Em dezembro de 2012, na fase final do Período de Manutenção Geral (PMG) e de revitalização, sob o Controle Operativo do Diretor-Geral de Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos, a Fragata “Rademaker” (F49) concluiu, com sucesso, suas Experiências de Máquinas.

Durante esse período, além da revisão das turbinas de propulsão, geradores e de diversos equipamentos e sensores de bordo, foram instalados o sistema de mísseis antinavio EXOCET MM-40, novos sistemas de comunicações por satélite, um novo radar de navegação, assim como foram nacionalizados, com apoio do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), importantes itens dos sistemas de combate.

FONTE:
Nomar

FOTO: Bruno Pricoli – Bosísio e Rademaker em Santos em 26/07/2008

VEJA TAMBÉM:

 

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
jacubao

Ô saudade do meu navio do coração. 🙂

thomas_dw

canister do MM38

Augusto

O sistema instalado conta com os MM40 remotorizados, ou ainda não?

marciomacedo

Pena que não foi instalado nada de novo além do MM-40. A fragata poderia ter recebido canhõs de 40 mm igual aos das Niteróis modernizadas e a versão mais moderna do Sea Wolf, MK-3, se não me engano.

HMS TIRELESS

Um dia alguém há de reconhecer que as fragatas Type 22 foram os navios mais injustiçados da esquadra

jacubao

Concordo, são exelentes navios de combate. Robustos, eficientes, velozes e que ainda são capazes de cumprir as suas missões com exelência.

Luiz Monteiro

Depois de muito trabalho, retorno ao mar em breve.

HMS Tireless, as fragatas da classe “Greenhalgh” são excelentes meios, reconhecidos pela MB, cumprem fielmente suas tarefas de ASW e provem a Esquadra com mísseis de defesa de ponto.

Todavia, pelo planejamento, os três navios remanescentes, junto com uma classe “Niterói” serão substituídas pelos 5 novos escoltas de 6000t do ProSuper. Por esta razão a MB entendeu por não realizar uma modernização de maior complexidade nestes meios.

daltonl

O principal “defeito” das nossas T-22s Batch I é e será a ausencia de um canhão principal. Mesmo as T-22s Batch II apesar da ausencia do canhão,
receberam melhorias, uma das quais um maior comprimento.

A T-22 Batch II chilena recebeu um canhão de 76 mm, mas foram as Batch III que foram concebidas desde o incio para montar um canhão de 4,5 polegadas.

Luiz Monteiro

Augusto,

Todos os escoltas utilizarão os MM-40 remotorizados até a entrada em operação do MAN-1.

Augusto

Luiz Monteiro disse:
19 de janeiro de 2013 às 22:36

Ok, Luiz. Obrigado pela informação.

juarezmartinez

uiz Monteiro disse: 19 de janeiro de 2013 às 22:18 Depois de muito trabalho, retorno ao mar em breve. HMS Tireless, as fragatas da classe “Greenhalgh” são excelentes meios, reconhecidos pela MB, cumprem fielmente suas tarefas de ASW e provem a Esquadra com mísseis de defesa de ponto. Todavia, pelo planejamento, os três navios remanescentes, junto com uma classe “Niterói” serão substituídas pelos 5 novos escoltas de 6000t do ProSuper. Por esta razão a MB entendeu por não realizar uma modernização de maior complexidade nestes meios. Read more: http://www.naval.com.br/blog/2013/01/18/rademaker-com-mm-40/#ixzz2IZ08aZdE Então é melhor começar a poupa-las porque o Prosuper vai demoraaaaaaaaa………… Read more »

Mauricio R.

Uma inspiração indiana, p/ algum novo navio na MB:

(http://livefist.blogspot.com.br/2013/01/ins-saryu-enters-service-with-indian.html)

marciomacedo

Canhões de 40 que poderiam ser instalados nas T-22 seria despois destinados às novas escoltas, corvetas ou fragatas.

marciomacedo

Sempre fui da opinião que as T-22, assim que chegaram à MB, deveriam ter passado por um processo de modernização, como ocorreu com as Niteróis.

daltonl

Marcio…

as T-22s chegaram em meados da década de 90 com 15 anos em média
de idade, então não havia necessidade de modernização e sim na década seguinte e o que foi feito então foi colocar uma delas, a Dods na tal da “reserva” em 2004.

Sendo as “Niterois” a espinha dorsal da Marinha inclusive com duas construidas aqui foram escolhidas primeiro para o MODFRAG e pelo
que soube não houve interesse/orçamento para modernizar as 3 T-22s
remanescentes.

abs