Marinha terá primeira oficial general da história das Forças Armadas

10

Dalva Maria Carvalho Mendes faz parte do grupo de oficiais promovidos após reunião da presidente Dilma com o ministro Celso Amorim

 

Rafael Moraes Moura, de O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff assinou nesta sexta-feira, 23, em reunião com o ministro da Defesa, Celso Amorim, a promoção de oficiais das Forças Armadas. Uma das decisões envolve Dalva Maria Carvalho Mendes, que foi promovida a contra-almirante médica da Marinha. Com isso, ela será a primeira mulher oficial general da história das Forças Armadas, segundo informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Dalva Maria, de 56 anos, é viúva, tem dois filhos e ingressou na Marinha do Brasil em 1981. Dedicou a maior parte da sua carreira a atividades no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio, ocupando funções técnicas e administrativas. Graduada em Medicina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e especializada em anestesiologia, Dalva Maria ocupa atualmente o cargo de diretora da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória. Ela possui três condecorações – Ordem do Mérito Naval, Medalha Mérito Tamandaré e Medalha Militar com Passador de Ouro.

Segundo informações da Marinha, as mulheres representam 33,3% do quadro de oficiais e 6,8% dos praças. A Marinha foi a primeira das três Forças Armadas a aceitar mulheres. Hoje, as mulheres da Marinha fazem parte do Corpo de Engenheiros, do Quadro dos Corpos de Saúde, do Corpo de Intendentes, dos Quadros Técnico e auxiliar do Corpo Auxiliar.

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
aldoghisolfi

Cumprimentos! Seguramente muito merecida a promoção.

Blind Man's Bluff

Espero que não tenha sido promovida só por propaganda petista, mas que sim entenda de guerra naval.

Fabio ASC

Concordo plenamente Blind

daltonl

Ela pertence ao Corpo de Saude da Marinha, portanto não combatente.

Coincidentemente a primeira Almirante na US Navy pertenceu ao corpo
de Enfermeiras.

O USS Hopper, um destroyer da classe Arleigh Burke, baseado em Pearl Harbor homenageia Grace Hopper, uma Contra-Almirante pioneira em
computadores.

lcareis

Sinceramente, até respeito a capacidade dela, mas com certeza isso foi propaganda política, pois vi que ela nem era um dos CMG mais antigos, mas como a “presidenta” decide, não é?

GUPPY

Já foi promovida a Contra-Almirante. Eu a vi recebendo os cumprimentos, inclusive da filha que também é militar da Marinha. Agora falta o Galante conseguir uma foto atualizada dela, digo, com o novo posto.

Vader

Ehhhh… desculpem minha ignorância, mas pra que que a MB precisa de uma almirante do corpo médico?