-

Cerimônia de comissionamento da ‘Cristóbal Colón’ (F-105) foi realizada em Ferrol nesta terça-feira – as fragatas F-100 foram as primeiras a integrar o sistema de combate AEGIS

-

A Marinha Espanhola (Armada Española) informou que na manhã desta terça-feira, 23 de outubro, foi realizada a cerimônia de “puesta a disposición de la Armada” (comissionamento / incorporação) da fragata F-105 Cristóbal Colón (Cristóvão Colombo). A cerimônia foi realizada no Arsenal Militar de Ferrol, sendo presidida pelo almirante chefe daquele estabelecimento, o vice-almirante Manuel Garat Caramé.

Segundo a Marinha Espanhola, trata-se de seu sexto navio a receber o nome do célebre almirante.

A partir de agora, o navio inicia as atividades programadas para alcançar o grau de operatividade exigido. Essas atividades incluem avaliações e qualificações operativas, assim como adestramento.

As F-100, classe à qual pertence a Cristóbal Cólon e que também é conhecida pelo nome do primeiro navio, a Álvaro de Bazan, foram as primeiras fragatas a integrar o sistema de combate AEGIS, pois até então ele só era instalado em navios de muito maior deslocamento, como destróieres e cruzadores. No projeto da Cristóbal Colón foram aplicadas soluções e tecnologias vigentes no século XXI e que colocam o navio, segundo a Marinha Espanhola, na vanguarda mundial de meios de sua categoria.

O contrato para construção da F-105 foi realizado em 5 de julho de 2006, com o início do corte das chapas um ano depois e batimento de quilha em 20 de fevereiro de 2009. O lançamento foi feito em 4 de novembro de 2010, tendo como madrinha a Alteza Real Infanta Doña Margarita de Borbón y Borbón-Dos Sicilias.

Com esta, são cinco as fragatas F-100 na Marinha Espanhola. As quatro outras são:  Ávaro de Bazán (F-101), Almirante Juan de Borbón (F-102), Blas de Lezo (F-103) e Méndez Núñez (F-104), que se agrupam na chamada “31ª Escuadrilla de Escoltas”. Na relação de unidades da “Armada Española”  também constam seis unidades da classe “Santa María”, que são uma versão da OHP norte-americana e integram a “41ª Escuadrilla de Escoltas”.

Para saber mais sobre as F-100 espanholas, que têm uma versão oferecida para programa Prosuper da Marinha do Brasil pela Navantia, você pode clicar aqui para acessar arquivo pdf em espanhol no site da empresa. Veja também matérias já publicadas aqui no Poder Naval, nos links abaixo.

FONTE / FOTOS: Marinha Espanhola (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em espanhol)

VEJA TAMBÉM:

Tags: , , ,

QUEM É Fernando "Nunão" De Martini

Veja todos os posts de Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

4 Comentários para “Nova fragata AEGIS é incorporada à Marinha Espanhola, a ‘Cristóbal Cólon’”

  1. aericzz 24 de outubro de 2012 at 11:37 #

    O pessoal por aqui anda tão desanimado, que nem comenta mais a aquisição de navios dos outros!!! e olha que essa matéria já vai há dois dias aqui!!!!! tá feia mesmo a coisa…

  2. Fernando "Nunão" De Martini 24 de outubro de 2012 at 12:37 #

    Aericzz, o navio foi lançado ontem, não tem como a matéria ser de dois dias atrás… Não completou nem 24 horas de publicação ainda.

    Deixei diversos links ao final para ver se o pessoal se anima em comentar – desâmino que é um descompasso do pessoal que comenta em relação ao público leitor, pois este último não pára de clicar na matéria, que está entre as mais acessadas desde ontem à tarde, quando foi publicada.

    Saudações!

  3. wwolf22 24 de outubro de 2012 at 12:44 #

    Alguma informacao de como serao as novas “Barrosos” ?!?!?!
    Tem como aproveitar alguma parte do projeto das OPV adquiridas junto a Inglaterra nas novas Borrosos ??

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

Maquete na web pode indicar que China terá navio de assalto anfíbio de 40 mil toneladas

LHD chinês

Imagens da maquete 3D de um porta-helicópteros de assalto anfíbio postadas, na quarta-feira 22 de abril, em páginas da web […]

Colômbia adia por seis anos a entrada em operação de sua nova fragata

F125

  A Marinha da Colômbia adiou por seis anos – de 2019 para 2025 – a entrada em operação da […]

LUTO: grupo Forças de Defesa se solidariza com o casal Julio Soares de Moura Neto por sua perda

luto-laço-5

A equipe da Revista e da “Trilogia” Forças de Defesa apresenta suas condolências ao ex-comandante da Marinha do Brasil, almirante-de-esquadra […]

Aeronave não tripulada X-47B realiza primeiro reabastecimento em voo

X-47B: primeiro reabastecimento em voo

Outro momento histórico na Aviação Naval: o avião não tripulado X-47B americano do programa Unmanned Carrier Air Vehicle demonstrator (UCAS-D) realizou […]

Comitiva uruguaia está na China para avaliar condições de aquisição do patrulheiro P-18N

P-18N

Uma delegação do Ministério da Defesa e da Marinha do Uruguai está na China desde a terça-feira (21.04), para conhecer […]