Submarino da Marinha do Brasil chega a Natal-RN

0

S 33 Tapajó

vinheta-clipping-navalNo próximo dia 10 de março, o Submarino “TAPAJÓ”, terceiro construído no Brasil, chegará a Natal, onde ficará até dia 15, no Porto de Natal. Não será aberto à visitação pública, no entanto, o Comandante do Submarino, Capitão-de-Fragata Horácio Cartier, poderá receber a imprensa nos dias 12 e 13 de março pela manhã. Interessados devem entrar em contato com esta Assessoria de Comunicação para confirmação por meio do telefone 3216-3048.

O SUBMARINO
Em 1979, dentro do Programa de Reaparelhamento da Marinha, iniciou-se o estudo para a definição do tipo de submarino a ser adquirido, tendo sido escolhido o de origem alemã IKL 209-1400, projetado pela firma Ingenieur Kontor Lubeck (IKL) e construído pelo estaleiro Howaldtswerke Deustche Werft (HDW).
O Submarino TAPAJÓ, o terceiro construído no Brasil, teve o seu casco fabricado na Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (NUCLEP), e o seu nascimento só foi possível com o esforço de engenheiros, técnicos e operários brasileiros do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. O grande poder ofensivo deste submarino se baseia na capacidade de lançar seus torpedos guiados a fio a longas distâncias. Conta para isso, com 8 tubos de torpedos.

DIMENSÕES

  • Comprimento Total: 61,2 m
  • Diâmetro do casco: 6,2 m

VELOCIDADE: Acima de 20 nós
PROFUNDIDADE DE OPERAÇÃO: Superior a 200 m
TRIPULAÇÃO: 10 Oficiais e 35 Praças

FONTE: AssCom do Com3ºDN

NOTA DO EDITOR: Aqueles que quiserem realizar shipspotting, a previsão para entrada no Canal do Porto de Natal é a tarde do dia 10 de março, domingo.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments