A Marinha Real britânica se despediu hoje do contratorpedeiro tipo 42 HMS York (D 98). A cerimônia de descomissionamento, realizada na base naval de Portsmouth, contou com a presença de ex-comandantes, familiares dos 240 tripulantes e autoridades da cidade que dá nome ao navio.

O comandante do York, capitão-de-fragata Rex Cox declarou em seu discurso:

“Como último comandante do HMS York, eu tenho a honra e o privilégio de garantir que o adeus ao nosso navio seja dado conforme as tradições.

O HMS York prestou 27 anos de serviço exemplar à Marinha Real ao redor do planeta. Ao longo de sua vida útil, foram os tripulantes que tornaram o HMS York o que ele é hoje.

É hora de nos despedirmos de uma ‘dama’ distinta, que foi um lar e um estilo de vida para muitos. Sentiremos sua falta, mas ao invés nos entristecermos, devemos olhar para o seu legado ao longo desses 27 anos.

O HMS York foi comissionado em 1985, e enviado ao Extremo Oriente em sua primeira missão.

Em 2011, durante sua última operação internacional, o contratorpedeiro foi enviado para a ilha de Malta, para auxiliar na evacuação de cidadãos britânicos durante as revoltas na Líbia.

FONTE: Naval Today

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

Um comentário para “Despedida: contratorpedeiro britânico ‘HMS York’ é descomissionado”

  1. MO 28 de setembro de 2012 at 14:44 #

    É estão indo rapidinho, quem gosta e teve oportunidade de conhece-los de perto viu, quem não viu tem pouquissimas oportunidades de ver o que resta ….

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

O monitor Parnaíba e a Base Fluvial de Ladário – parte 1

Parnaíba - perfil a boreste na Base Fluvial de Ladário - foto Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

Nova série de matérias do Poder Naval começa mostrando o armamento principal do monitor Parnaíba   Por Fernando “Nunão” De Martini […]

Argentina quer suas OPV classe Malvinas de emprego dual

P18N

O comando da Armada Argentina quer que a sua nova classe de navios-patrulha oceânicos (OPV, na sigla em inglês) de […]

Marinha estuda concessão de estágio na Esquadra a cadetes libaneses

Após Missão de pPaz no Líbano Fragata Liberal atracou em Natal

O comando da Marinha do Brasil examina a possibilidade de conceder um estágio de três meses, em navios da Esquadra, […]

Aspirantex 2015: navios da MB previstos para atracar em Santos neste domingo

NDD Ceará - visita a Santos em 2005 - foto Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

Navios deverão abrir à visitação pública na segunda-feira, 2 de fevereiro, segundo nota do Comando-em-Chefe da Esquadra – Neste domingo, 1º […]

Compre sua revista Forças de Defesa 12ª edição

Forças de Defesa 12 - capa e miolo 2 - destaque

Saiu a Revista Forças de Defesa 12ª edição, com 120 páginas! a versão impressa está disponível para compra pela Internet e […]