071712_hn_iran_640

vinheta-clipping-navalLONDRES – O Irã está armazenando milhões de barris de petróleo em navios ancorados em suas águas territoriais, enquanto o governo do país enfrenta dificuldades para exportar em função das sanções ocidentais, disseram fontes do setor de transporte marítimo.

As receitas do Irã com o petróleo caíram cerca de 50 por cento desde o ano passado, quando os Estados Unidos e a União Europeia impuseram pesadas sanções, prejudicando os negócios do país e reduzindo o padrão de vida dos cidadãos comuns.

“Não há dúvida de que há mais navios petroleiros iranianos sendo usados como armazenagem flutuante no momento do outro lado do Golfo e o sentimento é de que isso deve aumentar”, disse uma fonte do setor de transporte marítimo na Europa com conhecimento do movimento de petroleiros.

“O embargo está causando problemas e tem conversas sobre tentativas do Irã de se desfazer de cargas com preços reduzidos.”

As fontes do setor marítimo deram estimativas variadas sobre quanto petróleo o Irã está guardando no mar, mas todos disseram que o volume aumentou.

Dados da consultoria de inteligência marítima IHS Fairplay apontam que 10 grandes navios petroleiros do Irã, com capacidade de carregar 2 milhões de barris cada um, estão armazenando petróleo, junto com um navio menor com capacidade de 1 milhão de barris.

Os dados mostraram que outros dois super petroleiros também podem estar sendo usados como armazenagem flutuante, baseado no longo período em que estão ancorados, elevando o volume total a 25 milhões de barris guardados em navios.

“Parece que há mais embarcações do que havia quatro meses atrás” disse Richard Hurley, um analista sênior da IHS Fairplay.

FONTE: Reuters; Reportagem de Jonathan Saul, com reportagem adicional de Daniel Fineren em Dubai – via Portos e Navios

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments