Natal recebe Grupo-Tarefa da Tropicalex 2013

1

Corveta_Barroso_Porto_Natal

A Marinha do Brasil está realizando, no período de 2 a 27 de maio, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro-RJ e Natal-RN, a Operação TROPICALEX-2013, com visitas aos portos de Natal-RN, Cabedelo-PB e Salvador-BA. A Fragata “Liberal” e a Corveta “Barroso”, participantes da Operação,  atracam em Natal nesta sexta-feira (10), às 9 horas, e estarão abertos à visitação pública neste sábado e domingo, entre 14h e 17h, no Porto de Natal.

Nessa Operação estão sendo executados exercícios no mar tais como: transferência de óleo no mar, proteção de navio-plataforma nas águas jurisdicionais brasileiras, exercício de tiro sobre alvo e, adicionalmente, serão conduzidas, ainda, atividades de patrulha naval nas proximidades da Bacia Petrolífera de Campos. Os exercícios visam à manutenção do nível de adestramento dos meios da Esquadra e a vigilância da Amazônia Azul (mar). 

O Comando do Grupo Tarefa da Operação TROPICALEX-2013 está sendo exercido pelo Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Flávio Soares Ferreira, a bordo da Fragata “Liberal”, de onde estão sendo coordenados e conduzidos os exercícios para os meios navais e aeronavais participantes. Também participam do exercício o Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Sergio Roberto Fernandes dos Santos e o Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Paulo Cesar Mendes Biasoli, embarcado na Corveta “Barroso”. 

Na Operação estão envolvidos os seguintes meios: Fragata “Liberal”; Navio-Tanque “Marajó”; Corveta “Barroso”; Aeronave AH-11A – Super Lynx (Helicóptero de Esclarecimento e Ataque); e 1 Aeronave UH-13 – (Helicóptero Esquilo de Emprego Geral), com o apoio do Navio-Patrulha “Gurupi” , do Comando do 1º Distrito Naval; do Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, do Comando do 1º Distrito Naval; do Navio-Patrulha “Guaratuba”, do Comando do 2º Distrito Naval; do Navio-Patrulha “Guaíba”, do Comando do 3º Distrito Naval; Submarinos “Timbira”  e “Tikuna”, do Comando da Força de Submarinos; Aeronaves AF-1 – Skyhawk, do Comando da Força Aeronaval; e Aeronaves P-3 AM, P-95 e A-1, da Força Aérea Brasileira.

Dando continuidade à operação, o GT seguirá para Salvador-BA, com previsão de  atracação no porto de Salvador-BA para o dia 17 de maio. No dia 19 de maio o GT suspenderá com destino ao Rio de Janeiro, onde, ao encerramento da operação, os navios atracarão no dia 27 de maio.

FONTE: Comsoc 3ºDN

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

A Barroso tá bem na foto. É uma bela embarcação.

É mais fácil o BNDES financiar plantação de maconha no Paraguai, refino de cocaína na Bolívia, petróleo e corrupção na Venezuela, produção de charutos em Cuba, mas esse banco ideologicamente miserável não é capaz de financiar a construção de umas 5 Barrosos em território nacional, e, é claro, na esperança de 5 outras mais robustas de estaleiros estrangeiros…

E O “TEXUGO” SÓ FICA DE BLÁ, BLÁ, BLÁ…