China realiza primeiro pouso enganchado a bordo do seu porta-aviões

7

Algumas fontes na Internet informam que ontem ocorreu o primeiro pouso de aeronave de asa-fixa J-15 a bordo do navio-aeródromo chinês Liaoning. O nome do piloto felizardo é Dai Mingmeng, da Frota do Mar da China Oriental. No Twitter foi dito que ontem dois pilotos da PLANAF pousaram e decolaram do Liaoning, mas por enquanto não foram divulgadas fotos do evento.

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato Oliveira

E o Dragão Vermelho mostra suas garras afiadas…

Parece que o domínio do mar não será domínio exclusivo dos EUA por muito tempo…

Os chineses podem demorar pra fazer o primeiro – seja aeronave stealth, porta aviões, etc. – mas depois do primeiro, os demais chegam muito, muito rápido.

Daglian

Renato Oliveira, … será sim. Para a China destronar os EUA do seu título de “rei dos mares”, esta terá de compor uma frota capaz de fazer frente a uns 60 cruzadores nucleares (notavelmente da classe Arleigh Burke); 10 porta-aviões nucleares que estarão recheados de F-35Cs (estou considerando a vindoura classe de PAs Ford) – e que serão ainda mais modernos que os atuais NAes; além de 72 submarinos nucleares (dentre submarinos de ataque classe Los Angeles e Virginia, SSGNs e SSBNs classe Ohio, além dos 3 Seawolf); isso sem contar o resto da frota. Não é 1 (um) porta… Read more »

GUPPY

Daglian,

“…uns 60 cruzadores nucleares (notavelmente da classe Arleigh Burke)…”

É isso mesmo?

Abs

Daglian

GUPPY,

Sim. As últimas informações que tenho, na verdade, apontam para exatos 62 cruzadores desta classe.

Sds.

daltonl

Daglian…

até entendo que vc pessoalmente classifique os Burkes como cruzadores
pelo tamanho, apesar de que, na US Navy são classificados como destroyers DDGs, mas NÃO são nucleares e apenas NAes possuem propulsão nuclear entre os meios de superficie.

abs

Daglian

Dalton,

De fato, obrigado pela correção.

Renato Oliveira

Daglian, Estes números são da Frota do Pacífico ou da USN inteira? Acredito que sejam da USN toda. A frota do Pacífico vai ter, na melhor das hipóteses, 1/4 ou 1/3 disso – nada desprezível, obviamente, mas perfeitamente ao alcance dos chineses num período de tempo não tão longo quanto os estadunidenses gostam de pensar. O próprio Liaoning foi desenvolvido num período de tempo relativamente curto, bem menor que o Vikramaditya indiano. Os chineses começaram depois dos indianos e parece que já estão no mesmo estágio, de testes ao mar. Isso com apoio russo para os indianos, e recursos próprios… Read more »