US Navy resgata última seção do USS ‘Guardian’

0

US-Navy-Removes-Final-Hull-Section-of-Ex-Guardian

A Marinha americana e a equipe de resgate a bordo do navio-guindaste M/V Jascon 25 concluíram no último sábado (30) a remoção da seção restante da popa do caça-minas USS Guardian (MCM 5), encalhado no recife de corais de Tubbataha, nas Filipinas. Agora, os esforços se concentram em retirar entulhos menores e avaliar os danos causados ao santuário ecológico onde se localiza o recife de corais.

Desde o encalhe do Guardian, a Marinha veio trabalhando para resgatar qualquer equipamento reaproveitável e remover resíduos de potencial poluente, como produtos derivados de petróleo, além de destroços. Segundo informações da US Navy, não houve vazamento de combustível, e os 15 mil galões foram transferidos do caça-minas logo nos primeiros dias após o acidente.

“Nós continuamos a trabalhar junto com a Marinha e a Guarda Costeira das Filipinas, e com a patrulha do parque ecológico de Tubbataha. Somos muito gratos pelo apoio que recebemos para resgatar o Guardian e minimizar os danos ao recife de corais”, declarou o supervisor da operação de resgate do navio, capitão-de-mar-e-guerra Mark Matthews

Além do navio-guindaste Jascon 25, permanecem no local os navios USNS Safeguard (T-ARS 50), SMIT Borneo, o TrabajadorIntrepid e o Archon Tide para a remoção de destroços e resíduos.

O USS Guardian encalhou no recife de corais de Tubbatha, a 80 milhas da ilha filipina de Palau, em 17 de janeiro deste ano. Após a retirada dos 79 tripulantes a e transferência do combustível, a US Navy decidiu desmantelar o caça-minas e retirá-lo aos pedaços. O Guardian foi descomissionado em março deste ano, e o USS Warrior (MCM 10) será enviado à base da Marinha americana em Sasebo, no Japão, para substituí-lo.

T09805

FONTE: Naval Today (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

 

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments