dca971a787d51295a25004

vinheta-clipping-navalA China lançou ontem (25) a primeira embarcação da nova classe de fragatas stealth equipadas com mísseis para substituir modelos mais antigos e aumentar a capacidade do país em realizar patrulhas e escoltar navios e submarinos em águas em disputa nos mares do Sul da China e da China Oriental.

A primeira embarcação do grupo foi entregue anteriormente à Marinha na segunda-feira em Xangai, que abriga um dos maiores complexos de estaleiros navais, de acordo com um agência de notícias Xinhua e o site da Marinha.

Recém-promovido comandante da Marinha, o almirante Wu Shengli participou da cerimônia de entrega da fragata, afirmou a Xinhua, uma indicação da importância dada a missão dos novos navios.

Os navios, que também conseguem transportar helicópteros, apresentam um design sofisticado para serem mais silenciosos e mais difíceis de serem detectar por radar. Além disso, as embarcações estão armadas com mísseis antinavio e explosivos antiaéreos. Eles também precisam de uma tripulação de apenas 60 pessoas, dois terços a menos que os navios mais antigos, uma grande vantagem que deve aumentar a eficiência e aliviar custos de treinamento e recrutamento.

Até agora, a Marinha permaneceu distante das ilha disputadas pela China com outros países, a fim de evitar novas tensões. No entanto, a China não esconde seu desejo de ampliar o alcance de sua capacidade naval. A Marinha tem recebido atenção considerável em modernização militar da China. As informações são da Associated Press.

dca971a787d51295a1d703

FONTE: O Estado de S. Paulo

FOTOS: China Defense Blog

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Stélio

É um belo navio, alguém poderia comparar com algum navio ocidental da mesma categoria?

joseboscojr

Alex, Apesar de ser chamada de fragata seu deslocamento sengundo a Wiki é de 1200 t, o que a coloca mais como uma corveta, sendo até menor que nossa Barroso. Seu armamento é bem balanceado e consta de: 1 canhão de 76 mm 4 mísseis antinavios YJ-83 (semelhantes ao Harpoon) 1 lançador conteirável de 8 células FL-3000 N (semelhante ao RAM) com 8 células, lançando mísseis Ty-90 (versão naval) 2 canhões de 30 mm de controle remoto 2 x 3 lançadores de torpedos leves para o ET-52 1 helicóptero naval Harbin Z-9EC (semelhante ao Dauphin francês) capaz de lançar mísseis… Read more »

Mauricio R.

O navio em questão é um exemplar da corveta classe “Type 056”, os chineses pretendem construir algo como 20 desses cascos, em pelo menos 4 estaleiros (Guangzhou, Shanghai, Wuhan e Dalian) diferentes.

(http://china-defense.blogspot.com.br/2013/02/582-head-of-class.html)

Ivan

Como alertou Mestre Bosco e Maurício, a classe Type 056 Jiangdao é de
CORVETAS, mas acredito que tem apenas convoo e facilidade para abastecer helicópteros, mas sem hangar para operações prolongadas.

Um infográfico interessante:
http://www.jeffhead.com/redseadragon/Type056-054A-Compare1.jpg

Tem o desenho de uma corveta Type 56 e uma fragata Type 54.

Sds.,
Ivan.

eduardo.pereira1

BOSCO , boa noite ;
Esta configuraçao seria interessante para o que a MB deseja com as proximas corvetas,p/ as finalidades da MB ??

joseboscojr

Eduardo, Eu acho que em termos de configuração de armamento sim, ela é bem satisfatória, chegando mesmo a de um certo modo superar as expectativas. Agora, se realmente não contar com um helicóptero orgânico e com um hangar, como o infográfico postado pelo Ivan sugere, aí a “corveta” (Type 56) creio eu não interessaria para a MB. Também a tonelagem parece pequena e sabemos que de modo geral ela é diretamente proporcional à autonomia e em sendo metade da Barroso, pode ser que seja pequena para nós que temos sempre poucas unidades e que essas poucas têm que fazer o… Read more »

eduardo.pereira1

Valeu BOSCO, foi esclarecedor !!