Nova fragata AEGIS é incorporada à Marinha Espanhola, a ‘Cristóbal Cólon’

5

Cerimônia de comissionamento da ‘Cristóbal Colón’ (F-105) foi realizada em Ferrol nesta terça-feira – as fragatas F-100 foram as primeiras a integrar o sistema de combate AEGIS

A Marinha Espanhola (Armada Española) informou que na manhã desta terça-feira, 23 de outubro, foi realizada a cerimônia de “puesta a disposición de la Armada” (comissionamento / incorporação) da fragata F-105 Cristóbal Colón (Cristóvão Colombo). A cerimônia foi realizada no Arsenal Militar de Ferrol, sendo presidida pelo almirante chefe daquele estabelecimento, o vice-almirante Manuel Garat Caramé.

Segundo a Marinha Espanhola, trata-se de seu sexto navio a receber o nome do célebre almirante.

A partir de agora, o navio inicia as atividades programadas para alcançar o grau de operatividade exigido. Essas atividades incluem avaliações e qualificações operativas, assim como adestramento.

As F-100, classe à qual pertence a Cristóbal Cólon e que também é conhecida pelo nome do primeiro navio, a Álvaro de Bazan, foram as primeiras fragatas a integrar o sistema de combate AEGIS, pois até então ele só era instalado em navios de muito maior deslocamento, como destróieres e cruzadores. No projeto da Cristóbal Colón foram aplicadas soluções e tecnologias vigentes no século XXI e que colocam o navio, segundo a Marinha Espanhola, na vanguarda mundial de meios de sua categoria.

O contrato para construção da F-105 foi realizado em 5 de julho de 2006, com o início do corte das chapas um ano depois e batimento de quilha em 20 de fevereiro de 2009. O lançamento foi feito em 4 de novembro de 2010, tendo como madrinha a Alteza Real Infanta Doña Margarita de Borbón y Borbón-Dos Sicilias.

Com esta, são cinco as fragatas F-100 na Marinha Espanhola. As quatro outras são:  Ávaro de Bazán (F-101), Almirante Juan de Borbón (F-102), Blas de Lezo (F-103) e Méndez Núñez (F-104), que se agrupam na chamada “31ª Escuadrilla de Escoltas”. Na relação de unidades da “Armada Española”  também constam seis unidades da classe “Santa María”, que são uma versão da OHP norte-americana e integram a “41ª Escuadrilla de Escoltas”.

Para saber mais sobre as F-100 espanholas, que têm uma versão oferecida para programa Prosuper da Marinha do Brasil pela Navantia, você pode clicar aqui para acessar arquivo pdf em espanhol no site da empresa. Veja também matérias já publicadas aqui no Poder Naval, nos links abaixo.

FONTE / FOTOS: Marinha Espanhola (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em espanhol)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
aericzz

O pessoal por aqui anda tão desanimado, que nem comenta mais a aquisição de navios dos outros!!! e olha que essa matéria já vai há dois dias aqui!!!!! tá feia mesmo a coisa…

wwolf22

Alguma informacao de como serao as novas “Barrosos” ?!?!?!
Tem como aproveitar alguma parte do projeto das OPV adquiridas junto a Inglaterra nas novas Borrosos ??

Alex

Segue um comentário: Vamos prosseguindo com a construção das novas/velhas corvetas tipo tamandaré que quando for(em) lançada(s) ao mar, já estarão obsoletas. Em meio há tantas crises, com bilhões e bilhões jogados fora! Não poderia sobrar nada para a defesa deste país. Só lamento! E viva o país da sucata! Somos piada lá fora em todos os sentidos. Que lástima. Antes eramos um país pobre, hoje somos o país dos desvios…