timbira-S32-PWTI-ml-24-03-13-6 copy

Imagens do S ‘Timbira‘ (S 32), suspendendo de Santos, ao redor das 17:15h de domingo, 24/03, iniciando a fase final da operação ADEREX I/2013, em viagem de retorno a BACS, no Rio de Janeiro.

Para ver mais imagens: 

timbira-S32-PWTI-ml-24-03-13-4 copy

timbira-S32-PWTI-ml-24-03-13-7 copy

Fotos: Marcelo ‘MO’ Lopes – 24/03/2013

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daglian

Belas imagens, MO! Já disse e reafirmo: acho os submarinos IKL 209 muito bonitos. O que sempre estranho em relação à eles é este pequeno vão entre a vela e o casco, mas creio não ser nada muito importante.

rommelqe

Prezado MO,
Obrigado pelas fotos, ficaram excelentes.
Agradecimentos, é lógico, extensivos à família.
Abs

daltonl

Nada como começar o dia com belas fotos! Esposas deveriam ser mais
compreensivas… 🙂

Fernando "Nunão" De Martini

Daglian,

Esses pequenos vãos entre a vela e a parte do casco que se sobrepõe ao casco de pressão, pelo que sei, são para o escoamento de água. Assim, pode-se dizer que são características importantes para um submarino.

Fernando "Nunão" De Martini

Ia esquecendo: MO, parabéns pelas fotos e, aproveitando, manda um feliz aniversário para a patroa!

Espero que vc tenha comido o bolo normalmente em um prato, ao invés de ter que lamber da própria cara!

https://4.bp.blogspot.com/_yPwotVLu5ng/SWDwtci8UxI/AAAAAAAAAWE/_GlHKZAvH0k/s320/222_2854-torta+na+cara.jpg

Guilherme Poggio

MO, manda os parabéns atrasado para a Fabiana

Parabéns pelas fotos também.

Daglian

Nunão,

Obrigado pela resposta! Não imaginei nada parecido…

Sds.

GUPPY

Belas fotos, MO. Parabéns pelo excelente trabalho e a aniversariante também.

Agora, diz uma coisa, o prático não fica na “onça” para embarcar/desembarcar num submarino não?

Abraços

Fernando "Nunão" De Martini

MO, por pouco sua cara ia ficar parecendo um penico de pardaaaaaal !!!! Um absuuuuuurrdoooo!!!

Fernando "Nunão" De Martini

“Daglian disse: 26 de março de 2013 às 15:14 Nunão, Obrigado pela resposta! Não imaginei nada parecido…” Daglian, complementando para outros leitores que possam ter a mesma curiosidade: para imaginar algo parecido, basta ver imagens de submarinos da IIGM, por exemplo, com diversas “saídas de água” ao longo do costado. Os Tupi as concentram na junção do casco externo, hidrodinâmico para ajudar na forma de “charuto”, com o de pressão, que é basicamente um cilindro. E tem essas que estou identificando abaixo da vela. Essas entradas e saídas servem justamente para preencher e esvaziar de água essas partes “ocas” como… Read more »

daltonl

Complementando o que o Nunão escreveu acima e como curiosidade para quem não conhece é o conceito de “conning tower”, algo como torre de comando. Durante a II Guerra a maioria dos submarinos tinha dentro da vela um compartimento à prova dágua e mesmo os periscopios eram operados desta posição que ficava imediatamente acima da sala de controle. A medida que os periscopios puderam ser alongados não houve mais a necessidade deste compartimento e os periscopios começaram a ser operados da sala de controle abaixo e as velas tornaram-se “ocas”, como o Nunão explicou. Uma exceção que me ocorre agora… Read more »

GUPPY

Prezado Dalton,

O último link disponibilizado pelo Nunão em seu último comentário, mostra um submarino com o hélice envolvido num plástico/lona exatamente para que não seja visto e/ou fotografado ou ainda filmado. Isso está coerente com aquela conversa que tivemos no post “Poder Naval no submarino ‘Tapajó'”, quando falei que no “loud out” um submarino não expõe o seu hélice como medida de salvaguardar características de ruído quando em operação.

Abraços

daltonl

Guppy…

e o que impede do helice ser visto/analizado enquanto um submarino encontra-se atracado em Norfolk ?

Lembra que vc citou que o helice era trocado por outro antes de um exercicio ? Encontrou algo a respeito ?

abraços

GUPPY

Admiral Dalton, Quando atracado ou fundeado o hélice fica totalmente dentro d’água e só poderia ser visto/analisado por mergulhadores e, penso, ficaria deselegante e/ou desrespeitoso a presença de mergulhadores junto ao costado de um navio militar sem a devida autorização, principalmente de estrangeiros em relação ao submarino. Na BACS, quando os escafandristas, mergulhadores de combate iriam estar próximo dos submarinos ou do NSS Gastão Moutinho, éramos avisados previamente, até por questões de segurança. Já dei serviço de Contra-Mestre, inclusive a noite, e qualquer movimento estranho na água eu imediatamente verificava e não desejava que fosse um mergulhador porque ninguém deveria… Read more »

daltonl

Guppy…

estando em Norfolk em um pier com submarinos da US Navy proximos
teriamos que nos conformar com as regras deles sem mencionar que
necessariamente não precisaria haver mergulhadores e sim todo tipo
de aparato eletronico para colher imagens e sons.

Pessoalmente acho que não há muito o que se esconder sobre um submarino projetado por um aliado europeu que nem mesmo é do
ultimo modelo.

abraços

GUPPY

Tudo bem Dalton. Tudo que você ponderou tem sentido. Então não tem jeito. Nada é desconhecido e as conhecidas gravações de ruídos são facilmente executadas. Só resta a hipótese da troca de hélices no caso de uma missão de guerra para que o submarino não seja reconhecido por nenhum acervo de ruídos de submarinos.

Abraços

GUPPY

Prezado Dalton, Fiz uma pesquisa em matérias antigas aqui do PN e não consegui encontrar nenhum comentário sobre a troca de hélices quando da preparação de um submarino, notadamente de um SSK, para um exercício com outra marinha. Talvez não tenha sido no PN que eu tenho lido sobre isso. De qualquer forma, na matéria(post) intitulada “Submarino Ticuna participa de operações nos EUA”, de 16/03/09, o comentarista Gaspar, as 15h 13min, pergunta: “a MB não poderia “fraudar” os dados acústicos??? fazer um “barulho” maior nos ruídos do sub só para esse exercício para enganar os gringos??? seria possível fazer isso??”… Read more »

daltonl

Valeu Guppy…

se vc encontrar avise-me pois nunca li nada sobre isso e mesmo que
não seja verdadeiro e/ou possivel, seria ao menos curioso saber de onde
veio tal informação.

abraços

Joker

Admiral Daltonl,

já vi essa mesma informação da troca das hélices de submarinos, foi em um fórum da internet que em um dos tópicos discutia o treinamento de submarinos entre marinhas amigas.

daltonl

Desisto de encontrar a fonte Joker…

já tentei de tudo que foi jeito encontrar na Internet, seja usando hélice, propeller, screw, etc.

Não digo que não exista, afinal vc e o Guppy leram sobre isso, mas
é curioso sem mencionar que o sub precisaria entrar em uma doca
seca antes de exercitar-se com a US Navy ou outra marinha.

Se o objetivo é disfarçar a assinatura por outro lado não se está deixando de emitir som.

Mas se vcs encontrarem a fonte, estou sempre por aqui, as vezes até do trabalho !!! 🙂

abraços