Imagens: despedida do ‘Príncipe de Astúrias’ (R-11)

15

SNS_Principe_de_Asturias_(R11)

Foi realizada nesta quarta feira, na base naval de Rota, em Cadiz, a cerimônia de despedida do porta-aviões SPS ‘Príncipe de Asturias‘ (R-11) da Armada Espanhola. O navio foi construído pela Navantia (antiga Bazan) e comissionado em 1988. A cerimônia foi conduzida por Don Felipe de Borbón, herdeiro do trono da Espanha, que serviu no porta-aviões em 1989. Também estiveram presentes o ministro da defesa espanhol, Pedro Morenés, e o chefe de Estado Maior da Armada, almirante Manuel Rebollo García.

O SPS ‘Príncipe de Asturias’ deve ser substituído pelo LHD SPS ‘Juan Carlos I‘ (L-61).

BCafa63CIAAj2YP.jpg large

BCa5otTCIAAUfbe.jpg large

BCa0YgjCMAA4pJh.jpg large

 

FONTES: Militaryphotos.net e portal larazon.es (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de originais em inglês e espanhol)

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

E tão em crise… Se fosse aqui seria a desculpa perfeita pra esses guerrilheiros revanchistas de me#da fecharem as FFAA… E não seria fake do Defesanet não…

Giordani

Esse NAe está novo ainda!

daltonl

Não diria “novo ainda”, mas poderia ter outros 15 anos DESDE QUE
houvesse recursos para um grande periodo de manutenção e modernização, que chegou a ser cogitado anos atrás.

Antes do “Principe de Asturias” entrar em serviço também havia a
intenção de manter o “Dédalo”, em serviço, mas no fim revelou-se
impossivel financeiramente assim como agora.

eduardo.pereira1

Creio que deve haver olhos voltados para este negociao ae! O Nae ta em boas condiçoes ,acredito que passando por uma atualizaçao ele deva durar no minimo os 15 anos do DALTONL.

daltonl

Creio que não Eduardo…ninguém se interessou pelo HMS Ark Royal por exemplo recentemente descomissionado que estava em melhores condições além de ser mais capaz.

Infelizmente irá para o desmanche conforme anunciado.

Fabio ASC

daltonl, não acompanhei a vida deste PA, mas só 25, e pior que o Ark…. que que fizeram com ele, uma vez que, aparentemnete o Ark “ralou” muito mais e sempre em mares mais “crespos”…. sem falar que a ala aérea do Ark era muito mais ativa…. estou muito errado?????

MO

Fabio, mas por mar a biscaia eh bem pior … nao sei ao certo o caso do Asturias, me surpreendi tbm, mas os caras nao sao bobos, deve ter algo “beyond Economical” para isso …

CorsarioDF

Esse Nae está com 25 anos e indo para a “reserva” (leia-se: desmanche), pois não há $$$ para mantê-lo.

Enquanto isso na “MAIOR” potência das Galaxias da América do Sul, já se passou mais de meio século de comissionamento e serviço…

Se esse não vale a pena manter imagina um opalão…

Almeida

Opalão desdentado…

daltonl

Fábio… o HMS Ark Royal estava em melhores condições do que o PDA, havia passado por um complexo periodo de manutenção entre 2004 e 2006 e foi descomissionado com 25 anos, 5 anos antes do que originalmente previsto, pois não havia recursos suficientes para mante-lo sem mencionar que os Harriers também foram retirados de serviço. No caso do PDA um grande periodo de manutenção que levaria anos e custaria centenas de milhoes de euros seria necessário para que ele fosse mantido em serviço e não há recursos para tanto sem mencionar mante-lo por outros 15 anos com sua tripulação relativamente… Read more »

marciomacedo

Na foto do post, o Juan Carlos I ficou parecendo uma evolução dos navios da Classe Iwo Jima.

Fabio ASC

daltonl, obrigado.

MO, concordo com sua última frase…..

MO

ah só pode … muito precoce Fabio, tem algo, mais ou menos como o Dalto falou

Requena

Tô pra dizer que se a Espanha ainda estivesse sob comando da esquerda(que quebrou o país) esse NAe a vinha pra cá…