Rio de Janeiro, em 26 de novembro de 2012.

A Marinha do Brasil enviará mais um navio, a Fragata Constituição (F42) e uma aeronave para integrar a Força Tarefa-Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). Esse navio substituirá a Fragata Liberal (F43) que já se encontra naquela Área de Operação desde maio de 2012.

A partida do navio da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ) será no dia 04 de dezembro, às 10h, e fará escalas em Las Palmas-ESP (21 a 24 de dezembro) e Civitavecchia-ITA (31 de dezembro a 4 de janeiro), com previsão de chegar em Beirute-LIB no dia 10 de janeiro. A Fragata brasileira continuará sendo o principal meio de um grupo multinacional de nove navios, composto por três navios alemães; dois de Bangladesh; um da Grécia; um da Indonésia; e um da Turquia.

A tripulação da Fragata Constituição é composta por 208 militares, acrescidos de mais 14 do destacamento Aéreo Embarcado (DAE); 19 Fuzileiros Navais, do Grupo de Reação contra Ameaças Assimétricas (GRAA); e 9 Mergulhadores de Combate (DstMeC). Todos da Marinha, num total de 250 militares.

A participação do Brasil na UNIFIL foi aprovada pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2010. A missão foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1978, e a presença do navio naquela região contribuiu com a garantia da paz e da segurança no sul do Líbano. No dia 29 de setembro de 2011 foi autorizado pelo Congresso Nacional a Marinha do Brasil enviar a Força-Tarefa, sendo assim, ocorrerá o rodízio do navio da Marinha brasileira, pela segunda vez, a partir do dia 13 de janeiro, quando efetivamente a Fragata Liberal será substituída pela Fragata Constituição na Área de Operação.

Atualmente, a UNIFIL conta com a participação de 35 países, incluindo o Brasil, e mobiliza cerca de 12 mil militares e policiais, além de funcionários civis. A FTM é Comandada pelo Contra-Almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith, da Marinha do Brasil.
O término da missão da Fragata Constituição no Líbano e o retorno ao Rio de Janeiro está previsto para agosto de 2013.

Os órgãos da mídia interessados em cobrir o suspender do navio poderão credenciar-se previamente junto ao Comando da Força de Superfície pelos telefones (21) 2189-1940 ou (21) 7699-8710 (Tenente Paulo Sérgio) ou pelo e-mail: paulo.sergio@forsup.mar.mil.br, ou a partir das 12:30h do dia 03 de dezembro na Base Naval do Rio de Janeiro localizada na Ilha de Mocanguê – Niterói – RJ.

DIVULGAÇÃO: Marinha do Brasil/Comando da Força de Superfície

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GUPPY

Talvez esse compromisso influa a aquisição das novas escoltas. Pelo menos os responsáveis por estes envolvimentos tão vendo que não dar para esperar mais por muito tempo. As Niterói tem correspondido mas estão velhinhas e não compensa outro Modfrag. Acredito que a próxima será uma Greenhalge (como é que se escreve?).

Outra coisa que me chamou atenção é a participação da Marinha de Bangladesh. Puxa, um país bem pobre, com inúmeros problemas mais está partcipando. BZ pra eles também.

marciomacedo

Bom saber que tem sempre uma Niterói pronta para viabilizar o cumprimento dos compromissos internacionais do país. Alguém sabe o que foi feito da Defensora e da Independência? Não tenho ouvido falar sobre ela.

[…] Operação Líbano – III Compartilhar isto:FacebookTwitterLinkedIn Tagged with: Constituição • Fragata Constituição (F 42) • Líbano  Se você gostou desse post, compartilhe! […]