A Marinha Real britânica se despediu hoje do contratorpedeiro tipo 42 HMS York (D 98). A cerimônia de descomissionamento, realizada na base naval de Portsmouth, contou com a presença de ex-comandantes, familiares dos 240 tripulantes e autoridades da cidade que dá nome ao navio.

O comandante do York, capitão-de-fragata Rex Cox declarou em seu discurso:

“Como último comandante do HMS York, eu tenho a honra e o privilégio de garantir que o adeus ao nosso navio seja dado conforme as tradições.

O HMS York prestou 27 anos de serviço exemplar à Marinha Real ao redor do planeta. Ao longo de sua vida útil, foram os tripulantes que tornaram o HMS York o que ele é hoje.

É hora de nos despedirmos de uma ‘dama’ distinta, que foi um lar e um estilo de vida para muitos. Sentiremos sua falta, mas ao invés nos entristecermos, devemos olhar para o seu legado ao longo desses 27 anos.

O HMS York foi comissionado em 1985, e enviado ao Extremo Oriente em sua primeira missão.

Em 2011, durante sua última operação internacional, o contratorpedeiro foi enviado para a ilha de Malta, para auxiliar na evacuação de cidadãos britânicos durante as revoltas na Líbia.

FONTE: Naval Today

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

Um comentário para “Despedida: contratorpedeiro britânico ‘HMS York’ é descomissionado”

  1. MO 28 de setembro de 2012 at 14:44 #

    É estão indo rapidinho, quem gosta e teve oportunidade de conhece-los de perto viu, quem não viu tem pouquissimas oportunidades de ver o que resta ….

Deixe um comentário

O almirante põe a Marinha na Lava Jato

alteothon (1)

Claudio Dantas Sequeira (claudiodantas@istoe.com.br) Nova personagem da investigação da Lava Jato, a Marinha havia sido mencionada pela primeira vez no […]

O conceito de aeronave não tripulada VARIOUS da Lockheed

VARIOUS UCAV concept

  A Lockheed revelou há poucos anos um conceito de Unmanned Combat Aerial Vehicle (UCAV) batizado de VARIOUS – “VTOL […]

F-35B: o futuro chegou à aviação embarcada

fig 7 - 11P00529_096_LoRes

No dia 31 de julho de 2015 o U.S. Marine Corps fez a decisão de tornar o F-35B pronto para […]

Incêndio no Navio de Desembarque-Doca ‘Ceará’

IMG-20150731-WA0034

Um incêndio atingiu o Navio de Desembarque-Doca “Ceará” atracado na Base Naval de Val-de-Cães, em Belém, no Estado do Pará. […]

F-35B é declarado operacional pelo US Marine Corps

F-35B 2

O U.S. Marine Corps declarou hoje a initial operational capability – IOC dos seus caças F-35B Lightning II, com um […]