Atualizações no NGB

Atualizações no NGB

77
11
SHARE

Com fotos da coleção pessoal de Gustavo Rocha

Atualizamos algumas paginas do site NGB – Navios de Guerra Brasileiros, incluindo fotos do período 1989-90 da coleção pessoal do então Tenente Gustavo Rocha. Os navios atualizados foram os seguintes:

G016-f07

11 COMMENTS

  1. Fico imaginando como serial estas fotos se nesta época já existissem as máquinas digitais dde hoje.Xará existem mais fotos da coleção do TENENTE GUSTAVO para serem postadas?Um abração do MENDES.

  2. Falando em Gastão Moutinho para quem não sabe e está lá no NGB,
    quando a serviço da US Navy como USS Skylark (ASR-20) ele esteve
    envolvido na busca e tentativa de salvamento dos dois unicos casos
    de naufragio de submarinos nuucleares, os USSs Thresher e Scorpion
    respectivamente em 1963 e 1968.

    De minha parte MO, achava que o Gastão Moutinho tinha dado baixa
    quando chegou o Felinto Perry K 11 e agora sei que ele serviu por
    quase 8 anos ainda, como NA.

    Vivendo e aprendendo !

  3. Somos 2 Dalton, o Zé que fez ele e não me toquei, soube, vi, por isso minha surpresa .. é muita cpoisa para um cerebro de low capacity RAM … kkkkkkk

  4. O Navio de Salvamento Submarino Gastão Moutinho-K10, certa vez, estava tentando atracar na BACS e atingiu o Submarino Rio Grande do Sul-S11, provocando um rombo no casco deste (não no casco resistente) rompendo as amarras que atingiu um colega que foi ao mar com uma costela fraturada, perdeu um rim, o submarino começou a adernar muito, grupo de CAV tendo que percorrer o Submarino, eu isolei imediatamente o compartimento de Máquinas a vante – pensei, pode até afundar mas aqui não entra água – foi uma correria danada, Almirante comandante da Força de Subs no cais da BACS, auto-falante a mão, escafandristas e mergulhadores de combate se jogaram na água, cenas cinematográficas, Comandante Olney Ladeira de Souza, do S11, safo ao tomar todas as medidas corretas para corrigir a adernação, etc. Bom, isso tudo propiciou outra experiência que tive dias depois que foi passar por um período de docagem para reparo do estrago no ARMJ. O Comandante do K10, CF Padilha, foi logo depois promovido a CMG. Também não sei se ele foi o culpado pelo acidente.

  5. Eu já tenho esses dois COs MO.

    Ambos eram CC na época e o Padilha, o primeiro dos três que comandaram o navio era CC Sérgio de Almeida Padilha.

    Pelos nomes isso foi no periodo 1977-78, mesmo assim é mais um caso sobre os navios.

  6. Prezado José da Silva,

    Correto. O período foi o catado por você. Só não lembro o ano exato. Também confirmo que o Comandante Olney, na época, era CC. Quanto ao Comandante Padilha, eu devo ter errado ao afirmar que foi promovido a CMG, quando deve ter sido a CF.

    Apenas complementando, o acidente que narrei foi, talvez, um dos fatores que determinaram a baixa mais ou menos precoce do S11, embora este tenha sido reparado. Detalhe: o oficial é que o Submarino estava aguardando uma revisão geral para voltar a mergulhar, isso antes do acidente.

    Abraços

Deixe uma resposta