Porta-aviões Charles De Gaulle próximo à costa da Síria

2

Autoridades franceas confirmaram ontem (11) que o navio-aeródromo Charles De Gaulle se encontra no Mar Mediterrâneo, próximo à costa da Síria.

O ministro da defesa francês, Jean-Yves Le Drian, declarou à emissora BFMTV que, apesar de soldados da Troupe de Marines estarem à bordo do navio, não significa que a França esteja se preparando para uma intervenção militar em território sírio.

Porém, Le Diran justificou a presença do porta-aviões como parte da política de Paris para manter a prontidão contra qualquer ameaça. O ministro declarou também que a embarcação não está conduzindo nenhum exercício militar na área. O porta-aviões americano USS Dwight D. Eisenhower e pelo menos cinco navios da Marinha Real britânica também estão no Mar Mediterrâneo. Em 20 de março de 2011, o Charles de Gaulle foi enviado à região para reforçar o bloqueio do espaço aéreo sobre a Líbia.

O povo sírio deve decidir seu próprio futuro, segundo o ministro. No entanto, avisa que a França tomaria uma postura severa caso o governo em Damasco usasse armas químicas – cruzando uma “linha vermelha” de acordo com Le Drian.

No último dia 3, o presidente dos Estados unidos, Barak Obama denunciou que a Síria pretendia utilizar armas químicas contra os rebeldes e alertou para as consequências dessa medida.

O secretário geral da OTAN, Anders Fogh Rasmussen, avisou também ontem que o uso dessas armas na Síria resultaria em resposta militar imediata. Ao mesmo tempo, Damasco nega as alegações.

FONTE: PRESS TV via Naval Open Source Intelligence (Tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

Não é uma foto recente do CDG, mas provavelmente uma das melhores
quando se trata de convoo cheio. Outros angulos desta mesma foto
mostraram um total de 12 Rafales M, 14 SEM, 2 E-2C e 2 helicopteros,
totalizando 30 aeronaves no convoo, provavelmente toda a ala aerea com exceção de outros 2 helicopteros.