Rússia continua sendo líder na exportações de armas

10

90044290

O Vietnã continuará a importar armas russas, incluindo colaboração na criação de uma força de submarinos. Tudo indica que a Rússia será o segundo maior exportador de armas epelo menos pels próximos dez anos, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Enquanto isso, a Moscou e Hanoi pretendem ajustar as condições de entrada de navios militares russos nos portos vietnamitas, informou o ministro da Defesa, Serguei Shoigu. Enquanto isso, a empresa russa Admiralteiskiye Verfi (Estaleiros do Almirantado) disponibilizará este ano ao Vietnã dois dos seis submarinos do projeto 636 Varshavyanka.

O fornecimento de armas para a Marinha de Guerra vietnamita constitui uma nova vertente da parceria militar bilateral que, não se limitará à aquisição pelo Vietnã de um lote de seis submarinos, disse à Voz da Rússia Igor Korotchenko, redator-chefe da revista Natsionalnaya Oborona (Defesa Nacional): “o Vietnã comprará ainda navios de guerra polivalentes de classe Gepard. Sob a licença russa construirá lanchas de mísseis potentes. A isso se pode somar a criação de uma empresa mista destinada à produção de mísseis para o complexo Uran.”

Tudo isso, frisou o perito, coloca o Vietnã no terceiro lugar pelo volume de importações de armas russas. A primeira posição é ocupada pela Índia e o segundo lugar – pela Venezuela e o terceiro continua pertencendo à China.

Na Feira Internacional de Armas IDEX 2013 em Abu Dhabi foi divulgado um relatório pericial contendo previsões que apontam o progressivo aumento das exportações de armamentos russos, superarando os indicadores registrados em 2012. A alta é estimada em 15 bilhões de dólares.

Nas palavras de Korotchenko, na pauta exportadora russa, o primeiro lugar pertence ao avião caça Su-30, apesar da liderança norte-americana na venda desse tipo de aeronave, assinalou Igor Korotchenko: “o Su-30 é capaz de fazer concorrência real a outros aparelhos. Tem uma versão especial para a Índia (Su-30MKI) e modificações para outros países importadores. Também são exportados aviões de marca MiG, incluindo uma modificação MiG-29KOB destinada à Índia. Outras versões do MiG-29 são adquiridas por países de ambições menores, cujo pequeno território não permite o uso de caça de longo alcance.”

Além dos aviões há também os complexos de defesa antiaérea. Os clientes estrangeiros preferem armas e os equipamentos russos convencionais, em particular os carros blindados. A Índia, por exemplo, sob a licença russa, acabou por montar mais de 300 tanques e há previsão de mais exemplares. Por outro lado, não se pode ignorar os problemas. A Rússia, pelo visto, perdeu o mercado líbio, disputado hoje por empresas britânicas, italianas e francesas. Após a morte de Hugo Chávez, está em causa uma série de contratos militares acerca da importação de helicópteros, carros de combate, lança-granadas russos, etc.

Porém, o mercado de armas se mantém flexível devido à mudança de governos e das prioridades da política externa. Ninguém esperava que, após a presença militar dos EUA e seus aliados no Iraque, o país concluísse com a Rússia um acordo de fornecimento de armas. Há dias, o ministro das Relações Exteriores do Iraque, Hoshyar Zebari, confirmou que a aquisição de helicópteros e sistemas de artilharia antiaérea poder acontecer até junho desse ano.

Segundo previsões do Centro de Análise do Comércio Mundial de Armas, a Rússia poderá manter nos próximos oito anos a segunda posição no volume sumário de exportação de armas, com uma margem considerável em relação a países como França, à Grã-Bretanha e China.

FONTE: Voz da Rússia (adaptação do Poder Naval a partir de original em português)

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Blind Man's Bluff

E o pior de tudo é que continuam com o mesmo jogo.
Assinam parceria estratégica com a India, mas vendem submarino de ultima geração e aviões à grande rival, China!

daltonl

Ruskies estão tristes com a India. Deixaram de vender muitos dólares
em equipamento militar. India comprou Rafales e Scorpenes da França, C-130J, P-8A Poseidon e Apaches dos EUA entre outros.

Soyuz

Daltonl,

A música tema das relações entre Rússia e Índia em contratos de defesa é esta ai abaixo;

Pergutaram pra mim
Se ainda gosto dela
Respondi tenho ódio
E morro de amor por ela

Hoje estamos juntinhos
Amanhã nem te vejo
Separando e voltando
A gente segue andando
Entre tapas e beijos

Eu sou dela ela é minha
E sempre queremos mais
Se me manda ir embora
Eu saio lá fora
Ela chama pra trás

clêuber

Só um bando de urubus ainda continuam dizendo que os equipamentos Russos não prestam, problemas no pós vende e apoio na reposição de peças sobressalentes existem sim, mas nem por isso deixam de ser máquinas de guerra esplêndidas. NA área de submarinos e de caças a Rússia da show, doa quem doer.

MO

ssn e ssbn russos dando show ? e aquele monte deles parados em Murmansk and Severomorsk … ? scra de quilo deles … acho que nao eh bem assim nao, sabem operar, mass dar show sao outros 500 ….

lucena

Os indianos sempre foram pragmático e dizer que as compras deles às armas russas são mais tradicionais que as americanas,basta ver os projetos em conjuntos entre os russos e os indianos.
O futuro comercial entre os hindus e russos sempre foram promissores a ambos os lados e achar que somente por uma compra deles,os indianos,ao franceses e aos americanos seria muito simplório para não dizer outra coisa..Rsrs.

daltonl

Não há duvida, mas os russos não gostaram de terem perdido espaço para os ocidentais como os proprios russos declararam.

lucena

O grande problema que o governo russo terá em um futuro bem próximo, no que se refere a sua exportação bélica;é com relação a conta deixada pelo Hugo Chaves afinal,o seu sucessor herdará uma fatura bem gorda…Rsrs.
.
O mesmo a fizera pois,se achara um um “Deus sol”,um imortal.
.
O que se via de russo chorando pelos cantos…com certeza não erá pela falta do Hugo Chaves…Rsrs..

[…] Rússia continua sendo líder na exportações de armas […]