EUA aprovam atualização do sistema Aegis das forças navais japonesas

4

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos notificou o Congresso ontem (09) sobre a aprovação do contrato com o Japão, no valor de 421 milhões de dólares, para atualização do sistema de defesa anti-mísseis Aegis.

A Defense Security Cooperation Agency, órgão responsável pela venda de armamentos dos EUA para outros países, declarou que Tóquio solicitou as atualizações como parte da modernização de dois de seus contratorpedeiros da classe Atago. As autoridades estadunidenses agora têm 30 dias para vetar a transação, o que não costuma acontecer.

Com a aprovação do contrato, caberá à Lockheed Martin Corp. – desenvolvedora do sistema Aegis – fornecer às forças navais japonesas novos processadores para os radares, painéis, telas, além de sensores e armamentos mais potentes.

De acordo com o Pentágono, a venda do pacote de atualização atende aos objetivos americanos de prover ao Japão melhor capacidade de defesa e combate anti-aéreo.

FONTE: Reuters via Naval Open Source Intelligence (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

O quê ? Os EEUU não essa transferiram tecnolgia para os Japoneses ? Quer dizer que eles aceitaram ter essas escoltas maravilhosas no estado da arte naval (dessa vez é estado da arte mesmo, sem exagero…), com seu sitema de armas principal sem transferência de tecnologia ? Paisinho atrasado esse Japão, olha como os Japoneses são ultrapassados tecnologicamente por causa disso… Se exigissem a transferência de know how seria mais adiantados…, como o Brasil ! Bem faz esse Brasil, bate o pesinho, só compra se for com “transferência de tecnologia”, e por isso, ou isso como desculpa, só tem poderosos… Read more »

Diegolatm

Galera do blog, acabei de saber que o Nae São Paulo suspendeu para novos testes no mar junto com a coverta Barroso, alguem confirma?

MO

Diz a lenda e a programação da pratecagem que a jaca vem pra cah (SSZ)

Ivan

A Japan Maritime Self-Defense Force (JMSDF), nomeclatura da atual Marinha do Japão, possue hoje em dia meia dúzia de Destroyers AAW do tipo Burkemon, clone japonês do norte americano Arleigh Burke. São 2 (dois) classe Atago mais novos, da década passada, com 96 (noventa e seis) células VLS Mk41 cada: * DDG-177 Atago; e * DDG-178 Ashigara. Mais 4 (quatro classe Kongō mais antigos, da última década do século passado, com 90 (noventa) células VLS Mk41 cada: * DDG-173 Kongō; * DDG-174 Kirishima; * DDG-175 Myōkō; * DDG-176 Chōkai. Com apenas metade destes navios em operação no mar, a JMSDF… Read more »