Ecos da Euronaval 2012: não é pássaro nem avião, mas pousa

4

SMX26, um novo conceito de submarino costeiro

 

Dentre as várias novidades apresentadas pela DCNS na Euronaval 2012, uma delas era bastante curiosa. Trata-se de um novo conceito de submarino costeiro denominado SMX 26. Embora sequencialmente seja antecedido pelo projeto SMX25, o novo navio não possui similaridades com aquele projeto apresentado na Euronaval 2010.

O projeto do casco foi desenvolvido para operar em águas extremamente rasas, com até 15 metros de profundidade, algo incomum mesmo para os pequenos submarinos convencionais. A propulsão é dada por dois hélices localizados no extremo de dois diferentes eixos. Sua manobrabilidade é aumentada pela presença de quatro thrusters.

O SMX 26 foi projetado para “pousar” rapidamente no fundo marinho, realizando missões de inteligência e vigilância. Por este motivo ele possui um sistema de trem de pouso com rodas (internamente recolhidas durante a navegação) que se adapta a uma grande variedade de terrenos. Para longas permanências no leito marinho em águas rasas o submarino possui um sistema de dutos que retira o ar da superfície para uso a bordo.

O armamento do submarino é respeitável, tendo em vista o seu diminuto tamanho. São dois torpedos pesados e oito torpedos leves, além de um sistema de míssies de defesa antiaérea transportado em um dos mastros (ver post publicado abaixo). Como se não bastasse tudo isso, ele ainda possui um canhão de 20 mm para policiamento na superfície.

O submarino ainda pode ser empregado em missões especiais transportando um grupo de combate composto por seis mergulhadores (veja a ilustração acima) que podem ser lançados na superfície ou com o submarino ainda mergulhado.

O SMX 26 realmente representa um conceito inovador e a sua maquete (ver imagem abaixo) atraiu uma série de curiosos no estante da DCNS.

FOTOS/IMAGENS: DCNS (as duas superiores)/Revista Forças de Defesa – JF Auran

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
giltiger

Com certeza participará em breve de uma produção de Hollywood…

Giordani RS

Parece um projeto da Alemanha nazista ou Viagem Fantástica!

Blind Man's Bluff

Na verdade esse projeto foi certamente insipirado nas peripecias da Marinha Americana da Guerra Fria.

Naquela época, os americanos modificaram o antigo USS Halibut, um dos primeiros submarinos nucleares produzidos, para relizar operações extritamente de inteligencia. Uma delas foi entrar indetectado pelo mar de Okhotsk, encontrar os cabos de comunicação segura, ligando as bases de submarinos sovieticas da peninsula de Kamchatka e o continente, instalar um gravador movido a energia nuclear no fundo do mar, em volta desses cabos de comunicação e assim, uma vez a cada 6 meses em media, voltavam la e retiravam as fitas para analise!