Configuração final do navio-aeródromo chinês ‘Liaoning’

14

Clique na imagem para ampliar.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

E pensar que o livro “Porta-Aviões – a arma magestosa” da magistral coleção da Renes com a História Ilustrada da II Guerra, termina profeticamente dizendo: “É possível que o reinado do porta-aviões como o soberano da guerra marítima, seja curto e se esteja aproximando do fim…” A primeira vez que li esse livro na minha tenra infância, e já apaixanado pelos ‘carries’ americanos, desde os da IIGM, e quem não é ? Preocupava-me saber que chegaria a meia idade sem vê-los no mar… E os anos passam, os ‘Nimitz’ estão todos aí, já chegam os ‘Gerald Ford’…; o ‘Charles de… Read more »

Ozawa

Pensei que a nova geração de ‘carries’ americanos fosse nessa linha…, ressurgindo o conceito do ‘USS United States…’

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/02/USS_United_States-CVA-58.jpg

Aliás, sobre esse momento de dúvida nos ‘carries’ relembro esse importante post do blog naval:

http://www.naval.com.br/blog/2010/02/20/a-revolta-dos-almirantes/#axzz2EaYINT8S

Giordani RS

Que imagem sensacional! Ainda mais com um Su-33 decolando…ops…digo…um J-15! Hehehe…

Ozawa, Página 155. Último parágrafo!

aldoghisolfi

Concordo com o Ozawa. Renes marcou época… Linda imagem de uma”arma majestosa”, poderoso meio naval com seus vetores aéreos sendo ‘empinados’. Giordani, quem me dera que pudéssemos lançar algum avião nosso no importado São Paulo. SMJ, na condição do J-15 > Su-33 tivemos nossos humildes Xavantes, como excelentes que sempre foram. Não temos condições nenhumas de produzir uma máquina como o J-15. Que te parece?

Giordani RS

aldoghisolfi disse:
10 de dezembro de 2012 às 7:39

Cara, Eu vivi o “chão da fábrica”, na manutenção de aeronaves e te afirmo, falta só vontade nefte paíf, por que riqueza material, humana e dinheiro tem! Se a Nação quisesse, poderíamos ir à Lua!

daltonl

Ozawa… sou fã da marinha imperial japonesa, possuindo varios modelos, inclusive dos Akagi e Kaga que vc mencionou. Na verdade o termo “vela” aplica-se apenas à submarinos, o correto sendo “Ilha” para NAes. O fato delas serem diminutas acabou trazendo mais problemas e projetos posteriores receberam “ilhas” maiores inclusive incorporando chaminés eliminando a prática até então de expelir gases de chaminés situadas ao longo e abaixo do convoo. Os NAes da US Navy sendo nucleares, não necessitam chaminés e como são “gigantescos” também há muito espaço abaixo do convoo, enquanto que NAes das demais marinhas, não possuem o mesmo espaço,sobrecarregando… Read more »

Vader

Belo navio. Mas dizer que é “estado-da-arte” acho que é um exagero.

daltonl

É verdade Vader…essencialmente é um navio da era sovietica e os chineses não puderam fazer muita coisa para muda-lo radicalmente.

Os sovieticos tinham projetos ainda maiores e mais capazes, mais
semelhantes aos da US Navy, mas não puderam levar adiante tais projetos.

Os chineses parecem estar mais propensos a seguir a doutrina da US Navy, então não seria surpresa que os proximos NAes deles priorizem ainda mais operações aéreas…talvez até mesmo com ‘ilhas” menores.

Ozawa

aldoghisolfi disse:
10 de dezembro de 2012 às 7:39

Pois é caro Aldo ! Tenho a felicidade de ter toda a coleção. Juntei-a ao longo de 13 anos…

daltonl disse:
10 de dezembro de 2012 às 8:02

Rapaz ! É mesmo, falha minha, escrevi “vela” ao invés “ilha”. Ou talvez ato falho esperando os chineses construirem um submarino-porta-aviões como os japoneses na IIGM, rsrsrs !

https://pbrasil.files.wordpress.com/2009/08/1.jpg

https://pbrasil.files.wordpress.com/2009/08/21.jpg

https://pbrasil.files.wordpress.com/2009/08/3.jpg

aldoghisolfi

É… de belo para estado-da-arte existe um universo. Mas que os chineses fizeram do navio soviético um belíssima máquina, fizeram. E que vão incomodar com ela no Mar da China, também tenho certeza. Grande abraço Giordani RS.

Ozawa

Ei gente calma… rsrsrs… “Estado da Arte” estava num contexto, era mais referenciado aos “Quenn”, “Nimitz’, “de Gaulle”. O “Liaoning”, por não excepcionado, foi na esteira do assunto… Mas se quiserem pode ser o estado da arte da ilustração…, como disseram, bela…

Requena

E os xing-ling fizeram um a navio bonito e eficiente.
Fui um dos que duvidava deles. 🙁

MO

é Leandro e dentre os varios o que eles fizeram nas caldeiras do Liaomining

Mauricio R.

Prá mostrar bandeira, tal como o “HMS Hood” fez antes da 2ª GM, tá de bom tamanho e é só.
Mas dizer que é eficiente, estado da arte???
Nem c/ mta boa vontade.
Deve servir p/ assustar Filipinas, Brunei, Malásia ou a Índia, mas aí é pq os caras lá, são mto desorganizados e absurdamente dependentes dos russos.
De resto, quem tem 1, não tem nenhum e o principal adversário dos chineses, tem 11 deles.
E já mostrou em inúmeras ocasiões, que sabe mto bem como usá-los, até p/ os próprios chineses.