A Marinha Real britânica se despediu hoje do contratorpedeiro tipo 42 HMS York (D 98). A cerimônia de descomissionamento, realizada na base naval de Portsmouth, contou com a presença de ex-comandantes, familiares dos 240 tripulantes e autoridades da cidade que dá nome ao navio.

O comandante do York, capitão-de-fragata Rex Cox declarou em seu discurso:

“Como último comandante do HMS York, eu tenho a honra e o privilégio de garantir que o adeus ao nosso navio seja dado conforme as tradições.

O HMS York prestou 27 anos de serviço exemplar à Marinha Real ao redor do planeta. Ao longo de sua vida útil, foram os tripulantes que tornaram o HMS York o que ele é hoje.

É hora de nos despedirmos de uma ‘dama’ distinta, que foi um lar e um estilo de vida para muitos. Sentiremos sua falta, mas ao invés nos entristecermos, devemos olhar para o seu legado ao longo desses 27 anos.

O HMS York foi comissionado em 1985, e enviado ao Extremo Oriente em sua primeira missão.

Em 2011, durante sua última operação internacional, o contratorpedeiro foi enviado para a ilha de Malta, para auxiliar na evacuação de cidadãos britânicos durante as revoltas na Líbia.

FONTE: Naval Today

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

One Response to “Despedida: contratorpedeiro britânico ‘HMS York’ é descomissionado” Subscribe

  1. MO 28 de setembro de 2012 at 14:44 #

    É estão indo rapidinho, quem gosta e teve oportunidade de conhece-los de perto viu, quem não viu tem pouquissimas oportunidades de ver o que resta ….

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Fase de testes avança no Prosub

Odebrecht - Prosub, fase de testes - 1

Seção de Qualificação é transportada para Prédio Principal do Estaleiro de Construção Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2014 […]

Brasil cria núcleo de missão naval em São Tomé e Príncipe

NPa Grauna

Objetivo é levantar necessidades da guarda costeira do local e elaborar proposta de acordo de cooperação entre os dois países […]

China planeja construir 18 bases navais no exterior, inclusive na Namíbia

PLA Navy

Segundo o jornal The Namibian, estão em curso discussões nos “mais altos níveis” os planos da Marinha do Exército de Libertação […]

Taiwan inicia provas de mar do seu novo navio de apoio logístico

AOE532_Panshi_01

A Marinha da República da China (Taiwan), ROC Navy, iniciou os testes de mar do navio de apoio logístico de […]

Mísseis JL-2 lançados de submarinos chineses poderão alcançar os EUA

JL-2

Os mísseis intercontinentais de segunda geração JL-2, lançados de submarinos, que têm a capacidade de atingir os EUA, já se […]