Fragata FREMM ‘Aquitaine’ sai do Rio de Janeiro para exercícios com a MB

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    FREMM 098a

    A fragata francesa FREMM Aquitaine suspendeu hoje do porto do Rio de Janeiro para realizar exercícios com navios da Marinha do Brasil.  A fragata Aquitaine, com 104 tripulantes a bordo, está em missão de avaliação de três meses no Atlântico Sul e Norte.

    A classe FREMM é a peça chave da proposta francesa para o projeto PROSUPER da Marinha do Brasil, para modernizar a frota de superfície brasileira. Sua viagem pelo Atlântico Norte e Sul vai qualificar o navio como ‘sea proven’ (clique nas imagens para ampliar).

    FREMM 212a FREMM 233a FREMM 295a

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    GUPPYBravoonejokerjokerMarcos Pinto Recent comment authors
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    MO
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    CS = FAQN, é isso ?

    Jaguar
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    Jaguar

    Bravo Zulu Galante pelas fotos.

    Fernando "Nunão" De Martini
    Editor
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    Reparem na cúpula facetada do radar Herakles girando, como pode ser percebido comparando a primeira foto com a segunda.

    daltonl
    Membro
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    daltonl

    É o que parece MO !!!!!

    abraços

    Lyw
    Visitante
    Lyw

    Objetivo real deste exercício com a MB: Deixar almirante, Capitão de Fragata e outros grandões babando! 😛

    MO
    Membro

    Nain,mastrar pra nois um projeto naval de um cubo retangulo quadrado Borg que nao avoa … rssssss alem de uma possivel patrulha em territorios francelicos de ultramar

    Guilherme Poggio
    Editor
    Noble Member

    As fotos ficaram sensacionais

    Fernando "Nunão" De Martini
    Editor
    Trusted Member

    MO e Daltonl: de fato, é o que está tremulando lá e AQN combinaria com o nome do navio, como é de praxe.

    (e também com o QN do convoo)

    MO
    Membro

    nain esta FQAN, CS de Naval vessels sao quatro e o F eh bem visivel na foto de proa (alias um quadrado tem lado de proa definido ? .. rssssss

    daltonl
    Membro
    Member
    daltonl

    Nunão…tá me parecendo mais uma exceção, a maioria parece não combinar. Outro que combinou bem foi CV 67 John F. Kennedy que se repetirá com o futuro CVN 80 !

    abraços

    Fernando "Nunão" De Martini
    Editor
    Trusted Member

    Ok, retiro o “como é de praxe”

    Fernando "Nunão" De Martini
    Editor
    Trusted Member

    Aproveitando o assunto,

    Apesar do ângulo não mostrar tudo (foi tirada de uma janela do tijupá, olhando para a direção da popa), este é o Dixmude saindo da Guanabara:

    comment image

    Creio que aparece FAD – mas imagino que possa haver um X encoberto mais abaixo, o que daria FADX.

    daltonl
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    Member
    daltonl

    Nunão…

    vc está correto quanto ao CS “FADX” e revendo o que escrevi acima, ao menos na marinha francesa eles tem conseguido combinar na grande maioria das vezes o CS com o nome do navio, o que nem sempre é possivel na US Navy ou quando trata-se de navios “menores”.

    Então o seu “é de praxe” está corretissimo eu é que me precipitei e deveria ter pesquisado e não confiar na minha cabeça que anda sofrendo do efeito “DNA” data de nascimento antiga.

    abraços

    Marcos
    Visitante
    Member
    Marcos

    E na primeira imagem, o que é? O museu aeródromo?

    Joker
    Membro

    Alguem reparou em mais algum armamento de cano, fora o principal?

    eduardo.pereira1
    Visitante
    Member
    eduardo.pereira1

    Falando em museu aeródromo, será que nao rola dar um grau no Minas Gerais e colocar ele na ativa modernizadasso nao hein ?? Olhando a foto o bichin parece estar inteirao!!

    MO
    Membro

    Er .. Eduardo, o MG, se for o que eu estou pensando que vc esta achando, ja foi pro saco faz tempo …

    eduardo.pereira1
    Visitante
    Member
    eduardo.pereira1

    Covenhamos que meia duzia,ou mais, desta belezinha (Aquitaine) ficaria dez na MB!!

    Marcos
    Visitante
    Member
    Marcos

    eduardo

    Sim, ficariam bem, até porque precisamos de naves de superfície, mas algum gênio (talvez alguma empreiteira), tenha achado melhor primeiro fazer um SubNucl.

    joseboscojr
    Membro
    Active Member
    joseboscojr

    Joker,
    Não tem não. É só o principal mesmo.

    Marcos,
    Fazermos um subnuc nessa altura do campeonato é o mesmo que a FAB cancelar a aquisição de novos caças pra construir meia dúzia de bombardeiros B-2

    Marcos Pinto
    Visitante
    Marcos Pinto

    Dá pro Sr. Galante sugerir a algum conhecido da Marinha para que se abra visitação pública se ela voltar ao Rio ? obrigado.

    Fernando "Nunão" De Martini
    Editor
    Trusted Member

    “eduardo.pereira1 disse:
    5 de março de 2013 às 14:56
    Falando em museu aeródromo, será que nao rola dar um grau no Minas Gerais e colocar ele na ativa modernizadasso nao hein ?? Olhando a foto o bichin parece estar inteirao!!”

    Eduardo,

    Minas Gerais???

    MO
    Membro

    eita … kkkkkkkkkkkkkkkk

    joker
    Visitante
    joker

    ele confundiu opalão com mingão

    joker
    Visitante
    joker

    ele confundiu opalão com mingão, ou vice e versa

    MO
    Membro

    ahhh claro confusaosinha basica, tipo “normal” isso né …. hehehehhe

    Fernando "Nunão" De Martini
    Editor
    Trusted Member

    Creio que sim, apenas perguntei para confirmar.

    Bravoone
    Visitante
    Bravoone

    Caro Bosco, o armamento principal seria um 127mm ou um 76mm?

    Bravoone
    Visitante
    Bravoone

    Fico imaginando se não estaria fazendo falta um CIWS a essas embarcações, a julgar pela estrutura limpa, falta de antenas e etc, penso que teria muito espaço para um Phalanx ou Millennium, principalmente ali logo acima na popa, onde há grande espaço, pois na proa se o armamento principal for de fato um 76mm, o mesmo possui capacidade secundária de engajamento de mísseis e etc, não sendo necessário um CIWS.

    joseboscojr
    Membro
    Active Member
    joseboscojr

    Bravone,
    É o 76 mm Super Rapid.
    Quanto à falta de um CIWS eu penso o mesmo.
    Na proa o SR segura as pontas, mas à ré ficou meio capenga.
    AS FREMM oferecidas à Grécia, que eu me lembre, não tinha nenhum CIWS mas tinha mísseis VL-Mica para defender a camada mais interna.
    Eu acho estranho não ter um CIWS instalado na popa ou um míssil “menor” que o ASTER 15 para defesa de ponto e acho mais estranho ainda não ter nenhum canhão contra ameaças assimétricas.
    Um abraço.

    GUPPY
    Membro
    GUPPY

    Belíssimas fotos. A expressão “NO TUG” pintada na popa (se fosse um escaler eu diria “no espelho”) significa o que? Que não pode ser empurrada?

    MO
    Membro

    partes de chapas delicadas dos navios, muito comum em mercantes, é a 1a vez que vejo em um de briga

    Fernando "Nunão" De Martini
    Editor
    Trusted Member

    Guppy, é isso, basicamente informa que um rebocador não pode encostar lá para empurrar o navio. Isso porque é a abertura do compartimento do “peixe” (sonar rebocado).

    GUPPY
    Membro
    GUPPY

    Thanks Nunão e MO.

    Abraços

    GUPPY
    Membro
    GUPPY

    MO,

    O “CS” do seu primeiro comentário significa “Call Sign” ? E “FAQN” significa “Foxtrot, Alpha, Quebec, November”?

    MO
    Membro

    isso mesmo Guppy

    daltonl
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    Member
    daltonl

    Só reforçando Guppy que navios franceses tem o CS iniciado pelas letras FA, os da US Navy por NA e os da nossa marinha por PW por exemplo.

    MO
    Membro

    oi Dalton, na USN eh N e na frança F, o A nao segue regularmente como segunda letra

    Abs

    daltonl
    Membro
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    daltonl

    MO…

    até onde sei as duas primeiras letras são reservadas para o País,no caso da França por exemplo eles podem utilizar de FA até FZ e a US Navy de NA até NZ…

    abraços

    MO
    Membro

    Sim, começa pelo Na, mas nao todos, o Curtis Wilbour por exemplo eh NCTW …

    daltonl
    Membro
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    daltonl

    é…esqueci de colocar a frase “começam com…e terminam com…”

    GUPPY
    Membro
    GUPPY

    Obrigado mais uma vez MO e Dalton pelas respostas/esclarecimentos. Agora ficou bem claro para os menos afins com o assunto. Só o meu “alpha” é que deveria ser “alfa” mesmo.

    Abraços