O site de notícias da Armada Argentina “Gacetamarinera digital” informou a passagem de navios-patrulha da Marinha do Brasil pela Argentina, como parte da comissão  “DIPLOMEX” 2012. A reportagem publicada na última quarta-feira, 31 de outubro, deu destaque para a chegada dos navios em Mar del Plata.

O navio capitânia da formação de três navios-patrulha é o Babitonga, sob o comando do capitão de corveta Rafael Zeque Monteiro, e que traz a bordo o comandante do Grupamento Naval do  Sul, capitão de fragata César Augusto Dallacosta Nogueira. Os outros dois são o Gurupi, comandando pelo capitão-tenente Eduardo Tavares Santos e o Gravataí*, sob o comando do capitão-tenente Luiz Enrique Parreira Fontes.

A formação naval brasileira foi recebida no molhe ocidental do cais militar pelo chefe do  Estado Maior do Comando da Área Naval Atlântica, o “capitán de navío” Jorge Alberto Amato, e pelo comandante da Divisão de Patrulha Marítima “capitán de navío” Claudio Gustavo Pérez Ortigueira.

As unidades permaneceriam no porto de Mar del Plata até a quinta-feira, 1º de novembro, dirigindo-se em seguida para a Base Naval Puerto Belgrano, em escala técnica prevista para o dia 10. De lá, zarpariam de volta ao Brasil para completar as tarefas de adestramento de pessoal dentro da comissão “DIPLOMEX” 2012.

FONTE / FOTOS: Gacetamarinera digital (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em espanhol)

*NOTA DO EDITOR:  a reportagem cita o Gravataí (P 51) mas uma das fotos mostra na verdade o Guaratuba (P 50)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
José da Silva

Caramba, uma unidade do 2º DN (fora os NVs) operando com o 5º DN e na Argentina. Unidades de Patrulha do 1º DN como é o caso do Gurupi ja estiveram la para baixo, mas um NPa de Salvador para mim é novidade, pelo menos que me lembre.