130222-N-DR144-174

Após a primeira escala no Havaí, o navio de combate litorâneo (LCS) USS Freedom, da Marinha americana, chegou na última quinta-feira (28) à ilha de Guam para um desdobramento de oito meses no Sudeste Asiático.

Essa será a primeira missão do Freedom na área de jurisdcição da 7ª Frota da Marinha americana. Durante a passagem do LCS pela ilha, o navio passará por manutenção e será aberto para visitação, e os tripulantes realizarão trabalhos voluntários com a comunidade local.

A área de atuação da 7ª Frota compreende 48 milhões de milhas quadradas, que vão da Linha Internacional da Data a oeste, até a costa da Índia a leste. O LCS se juntará a um contingente de aproximadamente 100 navios e submarinos que cobrem a região

Durante o desdobramento na Ásia, o USS Freedom participará da International Maritime Defence Exhibition (IMDEX), entre os dias 14 e 16 de maio deste ano, além de manobras.

FONTE: Naval Today (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme Poggio

Podem até não gostar do “quadrado-retângulo”, mas estou adorando a volta da camuflagem naval.

MO

ai DDC, ai sim

joseboscojr

Interessante notar que ele leva dois módulos sup-sup que consta de 2 canhões Mk-46, baseado no canhão Mk-44 de 30 mm.
Tremei inimigos dos americanos!!!
Rsrssss

nunes neto

Lindo navio, gosto do desenho e da camuflagem:)

MO

Arghhhhhhhhhhhh, que mau gosto NN … rsssssss este nem quadrado-retangulo é -eh o verdadeiro quadrado-retangulo-triangulo … kkkkkk

Ivan

Kd as armas deste danado? 🙂

Marcos

Com a justificativa de treinamento conjunto, a verdade é que os EUA estão deslocando para a região da Ásia/Pacifico parte de sua estrutura militar: submarinos, NAes, aeronaves furtivas, bombardeiros estratégicos.
Pode ser que seja só para fazer pressão, mas podem eventualmente estar se preparando para alguma outra operação.

MO

Segundo os caras da USN = LCS = “Little Crappy Ship” = kkkkkkkkkkkkk poe mais quadrado retangulo triangulo que ces vao longe em feiura e …. kkkkk

daltonl

A principal arma do USS Freedom está no mastro…aquela bandeirinha vermelha e branca com estrelinhas.

O navio pode não impressionar mas ele irá incomodar e qualquer problema ele pode chamar os irmãos maiores.

Quando no antigo primário, estudei com garotos que tinham todos nomes de presidentes americanos, Wilson, Jeferson, Lincoln, Washington…este ultimo era o mais novo e franzino e ninguém se metia com ele 🙂

joseboscojr

Se imaginarmos que um destróier atua sobre mais de 10 milhões de quilômetros quadrados e pode atingir qualquer alvo num raio de 1800 km, mesmo tendo em vista que o LCS é de uso bem específico, ele é sim bem desdentado.
Eu acho que falharam em não instalar pelo menos 16 células do Mk-41.

nunes neto

MO,O bichim é bonito admite,ou preferes aquele troço françes (L’Adroit )?Te conforma os desenhos agora são dai para pior!Abçs

MO

Nain, nao aceito isso nunca, prefiro torcer pros mostro aviaozinhum

Joker

MO
vc falando que prefere aviaozinhum? Como assim?

MO

é Jok .. poderia estar roubando, matando .. fazer o que … a vitoria dos quadrados-retangulos -triangulos duplos carpados elevado ao 3 …

Blind Man's Bluff

É incrivel pensar que essa “geringonça” modular irá mesmo substituir os O.H. Perry na função de escolta ASW dos carrier groups. Será que “isso” aguenta?

Ivan

Bosco,

Pelo menos um canhãozinho maior, talvez uma versão mais moderna do Compacto 76 (de 76,2mm de calibre) fabricado sob licença pela FMC-United Defense e/ou BAE Systems (e olha que sou fã do Bofors 57).

