ssn711_8

A Coreia do Sul e os Estados Unidos lançaram um exercício naval conjunto nesta segunda feira. Um porta-voz do ministério da Defesa da Coreia do Sul confirmou que a operação de três dias estava ocorrendo no Mar do Leste (conhecido também como Mar do Japão) próximo ao porto sul-coreano de Pohang.O exercício acontece em meio à escalada das tensões na península coreana desencadeada pelo teste nuclear que a Coreia do Norte pretende realizar.

Participam das manobras o submarino nuclear USS ‘San Francisco‘ e o cruzador USS ‘Shiloh‘ (CG-67), armado com o sistema de mísseis Aegis. O contingente sul-coreano é de dez navios, incluindo um contra-torpedeiro também equipado com mísseis Aegis, uma corveta e submarinos a diesel Tipo-214. Também foram mobilizados aviões e helicópteros para vigilância.

Embora oficiais sul-coreanos tenham ressaltado que a operação foi agendada antes das ameaças do Norte, a presença do submarino norte-americano tem sido considerada como um aviso para Pyongyang. A Coreia do Norte afirmou que o exercício tem natureza “belicosa”.

As informações são da Dow Jones.

FONTE: O Estado de S. Paulo e Naval Open Source Intelligence (adaptação e edição do Poder Naval)

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments