No Credit Check Payday Loans

FREMM 098a

A fragata francesa FREMM Aquitaine suspendeu hoje do porto do Rio de Janeiro para realizar exercícios com navios da Marinha do Brasil.  A fragata Aquitaine, com 104 tripulantes a bordo, está em missão de avaliação de três meses no Atlântico Sul e Norte.

A classe FREMM é a peça chave da proposta francesa para o projeto PROSUPER da Marinha do Brasil, para modernizar a frota de superfície brasileira. Sua viagem pelo Atlântico Norte e Sul vai qualificar o navio como ‘sea proven’ (clique nas imagens para ampliar).

FREMM 212a FREMM 233a FREMM 295a

Tags: , ,

Jornalista especializado em temas militares, editor-chefe da revista Forças de Defesa e da trilogia de sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres. É também fotógrafo, designer gráfico e piloto virtual nas horas vagas. Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/alexandregalante

42 Responses to “Fragata FREMM ‘Aquitaine’ sai do Rio de Janeiro para exercícios com a MB” Subscribe

  1. MO 4 de março de 2013 at 18:13 #

    CS = FAQN, é isso ?

  2. Jaguar 4 de março de 2013 at 18:13 #

    Bravo Zulu Galante pelas fotos.

  3. Fernando "Nunão" De Martini 4 de março de 2013 at 18:26 #

    Reparem na cúpula facetada do radar Herakles girando, como pode ser percebido comparando a primeira foto com a segunda.

  4. daltonl 4 de março de 2013 at 19:55 #

    É o que parece MO !!!!!

    abraços

  5. Lyw 4 de março de 2013 at 19:57 #

    Objetivo real deste exercício com a MB: Deixar almirante, Capitão de Fragata e outros grandões babando! :P

  6. Guilherme Poggio 4 de março de 2013 at 19:58 #

    As fotos ficaram sensacionais

  7. Fernando "Nunão" De Martini 4 de março de 2013 at 20:04 #

    MO e Daltonl: de fato, é o que está tremulando lá e AQN combinaria com o nome do navio, como é de praxe.

    (e também com o QN do convoo)

  8. daltonl 4 de março de 2013 at 20:21 #

    Nunão…tá me parecendo mais uma exceção, a maioria parece não combinar. Outro que combinou bem foi CV 67 John F. Kennedy que se repetirá com o futuro CVN 80 !

    abraços

  9. Fernando "Nunão" De Martini 4 de março de 2013 at 20:34 #

    Ok, retiro o “como é de praxe”

  10. Fernando "Nunão" De Martini 4 de março de 2013 at 20:54 #

    Aproveitando o assunto,

    Apesar do ângulo não mostrar tudo (foi tirada de uma janela do tijupá, olhando para a direção da popa), este é o Dixmude saindo da Guanabara:

    http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/03/Dixmude-saindo-da-Guanabara-foto-Nunão.jpg

    Creio que aparece FAD – mas imagino que possa haver um X encoberto mais abaixo, o que daria FADX.

  11. MO 5 de março de 2013 at 11:07 #

    nain esta FQAN, CS de Naval vessels sao quatro e o F eh bem visivel na foto de proa (alias um quadrado tem lado de proa definido ? .. rssssss

  12. daltonl 5 de março de 2013 at 11:09 #

    Nunão…

    vc está correto quanto ao CS “FADX” e revendo o que escrevi acima, ao menos na marinha francesa eles tem conseguido combinar na grande maioria das vezes o CS com o nome do navio, o que nem sempre é possivel na US Navy ou quando trata-se de navios “menores”.

    Então o seu “é de praxe” está corretissimo eu é que me precipitei e deveria ter pesquisado e não confiar na minha cabeça que anda sofrendo do efeito “DNA” data de nascimento antiga.

    abraços

  13. MO 5 de março de 2013 at 11:09 #

    Nain,mastrar pra nois um projeto naval de um cubo retangulo quadrado Borg que nao avoa … rssssss alem de uma possivel patrulha em territorios francelicos de ultramar

  14. Marcos 5 de março de 2013 at 11:09 #

    E na primeira imagem, o que é? O museu aeródromo?

  15. Joker 5 de março de 2013 at 11:49 #

    Alguem reparou em mais algum armamento de cano, fora o principal?

  16. eduardo.pereira1 5 de março de 2013 at 14:56 #

    Falando em museu aeródromo, será que nao rola dar um grau no Minas Gerais e colocar ele na ativa modernizadasso nao hein ?? Olhando a foto o bichin parece estar inteirao!!

  17. eduardo.pereira1 5 de março de 2013 at 14:58 #

    Covenhamos que meia duzia,ou mais, desta belezinha (Aquitaine) ficaria dez na MB!!

  18. Marcos 5 de março de 2013 at 15:36 #

    eduardo

    Sim, ficariam bem, até porque precisamos de naves de superfície, mas algum gênio (talvez alguma empreiteira), tenha achado melhor primeiro fazer um SubNucl.

  19. joseboscojr 5 de março de 2013 at 16:30 #

    Joker,
    Não tem não. É só o principal mesmo.

    Marcos,
    Fazermos um subnuc nessa altura do campeonato é o mesmo que a FAB cancelar a aquisição de novos caças pra construir meia dúzia de bombardeiros B-2

  20. Marcos Pinto 5 de março de 2013 at 18:57 #

    Dá pro Sr. Galante sugerir a algum conhecido da Marinha para que se abra visitação pública se ela voltar ao Rio ? obrigado.

  21. Fernando "Nunão" De Martini 5 de março de 2013 at 20:58 #

    “eduardo.pereira1 disse:
    5 de março de 2013 às 14:56
    Falando em museu aeródromo, será que nao rola dar um grau no Minas Gerais e colocar ele na ativa modernizadasso nao hein ?? Olhando a foto o bichin parece estar inteirao!!”

    Eduardo,

    Minas Gerais???

  22. MO 5 de março de 2013 at 21:42 #

    eita … kkkkkkkkkkkkkkkk

  23. MO 5 de março de 2013 at 21:45 #

    Er .. Eduardo, o MG, se for o que eu estou pensando que vc esta achando, ja foi pro saco faz tempo …

  24. joker 5 de março de 2013 at 22:00 #

    ele confundiu opalão com mingão

  25. joker 5 de março de 2013 at 22:00 #

    ele confundiu opalão com mingão, ou vice e versa

  26. Fernando "Nunão" De Martini 5 de março de 2013 at 22:06 #

    Creio que sim, apenas perguntei para confirmar.

  27. MO 6 de março de 2013 at 7:20 #

    ahhh claro confusaosinha basica, tipo “normal” isso né …. hehehehhe

  28. Bravoone 6 de março de 2013 at 16:52 #

    Caro Bosco, o armamento principal seria um 127mm ou um 76mm?

  29. Bravoone 6 de março de 2013 at 17:03 #

    Fico imaginando se não estaria fazendo falta um CIWS a essas embarcações, a julgar pela estrutura limpa, falta de antenas e etc, penso que teria muito espaço para um Phalanx ou Millennium, principalmente ali logo acima na popa, onde há grande espaço, pois na proa se o armamento principal for de fato um 76mm, o mesmo possui capacidade secundária de engajamento de mísseis e etc, não sendo necessário um CIWS.

  30. joseboscojr 6 de março de 2013 at 19:01 #

    Bravone,
    É o 76 mm Super Rapid.
    Quanto à falta de um CIWS eu penso o mesmo.
    Na proa o SR segura as pontas, mas à ré ficou meio capenga.
    AS FREMM oferecidas à Grécia, que eu me lembre, não tinha nenhum CIWS mas tinha mísseis VL-Mica para defender a camada mais interna.
    Eu acho estranho não ter um CIWS instalado na popa ou um míssil “menor” que o ASTER 15 para defesa de ponto e acho mais estranho ainda não ter nenhum canhão contra ameaças assimétricas.
    Um abraço.

  31. GUPPY 6 de março de 2013 at 19:13 #

    Belíssimas fotos. A expressão “NO TUG” pintada na popa (se fosse um escaler eu diria “no espelho”) significa o que? Que não pode ser empurrada?

  32. Fernando "Nunão" De Martini 6 de março de 2013 at 20:33 #

    Guppy, é isso, basicamente informa que um rebocador não pode encostar lá para empurrar o navio. Isso porque é a abertura do compartimento do “peixe” (sonar rebocado).

  33. MO 6 de março de 2013 at 20:57 #

    partes de chapas delicadas dos navios, muito comum em mercantes, é a 1a vez que vejo em um de briga

  34. GUPPY 6 de março de 2013 at 23:31 #

    Thanks Nunão e MO.

    Abraços

  35. GUPPY 6 de março de 2013 at 23:38 #

    MO,

    O “CS” do seu primeiro comentário significa “Call Sign” ? E “FAQN” significa “Foxtrot, Alpha, Quebec, November”?

  36. MO 6 de março de 2013 at 23:47 #

    isso mesmo Guppy

  37. daltonl 7 de março de 2013 at 0:01 #

    Só reforçando Guppy que navios franceses tem o CS iniciado pelas letras FA, os da US Navy por NA e os da nossa marinha por PW por exemplo.

  38. MO 7 de março de 2013 at 0:35 #

    oi Dalton, na USN eh N e na frança F, o A nao segue regularmente como segunda letra

    Abs

  39. daltonl 7 de março de 2013 at 0:56 #

    MO…

    até onde sei as duas primeiras letras são reservadas para o País,no caso da França por exemplo eles podem utilizar de FA até FZ e a US Navy de NA até NZ…

    abraços

  40. MO 7 de março de 2013 at 1:03 #

    Sim, começa pelo Na, mas nao todos, o Curtis Wilbour por exemplo eh NCTW …

  41. daltonl 7 de março de 2013 at 1:13 #

    é…esqueci de colocar a frase “começam com…e terminam com…”

  42. GUPPY 7 de março de 2013 at 13:44 #

    Obrigado mais uma vez MO e Dalton pelas respostas/esclarecimentos. Agora ficou bem claro para os menos afins com o assunto. Só o meu “alpha” é que deveria ser “alfa” mesmo.

    Abraços

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Livro ‘As Garras do Cisne’ desvenda segredo da Marinha brasileira

Com base em documentos produzidos pela corporação, Roberto Lopes revela o objetivo da Marinha brasileira de se tornar a nona […]

Navios da Marinha do Brasil visitam o porto de Santos-SP neste final de semana

Está prevista a chegada e atracação no período da manhã de sexta-feira (29.08 – 7h) de um GT (Grupo-Tarefa) composto pelos […]

Futuros tripulantes indianos de Scorpene treinam em equipamentos fabricados na Índia

Sessões de treinamento da DCNS, referentes ao console dos sistemas de gerenciamento da plataforma e de manobras do submarino, foram […]

Marinha do Brasil e Armada da República Argentina concluem a Operação ‘Fraterno-XXXII’

De 15 a 25 de agosto, a Fragata “Greenhalgh” participou da Operação bilateral “Fraterno-XXXII”, que se realiza há 32 anos, […]

Visita da comitiva do Ministério da Defesa da Suécia ao NAe ‘São Paulo’

  Na primeira quinzena de agosto de 2014, uma delegação do Ministério da Defesa da Suécia esteve no Brasil, em […]

98 anos da Aviação Naval

Todo dia 23 de agosto, comemora-se o Aniversário da Aviação Naval, em referência à data de assinatura, pelo Presidente Wenceslau […]