A Base Naval Val-De-Cães, em Belém (PA), abriga importante centro de construção e restauração de navios e lanchas na região Norte do país.  Além disso, conta com o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), que dispõe de modernos equipamentos de navegação para formação de jovens que vão comandar embarcações mundo afora, bem como um Serviço de Sinalização Náutica, onde são produzidos os mapas das bacias hidrográficas.

Para conhecer a base naval, o ministro da Defesa, Celso Amorim, esteve na capital paraense, nesta quarta-feira (5). A visita teve início com a apresentação das instalações por parte do comandante do 4º Distrito Naval, almirante Ademir Sobrinho.

Na exposição, Sobrinho informou que os estaleiros produziram 374 lanchas que foram entregues ao Governo Federal no âmbito de programas sociais como o Caminho da Escola, do Ministério da Educação – cujo objetivo é renovar e ampliar a frota de veículos de transporte escolar destinada ao transporte diário de alunos da educação básica da rede pública residentes, prioritariamente, na zona rural.

“Essa atuação da Marinha do Brasil é muito importante e deve ser destacada sempre”, disse Celso Amorim, após visitar a exposição de equipamentos montada no pátio da base. No local, ele recebeu informações sobre as atividades desenvolvidas pela base e percorreu as oficinas onde as embarcações são produzidas ou reformadas. No trajeto, impressionou-se com o dique Almirante Raul Barros, onde são ancorados navios dos mais diferentes calados.

Navio Auxiliar Pará

Em seguida, o ministro conheceu o navio auxiliar Pará, utilizado para prestar atendimento médico-hospitalar à população ribeirinha. De acordo com o almirante Sobrinho, o navio de 30 anos de existência será remodelado, mas mantendo as respectivas características. O Pará tem um moderno mamógrafo, doação feita pela “Américas Amigas”, organização da sociedade civil de interesse público dedicada a promover ações que combatam a mortalidade por câncer de mama. Na oportunidade, Amorim sugeriu a realização de um convênio com o intuito de ter à disposição equipe técnica para permitir que o equipamento funcione.

Na visita, Amorim conheceu ainda o CIABA, os laboratórios e simulador de radar e o prédio onde estão instalados os simuladores náuticos. Na conversa com o almirante Sobrinho e demais oficiais do Distrito Naval, o ministro da Defesa tomou conhecimento também da transformação do grupamento de fuzileiros em batalhão de operações ribeirinhas, que permitirá o aumento do efetivo militar de 400 para 900 homens. Ele encerrou a visita no Serviço de Sinalização Náutica do Norte, que realiza um trabalho completo de mapeamento das bacias hidrográficas da região.

FONTE: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments