lancha da foto.Abraços do MENDES.

Marcos

Nossos contra-torpedeiros!

Agora não tem para americano nenhum.

Observem bem o desenho, levemente inclinado, características furtivas. O artigo não fala nada, mas acredito, que tenham sido empregados materiais compostos, que ajudam a absorver ainda mais emissões de rádio. Os imperialistas do Norte não vão conseguir detectar isso dai nunca, nem usando um radar de varredura eletrônica por pulso multi-banda frequencial.

Tá show, isso dai.

Mauricio R.

A MB está cada vez menos, “marinha” e vez mais “guarda-costeira”!!!

MO

esta lancha e para ops de pesca, obviamente costeira, alguem aqu i quer ver CT´s nesta função ? eventualmente posso ter entendido errado o coment acima …

Fabio ASC

Qual a velocidade?

Augusto

A empresa é nacional, mais especificamente de Santa Catarina, e chama-se Intech Boating. É só pesquisar no Dr. Google.

Daglian

Obrigado Augusto.

Olha, se não temos guarda costeira, nossa marinha tem de exercer essa função certo? Nesse caso, precisa de embarcações como essa. O problema surge quando não se adquire meios para GUERRA porém adquire-se meios para patrulha.

MO

perfeito Yuri …

Requena

Rolou uma falcatrua grande com essa lanchas ai. Foram compradas quando a Ideli Salvati era ministra da pesca. A empresa que produz as lanchas foi uma grande doadora da campanha do PT em Santa Catarina. O caso tá sendo investigado pelo MP e pelo TCU.

Compra feita sem necessidade, pagaram caro e as lanchas estavam paradas em algum lugar apodrecendo.

Grande sacada do Crivella doá-las para a Marinha. Pelo menos na MB serão de boa utilidade. As Capitanias dos Portos agradecem…

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,ministerio-da-pesca-contrata-empresa-e-depois-pede-verba-para-campanha-do-pt,855192,0.htm

Requena