Assinatura do Contrato de Construção do Navio Hidroceanográfico Fluvial “Rio Branco”

11

No dia 5 de dezembro, em evento ocorrido na Diretoria de Engenharia Naval (DEN), o Diretor de Engenharia Naval, Contra-Almirante (EN) Francisco Roberto Portella Deiana, e a Diretora Superintendente da Indústria Naval do Ceará (INACE), Sra. Elisa Maria Gradvohl Bezerra, assinaram o contrato para a construção do Navio Hidroceanográfico Fluvial (NHoFlu), primeiro navio integralmente projetado pelo Centro de Projetos de Navios (CPN).

O NHoFlu tem como características básicas comprimento total de 55 metros, boca moldada máxima de 9 metros, calado máximo de 2 metros e deslocamento de 530 toneladas, comportando 43 tripulantes, sendo 7 Oficiais. Ao navio serão atribuídas tarefas de levantamentos hidroceanográficos, coleta de dados ambientais, atualização contínua de cartas e publicações náuticas, podendo atuar de forma extraordinária em apoio a órgãos governamentais na Defesa Civil, em ações de socorro e Ações Cívico-Sociais.

Projetado para operar em um raio de ação de 3.000 milhas náuticas, com uma autonomia de 25 dias, o futuro NHoFlu “Rio Branco” será dotado de modernos sensores científicos para o cumprimento de sua missão, tais como: ecobatímetros, perfiladores acústicos de correntes, sensores inerciais, medidor de velocidade do som e sistema de aquisição de dados de hidroceanografia.

O prazo para construção é de 18 meses contados a partir da data de eficácia do contrato. O NHoFlu está inserido no Projeto Cartografia da Amazônia, realizado em parceria com o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira e o Serviço Geológico do Brasil, e coordenado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), subordinado ao Ministério da Defesa. Após a incorporação, o navio ficará sediado no Comando do 9º Distrito Naval.

FONTE: Nomar

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Quanto vai custar?

MO

porra no INACE … a marinha nao aprende mesmo …

Mauricio R.

MO,

Só pode, se for no Inace.

_RJ_

O que seria HidrOCEANOgráfico Fluvial?

Não seria Hidrográfico?

klesson

MO, Maurício R.

Pergunta: Porque não na Inace?

nunes neto

A INACE ,com muiiiiiito sacrifício conseguiu concluir os 2 Napa,tanto é que os demais não estão sendo construidos lá!

MO

Er Klesson seria pelo estorico cronologico do inace somada a uma tretas do passado

ha melhores estaleiros que o Inace para isso (obviamente desconsiderando a carteira destes estaleiros e se haveria interesse, devido a encomendas previas na lista de espera)

klesson

Sr. MO,

Obrigado pela atenção.

MO

De nada Klesson, so para com o Sr, to mais pra maloqueiro do que pra cavalheiro, rss so MO mesmo !!! abs

marciomacedo

Primeiro projetado pelo Centro de Projetos de Navios da MB? Ele tem o DNA do Napa 500 francês.