O Irã apresentou seu hovercraft de fabricação nacional durante cerimônia em que estava presente o ministro da Defesa do país, general-de-brigada  Ahmad Vahidi. O barco é capaz de lançar mísseis e também será empregado como plataforma de lançamento para drones.

O hovercfraft foi projetado em duas versões – combate e transporte. O modelo de combate revelado hoje foi batizado “Tondar” (raio).

FONTE: Naval Open Source Intelligence (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

Não entendi o por quê de se usar um hovercraft.

aldoghisolfi

E nós… nem uma lancha de patrulha fluvial…

Blind Man's Bluff

Simples e efetivo.

A resposta é simples. O Golfo Persico é uma como uma piscina. Operar navios de superficie ali, principalmente para o Irã, pode ser muito perigoso, senão fatal. Um hovercraft ao contrario de um navio convencional, pode se esconder em terra e no momento decisivo, navegar em velocidade maxima e efetuar um ataque surpresa com misseis anti-navios, a queima roupa, contra um porta avioes operando perto do estreito de hormuz.

thomas_dw

A Marinha do Ira virou piada.

Ivan

Este hovercraft está muito parecido (rs rs rs…) com o inglês ‘Winchester’ SR.N6, modelo que o Iran comprou na época do Xá, nos anos 70.
http://www.shahyad.net/iiarmy/Navy/Hovercraft/SRN6-02-1.jpg

Sds,
Ivan.

Ivan

O endereço para quem desejar conhecer os hovercrafts da “Marinha Imperial do Iran” dos anos 70.

http://www.shahyad.net/iiarmy/Navy/Hovercraft/Hovercraft.html

Sds,
Ivan, o antigo.

joseboscojr

Blind,
Mas não seria melhor um lançador de mísseis móvel camuflado?
Os iranianos me intrigam com sua doutrina, misturando meios assimétricos com “alta” tecnologia.
Eles possuem mísseis antinavios lançados de terra com alcance suficiente pra cobrir praticamente todo o Golfo.

Blind Man's Bluff

Bosco, com certeza lançadores moveis e camuflados seriam uma otima opção, também. Assim como tenho certeza que eles já tem isso tbm. O grande ponto é que o Irã não tem a menor chance contra uma Marinha de verdade em condições normais. Porém, o Golfo Persico não é uma condição normal e nenhuma marinha convencional moderna está preparada arriscar “high-value assets” num conflito nessas águas rasas, sem espaço para mobilidade e cercado de “ruidos” e ameaças. O melhor que os EUA tem são aquelas novas LCS, desenvolvidas justamente para esse tipo de operação. No caso do Irã, é só pensar… Read more »

Ivan

Blind e Bosco, Quanto a este hovercraft lança mísseis é simplesmente um SR.N6 comprado na década de 70 artilhado provavelmente com algum míssil chinês, se é que eles conseguiram integrar uma arma nestes aí. Assim como apresentaram aquele novo “destroyer” Jamaran, uma corveta Vosper Mk5 recuperada e rearmada. Mas o objetivo é esse mesmo, criar uma ameaça ao comércio de petróleo no Golfo, notadamente pela passagem do Estreito de Ormuz forçando o mundo todo a intervir e tentar evitar politicamente um ataque dos árabes e americanos. Uma questão curiosa é que um dos maiores prejudicados com o fechamento do estreito… Read more »

Zé do Brasil

Não adianta tentar ridicularizar essas lanchas. Se o Brasil tivesse milhares delas, equipadas com mísseis antinavio, seria melhor do que fragatas e corvetas.
Cairiam em cima da 4ªFrota americana como abelhas africanas, afundando seus porta-aviões.