-

Cerimônia de comissionamento da ‘Cristóbal Colón’ (F-105) foi realizada em Ferrol nesta terça-feira – as fragatas F-100 foram as primeiras a integrar o sistema de combate AEGIS

-

A Marinha Espanhola (Armada Española) informou que na manhã desta terça-feira, 23 de outubro, foi realizada a cerimônia de “puesta a disposición de la Armada” (comissionamento / incorporação) da fragata F-105 Cristóbal Colón (Cristóvão Colombo). A cerimônia foi realizada no Arsenal Militar de Ferrol, sendo presidida pelo almirante chefe daquele estabelecimento, o vice-almirante Manuel Garat Caramé.

Segundo a Marinha Espanhola, trata-se de seu sexto navio a receber o nome do célebre almirante.

A partir de agora, o navio inicia as atividades programadas para alcançar o grau de operatividade exigido. Essas atividades incluem avaliações e qualificações operativas, assim como adestramento.

As F-100, classe à qual pertence a Cristóbal Cólon e que também é conhecida pelo nome do primeiro navio, a Álvaro de Bazan, foram as primeiras fragatas a integrar o sistema de combate AEGIS, pois até então ele só era instalado em navios de muito maior deslocamento, como destróieres e cruzadores. No projeto da Cristóbal Colón foram aplicadas soluções e tecnologias vigentes no século XXI e que colocam o navio, segundo a Marinha Espanhola, na vanguarda mundial de meios de sua categoria.

O contrato para construção da F-105 foi realizado em 5 de julho de 2006, com o início do corte das chapas um ano depois e batimento de quilha em 20 de fevereiro de 2009. O lançamento foi feito em 4 de novembro de 2010, tendo como madrinha a Alteza Real Infanta Doña Margarita de Borbón y Borbón-Dos Sicilias.

Com esta, são cinco as fragatas F-100 na Marinha Espanhola. As quatro outras são:  Ávaro de Bazán (F-101), Almirante Juan de Borbón (F-102), Blas de Lezo (F-103) e Méndez Núñez (F-104), que se agrupam na chamada “31ª Escuadrilla de Escoltas”. Na relação de unidades da “Armada Española”  também constam seis unidades da classe “Santa María”, que são uma versão da OHP norte-americana e integram a “41ª Escuadrilla de Escoltas”.

Para saber mais sobre as F-100 espanholas, que têm uma versão oferecida para programa Prosuper da Marinha do Brasil pela Navantia, você pode clicar aqui para acessar arquivo pdf em espanhol no site da empresa. Veja também matérias já publicadas aqui no Poder Naval, nos links abaixo.

FONTE / FOTOS: Marinha Espanhola (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em espanhol)

VEJA TAMBÉM:

Tags: , , ,

About Fernando "Nunão" De Martini

View all posts by Fernando "Nunão" De Martini

4 Responses to “Nova fragata AEGIS é incorporada à Marinha Espanhola, a ‘Cristóbal Cólon’” Subscribe

  1. aericzz 24 de outubro de 2012 at 11:37 #

    O pessoal por aqui anda tão desanimado, que nem comenta mais a aquisição de navios dos outros!!! e olha que essa matéria já vai há dois dias aqui!!!!! tá feia mesmo a coisa…

  2. Fernando "Nunão" De Martini 24 de outubro de 2012 at 12:37 #

    Aericzz, o navio foi lançado ontem, não tem como a matéria ser de dois dias atrás… Não completou nem 24 horas de publicação ainda.

    Deixei diversos links ao final para ver se o pessoal se anima em comentar – desâmino que é um descompasso do pessoal que comenta em relação ao público leitor, pois este último não pára de clicar na matéria, que está entre as mais acessadas desde ontem à tarde, quando foi publicada.

    Saudações!

  3. wwolf22 24 de outubro de 2012 at 12:44 #

    Alguma informacao de como serao as novas “Barrosos” ?!?!?!
    Tem como aproveitar alguma parte do projeto das OPV adquiridas junto a Inglaterra nas novas Borrosos ??

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

‘Embarque’ no NAe São Paulo e nos detalhes de sua modernização

NAe São Paulo - foto 4  Nunão 2011 - Poder Naval - Forças de Defesa

Os textos abaixo, gentilmente compartilhados por Luiz Monteiro, trazem muitas informações detalhadas sobre contrato relativo a consultoria, assessoramento e capacitação […]

DCNS vai assessorar a Marinha do Brasil na modernização do porta-aviões ‘São Paulo’

NAe São Paulo A12

Segundo o Diário Oficial da União, a DCNS irá participar da reforma do NAe São Paulo (A-12). Abaixo, o extrato […]

Reforma de R$ 1 bi em porta-aviões da Marinha pode torná-lo mais lento

NAe-São-Paulo-A12-3

TERESA PEROSA A Marinha reforma o porta-aviões São Paulo. Ao custo de pelo menos R$ 1 bilhão, pretende substituir as […]

Fase de testes avança no Prosub

Odebrecht - Prosub, fase de testes - 1

Seção de Qualificação é transportada para Prédio Principal do Estaleiro de Construção Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2014 […]

Brasil cria núcleo de missão naval em São Tomé e Príncipe

NPa Grauna

Objetivo é levantar necessidades da guarda costeira do local e elaborar proposta de acordo de cooperação entre os dois países […]