No lugar de “16 células do Mk-41” poderia ser 4 (quatro) conjuntos de 4 (quatro) células Mk-57 VLS, como nos Zumwalt. O efeito é o mesmo, mas a distribuição pelo casco pode ser otimizada.

Abç.,
Ivan.

nunes neto

Blind Man’s Bluff , a função dessa “geringonça” não é escolta de carrier groups!

Ivan

Blind Man’s Bluff,

Apesar dos LCS “substituírem” as FFG OHP em número de navios disponíveis para a US Navy, suas missões são diferentes.

Não vejo no futuro nenhum LCS escoltando super carriers ou mesmo forças anfíbias, mas atuando agressivamente no litoral.

Acredito que vai faltar uma escolta ASW mais simples que os Arleigh Burke para a US Navy, com uma Improved OHP. Hoje não tem adversário em alto mar, mas no futuro não muito distante poderá ser desafiada em alguns mares mais fechados e estreitos da Ásia e Oceânia.

Abç.,
Ivan.

Blind Man's Bluff

nunes neto, acredite ou nao, essa sera a funçao da geringonça! com a nova doutrina americana voltada para littoral warfare, as LCS estao substituindo as OH Perry para a funçao ASW, seguindo o pensamento que o inimigo do futuro tera SSKs operando em aguas rasas.

“The Perry-class frigates will eventually be replaced by Littoral Combat Ships by 2019. However the worn out frigates are being retired faster than the LCSs are being built, which may lead to a gap in United States Southern Command mission coverage.”

http://en.wikipedia.org/wiki/Oliver_Hazard_Perry_class_frigate

daltonl

Blind… … os LCSs deverão substituir as FFGs mas também os MCMs e os PCs. “While LCS will fulfill many of the mission sets of the in-service FFGs, PCs, and MCMs, it is not intended to be a one-for-one replacement. However, we expect the introduction of each successive LCS and MP increment to fill the gaps resulting from ship decomm’s. I’d add that even in the initial Mission Package increments, the capability delivered is equal to or better than that associated with the FFGs, PCs, and MCMs.” Recentemente vc deve ter lido o trabalho que dá enviar MCMs de San… Read more »

MO

Ow Dalton, meio carinho este brinquedo pra fazer eventual papel de PC (pela transcrito abaixo nem tão eventual assim no futuro) né …, sem contar no noh que dara aos sapienciencias a favor de ICBM´s vls em PC´s … kkkkk

Blind Man's Bluff

Correto e o pior de tudo é que as LCS não são multifunção como acredita-se. Elas são modulares e por isso compativeis com diversos sistemas para diferentes funções, porem nao podem fazer de tudo sempre como uma fragata multifunçao e de preço similar.

nunes neto

Blind Man’s Bluff, valeu pela correção, para mim as escoltas ainda seriam por muito tempo as AB bloco III, e as LCS teriam uma função secundária,como uma corveta 🙁

MO

DEsculpe se nao entendi nada, mas tem gente que acha que LCS eh tremendo nave de combate ? é isso ?? os USN (Homens) falam que ele nao servem pra nada … que sao porcaria (Eu acrescentaria feios pra carai tbm) … a que conclusao vcs vao querer chegar ???

daltonl

Nunes…

não existem “AB bloco III” e por enquanto não se sabe nem como serão e se de fato serão construidas, por enquanto a idéia é investir nos AB IIA
dos quais 9 unidades deverão ser construidas antes do fim da década.

abs

nunes neto

daltonl,o que eu tinha na mente, era que existiam 3 versões e a mais recente seria a Flight III (DDG-51 seria entregue em 2016,o projeto conceitual existe,pelo menos na net, e que seriam algo como 24, a serem construidas entre 2016 e 2035),mais como minha memória é uma m….. e assuntos de defesa são apenas um passa tempo vicioso para mim,há grandes chances d´eu ter lido que estavam pensando em construir,mas que nada saiu até hoje do papel.Abçs

daltonl

Nunes… as tres versões são Flight I, Flight II e Flight IIA esta ultima com dois hangares e ligeiramente maior. A sua memoria não é ruim não, vc leu corretamente, o que aconteceu é que as coisas mudaram de alguns anos para trás. O proximo AB que já tem nome inclusive, será o futuro USS John Finn, DDG 113 um Flight IIA que deverá ser comissionado em 2016 e assim deverão ser os proximos 8, até o DDG 120. O DDG 121 deverá ser uma unidade transacional e então o seguinte, o DDG 122 este sim poderá vir a ser… Read more »

Fabio ASC

caro daltonl, fugindo um pouco do tópico….. Sei sua resposta técnica de antemão, mas gostaria de uma “mais simples”: qual será na verdade a diferença entre o F IIA e um Ticonderoga? Ou seja, pra mim o F IIA e um possível F III estão mais para Cruisers que para Destroyers. Estou muito errado?

MO, já te falei outras vezes, esses quadrados-retângulos-triângulos, oficialmente chamados de Ugly QRT Class (sim oficialmente, duvidam 🙁 vão logo logo conseguir voar, e vc vai ter “que engolir’ os novos avinhonzinhus zãos…. kkkkkk

MO

Por deslocamento “classico” do pseudo padroes atuais e até da IIGM and deste meio tempo ate agora, sim, seriam CL´s nas antiga e CG´s hoje, apesar de (questão pessoal) eles tem cara de CT mesmo, ao passo que o Ticonderoga não, tem cara de CG mesmo

MO

eh ja começou ne tanto que porra eh essa de FLIGHT ???????????? CT nao avoa e nem eh aviaozinhum, mas os cara deram um jeito de avacalhar o negocio …… os aviaozinhum tao dominando o mundo !!!!!

daltonl

Oi Fabio… vc não está errado até porque cada marinha tem opinião própria, veja por exemplo os franceses. Suas FREMM e mesmo as Horizon que são até maiores são denominadas de fragatas e possuem o indicativo “D” no casco e eles reservam o indicativo “F” para as La Fayettes. No caso da US Navy, os cruzadores ainda tem um pouco mais de espaço afinal eles possuem aquela grande superestrutura de aluminio, enquanto os Burkes tem mais aço que é mais pesado. Os cruzadores também possuem maior poder de fogo com 122 silos contra 90/96 e um canhão a mais, mas… Read more »

Guilherme Poggio

veja por exemplo os franceses. Suas FREMM e mesmo as Horizon que são até maiores são denominadas de fragatas e possuem o indicativo “D” no casco e eles reservam o indicativo “F” para as La Fayettes. Caro Dalton, A Marinha da França possui uma estrutura diferente de outras marinhas ocidentais e, muitas vezes, mal compreendida. Lá se faz distinção entre diferentes tipos de fragatas, coisa que muitas outras marinhas ocidentais não fazem. Também na França emprega-se o termo “aviso”, pouco comum por aí e bem diferente do que nós chamamos de aviso. Para eles o aviso é uma fragata leve,… Read more »

MO

sim o Aviso francelico se equiparava ou o mais proximo disto com nossos ex avisos oceanicos Cannon

daltonl

MO…

os PCs estão lá no Golfo Pérsico agora, teoricamente sob grande ameaça, então é melhor ter algo maior por lá e um LCS teoricamente pode fazer mais contra aqueles speedboats iranianos, mas, não apenas isso, pois minas e submarinos fazem parte do cardápio também.

Provavelmente apenas 24 serão cosntruidos e a US Navy eventualmente terá que seguir um novo rumo daqui para a frente, mas,
o LCS não será de todo inutil assim como as Perry não foram.

grande abraço

MO

Sim, quanto a Perry, nao descuto, sempre gostei delas e vc me alertou para um TO que tinha esquecido = o Persico, sim la eles se encaixam, estava pensando sempre em mar aberto / aguas oceanicas

daltonl

Sim Poggio…estava referindo-me mais ao indicativo visual pois apesar da letra “D” não são chamados de contre-torpilleurs e sim frégates mas os franceses também utilizaram o “C” para cruzador até o Colbert ser descomissionado no inicio dos anos 90, então eles usam o indicativo “D” para suas fragatas maiores e “F” para as La Fayette, Floreal e também para os “Avisos”.

abraços

GUPPY

Em importância, a ilha de Guam está me lembrando a de Midway no início da IIWW.

daltonl

Comparação válida Guppy ainda mais no inicio da II GM como vc mesmo escreveu. Guam é bem maior do que Midway, lar permanente de 3 SSNs e há possibilidade de que mais possam ser baseados lá no futuro. Os 2 SSGNs baseados na costa oeste usam Guam para troca de tripulações, manutenção e mesmo embarque de misseis tomahawks enquanto em suas patrulhas. Navios de superficie incluindo NAes visitam Guam oferecendo alguns dias de descanso às suas tripulações. Também milhares de fuzileiros estarão deixando o Japão à caminho de Guam nos proximos anos e as instalações aero-portuarias entre outras também estão… Read more »

GUPPY

Ok, Dalton. Claro que o investimento estrutural em Guam é, comparativamente, muito superior do que em Midway, até porque esta era um atol com apenas duas minúsculas ilhas e uma laguna que pouco facilitavam maiores instalações, como um dique seco por exemplo.
Muito bom você ter enriquecido nossos conhecimentos ao informar como Guam está sendo utilizada pelos americanos. Deve ser uma base imponente. Vou tentar visualizá-la no Googleearth.

Abraços

GUPPY

Off-topic… Prezado MO, Quando você escreve “Quadrado-Retângulo” eu gosto, já que todo quadrado realmente é um retângulo, embora nem todo retângulo seja um quadrado. O que você me deixa intrigado é quando você fala(escreve) “Quadrado-Retângulo-Triângulo”. Aí você me deixa “na onça”, porque embora existam triângulos retângulos, não existem retângulos triângulos. Bom, quando vou dar aulas de Geometria e preciso recordar classificações de triângulos (lembro que os triângulos possuem duas classificações distintas: quanto aos lados(equilátero, isósceles e escaleno) e quanto aos ângulos internos(acutângulo, RETÂNGULO e obtusângulo)), e lembrar também classificações de quadriláteros(um quadrado é ao mesmo tempo um paralelogramo, um losango… Read more »

MO

Er Guppy, se eu entendi vc ta preucupado com alguem se confundir ???? os tipos (não classes) uglys quadrado retangulos Trianguloa UQRT são improved feiura dos QR~, se vcs olhar oaquele LCS esta obvio o pq do triangulo adicionado, mas tem problema nao, baste vc colocar no adendo pros alunios que o MO é zé maneh mesmo e nao leva-lo a serio e que infelizmente pros eventuais estudantes provisticos ele (Eu) apesar de odiar estes navios adoorou o UQRT ou Improved QR . obviamente e claramente entendendo seu ponto de vista considerando que para se prepararem para prova não é… Read more »

Ivan

Como não poderia faltar, o mapa:
http://www.operationworld.org/files/ow/maps/lginset/guam-LMAP-md.png

Guam é aquele pontinho a leste das Filipinas.

GUPPY

Prezado Ivan, Estava mesmo faltando o mapa. Thanks. Prezado MO, Claro que o seu “Quadrado-Retângulo-Triângulo” cai bem quando você usa tanto é assim que outros comentaristas também tem usado inclusive eu. O design destes são tão chocantes que nós (você e eu) nunca vamos nos acostumar. A comparação com os Destroyers (bico finos), Cruzadores (C11, C12), etc, é inevitável. Agora, pra gente avacalhar de vez com essas feiuras modernas, lembro que além de quadrados-retângulos-triângulos eles também são trapézios(veja as duas faces acima do convés e por ante a ré do canhão) e mais, como escrevi no comment anterior, todo quadrado… Read more »