A Vale informou nesta segunda-feira ter assinado um convênio de cooperação com a Marinha, a Petrobras e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para viabilizar a compra de um navio hidroceanográfico, que está entre as cinco melhores plataformas de pesquisa do mundo. A embarcação está em construção no exterior e estão adiantadas as negociações para a sua aquisição, de acordo com a mineradora. O valor total para a compra é de R$ 162 milhões, dos quais R$ 38 milhões virão da Vale.

Conforme o comunicado divulgado pela mineradora, o novo navio de pesquisa hidroceanográfico será equipado com o que há de mais avançado em tecnologia de experimentação marinha. “O objetivo é ampliar a infraestrutura embarcada existente no País, a geração de conhecimento e a formação de recursos humanos sobre o ambiente marinho na região do Atlântico Sul e Tropical e em águas internacionais contíguas, promovendo avanços das pesquisas nas áreas de Química, Geologia, Biologia e Física Marinha.”

Ainda segundo a nota, a ênfase será nos trabalhos de levantamento de recursos minerais e bioprospecção em regiões com importância econômica e político-estratégica para o País, que poderão subsidiá-lo em pleitos nacionais em organismos internacionais.

FONTE: O Estado de S. Paulo

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
wwolf22

qual seria a vantagem da MB nesse caso ??
mapear o fundo do oceano com recursos mais avancados tecnologicamente ???
o Brasil possui uma “carta nautica”(nao sei se eh o correto nome) do fudo do oceano para nevegacao de submarinos ??

Fernando "Nunão" De Martini

wwolf22,

Esse trabalho de prospectar o ambiente marinho (recursos biológicos, minerais etc) é fundamental para mostrar que o país se dedica à pesquisa na zona marítima que advoga como sua (as 200 milhas mais a área da plataforma continental).

De modo bem resumido, se não mostrar serviço nessa área, o país não pode pleitear como sua a chamada “Amazônia Azul”, área que a própria MB não se cansa de divulgar que é sua missão defender.

wwolf22

valeu Nunao…