Austrália almeja exercícios navais com China e EUA

0

244326-gillard-china

Em declaração feita hoje durante o Fórum de Economia e Comércio Austrália-China, em Pequim, a primeira ministra australiana, Julia Gillard, espera que o país realize exercícios trilaterais com a China e os Estados Unidos no futuro.

Atualmente, a Austrália busca uma nova parceria estratégica com a maior economia da Ásia. A ministra declarou durante o fórum que o país procura mais cooperação com a China nas áreas de energia renovável e controle de emissão de poluentes.

Gillard também disse que há grande possibilidade de a colaboração entre os dois países na área de defesa se tornar mais firme, e que os laços trariam estabilidade à área do Pacífico. As últimas manobras navais envolvendo China e Austrália foram há três anos. “Com o tempo, gostaríamos de ampliar [a cooperação] para realizar exercícios navais trilaterais que incluam os Estados Unidos”, explicou a ministra. A Austrália vem se colocando como aliada mais forte dos EUA na região da Ásia-Pacífico, ao mesmo tempo em que busca firmar laços na área de defesa com a China.

Ainda nesta semana, os dois países iniciarão trocas comerciais e financeiras diretamente entre as moedas locais. A ministra Gillard anunciou que os a nova estrutura de parceria entre Austrália e China será divulgada após reunião com o premiê chinês, Li Keqiang.

FONTE: REUTERS (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments