Rio – Um guindaste da Marinha tombou na tarde desta terça-feira, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. Na queda, o equipamento atingiu três fragatas que estavam atracadas. De acordo com a Marinha, ninguém ficou ferido no acidente.

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Acabou a Marinha do Brasil!!!

GUPPY

Danou-se. Agora eu quero ver quem (qual) vai para o Líbano.

Não gostei do termo “barco” dado às fragatas… Deixa só o MO ver isso.

Marcio

Guppy, o uso da terminologia “barco”, para descrever as fragatas, pode ser explicado de várias maneiras: 1 – é mais uma eloqüente demonstração do despreparo de nossa imprensa, que pensa que “barco” e “navio” são termos sinônimos; 2 – ao contrário, é mais uma eloqüente demonstração do preparo de nossa imprensa, que já percebeu que nossa Marinha não passa de uma Guarda Costeira; 3 – é uma demonstração de que a Record conhece muito bem o seu público, e faz a correta adequação do vocabulário de suas matérias, de forma a permitir sua compreensão pelos telespectadores (afinal de contas, no… Read more »

f - 5

acabou-se a marinha 2

Daglian

Marcio,

A explicação número 3 é até plausível, mas não é possível que os telespectadores não entendessem a notícia se o termo utilizado fosse “navio”. Assim, acredito que a Record é despreparada mesmo para este tipo de assunto (defesa), daí a necessidade no Brasil da mídia especializada.

Por fim, não percebi muitos danos aos navios, exceto no canhão da F-41 Defensora), que foi atingido pelo guindaste. Fosse um guindaste um pouco maior que atingisse outro local dos navios, ficaríamos, então, sem escoltas?? Imagine em guerra então!!!

LM

Aparentemente não causou danos capazes de afetar a operação dos meios. Resta saber o impacto causado no canhão Vickers Mk 8, da “Defensora”.

De qualquer forma, a MB deve expedir nota oficial sobre o incidente nas próximas horas.

Daniel

Acho que a opção dois, mas eles acertaram sem querer. Daqui a pouco, nem pra guarda costeira vai servir.

Souucer

eu acho que a fragata que iria pro libano ja foi pra la,mas se nao tiver ido isso ira atrapalhar bastante na missão de paz e ate mesmo na conquista da cadeira no conselho de segurança da ONU

Cláudio

Ao mesmo tempo em que é bonito, pois passa sensação de “força” deixar três ou mais Embarcações lado a lado, também é arriscado, está ai o exemplo do risco.

Agora !!! chamem o Senhor Maçarico….URGENTEMENTE….!!!

marc

Notaram a a F41 Defensora esta sem varios equipamentos? Esta quase no casco nu?

Parece que esta sofrendo uma grande revisão ou…
JA esta sendo escrapeada para peças ???

ANDRÉ MATOS

A Marinha do Brasil acabou faz tempo.

Mundico

O pior é que sempre vai aparecer gente dizendo com toda seriedade e com “provas irrefutáveis’ que foi um ato de sabotagem dos imperialistas americanos que querem “roubar o pré-sal” .

X.O.

Como esclarecimento…
A F41 inicou um Período de Manutenção Geral, por isto já retirou alguns equpamentos.
A Fragata esclada para o Líbano já suspendeu é a F42.
Por fim, se fosse vocês começaria a prestar atenção à Fragata Rademaker…

luizbarbosa

Foi como de fato um acidente. a marinha sempre foi zelosa pelos seus Navios. no entanto, parece que a marinha precisa ver melhor esses acontecimentos… lembra do submarino que afundou? aí mesmo no arsenal? então ?

Ademar do L. L. V. Nova

Poxa, deixar o tal guindaste próximo das três ao mesmo tempo?

Se estavam carregando algo que precisasse do guindaste o correto não seria uma por vez?

As Forças Armadas do Brasil só aprende apanhando!

MO

“oxa, deixar o tal guindaste próximo das três ao mesmo tempo?

Se estavam carregando algo que precisasse do guindaste o correto não seria uma por vez?

As Forças Armadas do Brasil só aprende apanhando!”

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vai deixa aberto ….. top 2013, serio candidato … kkkkkkkkk

Marcio

Mas, e o guindaste, passa bem?

Muito provavelmente, é um equipamento mais novo que as fragatas atingidas (e deve haver gente no AMRJ lamentando mais por ele do que pelos navios).

