AMRJ lança a 4ª Embarcação de Desembarque de Viaturas e Materiais – CASCO 132

6

1

vinheta-clipping-navalO Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro (ARMJ) lançou, em 10 de maio, a 4ª Embarcação de Desembarque de Viaturas e Materiais (EDVM) “Comandatuba – Casco 132”. A preparação para o evento incluiu a inspeção de verificação de estanqueidade e a movimentação e instalação de uma rampa de acesso ao Cais Sul, onde será realizada a conclusão da obra e os testes dos sistemas da embarcação.

As EDVM utilizadas pelas Forças Anfíbias, são transportadas em Navios de Desembarque-Doca e empregadas no transporte de tropas e equipamentos entre navio e terra, em operações com mergulhadores de combate, no recolhimento de náufragos, no reparo de outras embarcações e no apoio a navios em operações de salvamento.

O Casco 132 possui 21,81m de comprimento, 6,39m de boca moldada, calado carregado de 1,4m e capacidade para transportar 72 toneladas de carga.  Pode ser também aplicado no transporte de até 80 homens e 32 toneladas de carga.

O projeto básico destas embarcações, elaborado pelo Centro de Projetos de Navios, foi desenvolvido integralmente no Sistema FORAN utilizado para a preparação de projetos de construção naval, proporcionando solução integrada para o desenho completo da embarcação, incluindo a definição do casco, cálculos de arquitetura naval, outfiting, estrutura e eletricidade. Todo o projeto de detalhamento e a construção foram realizados pelo AMRJ, marcando a consolidação do processo de retomada da construção naval militar no Arsenal de Marinha.

FONTE: Nomar

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Juarez

Que mal eu pergunte: Em que navio vão transportar ou operar esta EDVM, porque o Ceará ainda está na UTI pós operatória, o Rio de Janeiro pegou o boné e aí Jose????

Grande abraço

PS Por favor se alguém for responder que no “END” ou no “Livro Branco” consta que blá blá, poupem a todos aqui….

Victor Xavier

casco de número 132.. significa que temos já 121 embarcações desse tipo?

MO

nao, 132 cascos construidos, fyg a Leo Pirata foi o 71

Victor Xavier

131.. alias… ?

Fernando "Nunão" De Martini

O casco número 1 do AMRJ (então Diretoria de Obras do Novo Arsenal de Marinha da Ilha das Cobras) foi o monitor Parnaíba, iniciado em 11 de junho de 1936.

Evidentemente, nesse número de 132 estão diversas embarcações pequenas construídas nesses quase 80 anos de atividade – embora eu ache que obras canceladas ou não concluídas também façam parte da numeração, caso do Navio de Patrulha Fluvial Porto Esperança, que segundo o ngb recebeu o número 113 mas não vingou, em meados da década de 1980.

Fernando "Nunão" De Martini

O próprio Dique Flutuante Almirante Schieck, que aparece ao fundo na foto e foi construído no AMRJ, deve fazer parte dessa lista de 132 cascos.