A Marinha Real britânica se despediu hoje do contratorpedeiro tipo 42 HMS York (D 98). A cerimônia de descomissionamento, realizada na base naval de Portsmouth, contou com a presença de ex-comandantes, familiares dos 240 tripulantes e autoridades da cidade que dá nome ao navio.

O comandante do York, capitão-de-fragata Rex Cox declarou em seu discurso:

“Como último comandante do HMS York, eu tenho a honra e o privilégio de garantir que o adeus ao nosso navio seja dado conforme as tradições.

O HMS York prestou 27 anos de serviço exemplar à Marinha Real ao redor do planeta. Ao longo de sua vida útil, foram os tripulantes que tornaram o HMS York o que ele é hoje.

É hora de nos despedirmos de uma ‘dama’ distinta, que foi um lar e um estilo de vida para muitos. Sentiremos sua falta, mas ao invés nos entristecermos, devemos olhar para o seu legado ao longo desses 27 anos.

O HMS York foi comissionado em 1985, e enviado ao Extremo Oriente em sua primeira missão.

Em 2011, durante sua última operação internacional, o contratorpedeiro foi enviado para a ilha de Malta, para auxiliar na evacuação de cidadãos britânicos durante as revoltas na Líbia.

FONTE: Naval Today

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

Um comentário para “Despedida: contratorpedeiro britânico ‘HMS York’ é descomissionado”

  1. MO 28 de setembro de 2012 at 14:44 #

    É estão indo rapidinho, quem gosta e teve oportunidade de conhece-los de perto viu, quem não viu tem pouquissimas oportunidades de ver o que resta ….

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

Maquete na web pode indicar que China terá navio de assalto anfíbio de 40 mil toneladas

LHD chinês

Imagens da maquete 3D de um porta-helicópteros de assalto anfíbio postadas, na quarta-feira 22 de abril, em páginas da web […]

Colômbia adia por seis anos a entrada em operação de sua nova fragata

F125

  A Marinha da Colômbia adiou por seis anos – de 2019 para 2025 – a entrada em operação da […]

LUTO: grupo Forças de Defesa se solidariza com o casal Julio Soares de Moura Neto por sua perda

luto-laço-5

A equipe da Revista e da “Trilogia” Forças de Defesa apresenta suas condolências ao ex-comandante da Marinha do Brasil, almirante-de-esquadra […]

Aeronave não tripulada X-47B realiza primeiro reabastecimento em voo

X-47B: primeiro reabastecimento em voo

Outro momento histórico na Aviação Naval: o avião não tripulado X-47B americano do programa Unmanned Carrier Air Vehicle demonstrator (UCAS-D) realizou […]

Comitiva uruguaia está na China para avaliar condições de aquisição do patrulheiro P-18N

P-18N

Uma delegação do Ministério da Defesa e da Marinha do Uruguai está na China desde a terça-feira (21.04), para conhecer […]