GIORDANI

Era uma vez uma marinha…

Guilherme Poggio

Acho que a Deusa vai precisar de um novo canhão.

daltonl

Atracar navios a contrabordo uns dos outros é normal em todas as marinhas quando há pouco espaço.

A fragata do meio a Independencia teve um ano de 2012 “cheio” quando passou varios meses fora inclusive treinando com a US Navy e a Fragata mais externa é nada mais nada menos que a União que passou a primeira metade de 2012 no Libano e na viagem de regresso.

Ambas precisam de descanso…a Defensora F 41 em primeiro plano esta sim encontra-se “parada” faz um par de anos e há boatos que possa vir a ser canibalizada, o que seria normal.

Fin Gal

o Sensacionalismo é tão grande que parece que eles torcem para que alguém tenha se ferido…aparentemente não causou dano nenhum… no máximo um novo cano pro canhão do primeiro barco rsrsrsr…

Aldo Ghisolfi

E olha que não é um GUINDASTE… guindaste…

Ozawa

O guindaste caiu
E me fez ficar assim
Ele conseguiu
E agora diz que tem pena de mim

Não sei se me explico bem
Eu nada pedi
Nem a você nem a ninguém
Não fui eu que caí

Sei que você me entendeu
Sei também que não vai se importar
Se o guindaste caiu
Eu que aprenda a flutuar

Anônimo

Quando li o título da Nota, o pensamento que tive foi: Guindaste coloca MB fora de combate. Que bom que o Comandante LM voltou ao fórum e explicou o acidente. Seja bem vindo, Comandante. Espero que o Sr, dentro de suas possibilidades, esteja conosco por mais tempo.

Alexandre Marlon

Meus pêsames aos operadores do guindaste.
Estimo melhoras as 3 unidades feridas.

Anônimo

Se a recuperação do canhão for muito cara ,eu tiraria um canhão de uma das corvetas, e coloca na F 41, tirava da Barroso e comprava um mais leve e moderno para ela, comprar um canhão novo para a F 41 é jogar dinheiro fora,a MB acabou de vez, o arsenal da MB no Rio tá caindo aos pedaços

roberto

bom… apesar de serem consideradas bonitas ou não essas fragatas, elas já deveriam estar aposentadas a muito tempo. type 22 batch 3, type 23 Duke Class, Fremm ou outra qualquer já… o tempo passa e essas Amazon melhoradas mas obsoletas continuam! …nau capitanea só para o Líbano mesmo

Anônimo

vejo gente falando besteira, e MUITA!

ernani

O AMRJ está soltando “pecinha”. Brincadeiras à parte, estive lá há cerca de três anos e constatei que os guindastes são bem antigos, assim como muita coisa por lá… Acredito que a falta de espaço para novas instalações e/ou ampliação das já existentes, bem como o custo elevado para a sua modernização, foram fatores determinantes para a opção da construção de uma nova base, na baía de Sepetiba. Além do que, a base fica encravada no centro econômico do RJ, bem ao lado de um importante viaduto, de onde costumo observar os submarinos e demais belonaves ali atracadas e na… Read more »

Anônimo 2

Roberto, tu sabe o que é uma Nau Capitânea primeiramente? rs
Não fale o que não sabe, meu Caro.

Alex Stélio

Olha uma ótima oportunidade para comprar novas fragatas. Sonho nosso não é pessoal?

Cabral

As seis fragatas classe Niterói ainda impõem um certo respeito, e devem ser mantidas até por volta ano 2030, são navios importantes. O problema na realidade é precisamos de novas escoltas mais modernos para que juntas formem um mix, por exemplo: uma frota formada pelo São Paulo, com sua aviação embarcada, (que ainda não existi), 5 morenos contratorpedeiros, 6 fragatas Niterói, 3 Type 22 , 5 novas corvetas e 5 corvetas inhaúma, totalizando 25 escoltas, ainda não seria o ideal mas seria um força para ter um pouco de respeito.

Ricardo Lima

A Marinha do Brasil acabou , mas se falar que não vai ter proteção de navio para olimpíadas pode até sair alguma coisa.

Darth II

Lição de hoje: A idiossincrasia recorrente.

Assassinar a Língua pode! Ninguém se ofende!

Usar “Barco”, ou “Navio”, ou qualquer coisa que o valha aí é ofensa…
Mais, é logo taxado de alguém que “não entende nada” etc.

Seu Zé da padaria da esquina explica melhor:
“É o famoso dois pesos, duas medidas.”

Fernando Pessoa refina: “Minha pátria é a língua portuguesa.”

Darkman

Lamentável as coisas que acontecem com nossas Forças e agora essa situação do guindaste sobre as Fragatas.
Agora pra isso ter acontecido imagino a situação do guindastes como estão no minimo podre.
Uma situação tão complicada que fica difícil comentar, a realidade é que por menos que seja um pequeno reparo é sempre mas um reparo.
Lamentável.

Moriah

Um MK8 foi pro saco… De resto, 3 navios parados por muitos dias…. e a Marinha com menos 3 (já tem pouco…) no mar… que coisa hein?

MO

Nova definição de atracação a contrabordo by “Coments abertos do poder naval” …

er penso, mas como ostras nao pensam muito, nao seria melhor tipo “Para melhor compreenção alguem poderia citar o pq de atracações a contrabordo ?”, masssssssssssssssssssssssssssssssssssss aberto sabiam que o emprego era perigoso quando aceitaram …

E oia que tou quietinho, apenas alguns que nao resisti … rsssss

ZorannGCC

Olá a todos! Muito obrigado por terem aberto os comentários. Estava com saudades de comentar. São 6 Fragatas classe Niterói. 3 estão paradas no Arsenal Da Marinha, 1 no Líbano. Fiquei curioso, onde estão a F-40 e a F-43? Com um litoral tão grande, chega a ser curioso o fato de que apenas 2 fragatas, das 6 que temos não estão paradas no RJ. Não sou do RJ, mas imagino que diversos outros navios devem estar atracados por lá. Fica aí minha dúvida sobre o estado de prontidão dos navios da Marinha. Sei que sempre há navios passando por PMG… Read more »

Marcos Goncalves

e a esquadra, os velinhos, digo os pseudoalmirantes, criao cargos para empregar outros velhinhos pseudoalmirantes tambem.
o fato e: uma sucata caiu emcima de outra sucata

guilherme da R.

Arsenal de marinha caindo aos pedaços, joga tudo fora!

Adriano Bucholz

Se um guindaste inutiliza metade das fragatas por alguns dias (ou meses) imagina o que outra marinha poderia fazer contra a nossa!!! afffff………

Adriano Bucholz

*Fragatas da classe Niteroi

daltonl

Zorann… a F 43 ainda não retornou…este rodizio no Libano pede que o navio que está para ser substituido aguarde a chegada do navio substituto, no caso, agora a F 42, então em determinado momento duas fragatas estão comprometidas com a UNIFIL. Quanto a F 40 é possivel que a mesma esteja atracada na BNRJ. Como mencionei acima, a F 41 está passando por um longo PMG, pode até ser canibalizada segundo boatos e as outras duas tiveram um ano de 2012 bastante “cheio” Quanto a concentração de navios, é normal, pois eles e suas tripulações exigem toda uma infraestrutura… Read more »

MOsilva

Não parece ter havido danos mais sérios nas fragatas Independência e União. Mesmo na Defensora, os danos devem ficar restritos ao canhão Vickers. Mas pode ser uma justificativa para antecipar uma possível baixa da Deusa. Tomara que não (pelo menos, não antes de haver um vetor substituto)…
SDS.

Antonio Palhares

A nossa imprensa é tão ignorante a respeito de assuntos militares que chama fuzil de arma pesada,chama soldado de oficial e por ai vai.O unico que realmente entende é o Roberto Godoy do Estadao.

MO

o Robert Godoy entende ????? ou isso eh ironia ou vc tbm ta meio por fora …. kkkkkkkkk

cristiano.gr

É preciso manter uma correta manutenção dos meios e dos materiais e ferramentas, somado à punição de praças descuidados e principalmente MAIS INVESTIMENTOS NAS FA’S. Falta de verba dá nisso.
Dinheiro tem, afinal nossos vagab… digo deputados recebem somando todos os ganhos mais de R$ 100.000,00 cada, todo mês.

E vocês aí, trabalhando.

marcos kleber

Isso demonstra a capacidade que a marinha tem em guardar as suas escoltas,posso me lembrar do submarino que adernou agua fazendo afundar a embarcação tambem na baia de guanabara,dando perda total na belonave.