north-korea-missile-test

A Coreia do Norte disparou nesta segunda-feira (20) o quinto míssil de curto alcance em direção ao Mar do Japão. O teste de fogo é o mais recente dos ocorridos ao longo dos últimos três dias, e contraria diretamente os avisos dados pelo chefe da ONU, Ban Ki-Moon e líderes da Coreia do Sul.

Os disparos foram confirmados por um porta-voz do Estado Maior sul-coreano. Esse tipo de teste não é incomum, mas gera receio por acontecer logo após um pico de instabilidade e atritos militares na Península da Coreia, desencadeados pelo teste de armas nucleares relizado pelo Norte em fevereiro deste ano.

Horas após os testes desta segunda, Pyongyang divulgou comunicado oficial rejeitando veementemente críticas e acusações de que o lançamento dos mísseis foi uma tentativa deliberada de causar novos atritos na região: “implicâncias maldosas com nossos testes de fogo são um desafio inaceitável e uma provocação infundada”, diz trecho do comunicado. A Coreia do Norte disparou três mísseis de curto alcance no último sábado, e mais um no domingo.

A Coreia do Sul, por sua vez, classificou os testes como “deploráveis”, enquanto o chefe das Nações Unidas, Ban Ki-moon, insistiu para que o Norte tome uma postura mais contida. “É hora de eles retomarem o diálogo e suavizar as tensões”, declarou ontem, em visita a Moscou.

Pyongyang argumenta que a verdadeira provocação veio do Sul e dos Estados Unidos, que realizaram manobras de pequeno e grande porte entre março e maio deste ano – os exercícios Foal Eagle. As atividades dos dois países incluíram voos de bombardeiros B-52, capaz de transportar armas atômicas, e a participação do porta-aviões de propulsão nuclear USS Nimitz.

Após os disparos desta segunda-feira, Kim Jang-Soo, conselheiro de segurança da presidente sul-coreana, Park, Geun-Hye, insistiu para que Pyongyang não realize mais exercícios desse tipo: “Seja um teste militar, ou uma demonstração de força, o Norte não deve mais agir de modo a criar atritos”, declarou.

A Coreia do Norte chegou a se preparar para testes de fogo com mísseis de médio alcance, mas órgãos de inteligência dos Estados Unidos afirmam que as plataformas de lançamento foram removidas do litoral do país no começo de maio.

A desavença mais significativa dos últimos meses entre as duas Coreias foi a desativação mútua do parque industrial conjunto de Kaesong, a 10 quilômetros da zona desmilitarizada entre os dois países e dentro do território norte-coreano.

Inaugurado em 2004 como um raro símbolo de cooperação entre os dois países, Kaesong passou incólume por outros picos de tensão na península. Porém, em abril passado, o governo do Norte ordenou que todos os 53 mil trabalhadores empregados em 123 empresas sul-coreanas não comparecessem ao expediente. Em resposta, o Sul retirou seu contingente logo depois.

A Coreia do Sul propôs diálogos formais sobre a recuperação de estoques de matérias-primas e bens deixados no local pela empresas, mas o Norte sugeriu hoje que as conversas devem se concentrar no futuro do parque industrial como um todo: “mais importante do que remover os bens produzidos é a questão do colapso ou não do complexo”, declarou um porta-voz da parte norte-coreana da administração de Kaesong. Nenhum dos países decretou o fechamento oficial do parque, e Seul ainda abastece a região com o mínimo de energia elétrica.

Donos das empresas localizadas em Kaesong alegam que foram vítimas das rusgas entre Seul e Pyongyang. De acordo com comunicado divulgado por uma entidade representativa dos empresários da região, “empreendedores e companhias estão sendo esmagados por esses embates emotivos entre os governos de ambas as Coreias”. Cerca de 200 presidentes e gerentes de empresas encaminharam pedido formal para visitar o parque industrial, mas o Ministério da Unificação sul-coreano alegou que Norte precisa concordar em abrir canais de diálogo.

FONTE: AFP via Channel New Asia (tradução e adaptação via Poder Naval a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner

Concordo que o governo norte coreano é idiota, mas a ONU é hipócrita, mais uma vez, subserviente aos ditames do Império : pq ela não classificou os exercícios navais entre Coréia do Sul e USA como provocação e agora classifica uns misseis de nada de provocação ?? Que hipocrisia. Tratem os dois como iguais. O Baa ki Mongo não passa de um fantoche posto lá pelo Bush para assegurar os interesses do Império e de seus estados asseclas. Covarde, hipócrita, vendido, boca mole. Na hora de falar fica de bii bii bii ki kii kiii … Tal como a ONU.… Read more »

CHUCK

Falou tudo Wagner (:

Dalton

Os “exercícios navais” são anuais e realizados há muitos e muitos anos e são agendados previamente e a Coréia do Norte sabe disso apenas gosta de tumultuar e “gabar-se” de que apenas suas armas atômicas impedem uma invasão americana…como se houvesse algum interesse em invadir
aquela terra esquecida por Deus.

joseboscojr

E se a China não faz com a CN o que os EUA faz com a CS não é culpa dos americanos nem da ONU.

Vader

Latidos do cachorrinho comunista. Não tem culhões para atacar de verdade e cada vez fica mais claro que o governo da CN age para impressionar seu público interno. O que não vai evitar que sua população morra de fome. Na verdade, acho que a grande culpada desse estado de coisas é a China. Não fossem os chineses e esse regime caquético já teria acabado, implodido por dentro. Que o sangue do povo norte-coreano caia sobre as cabeças dos chinas. EUA e CS só tem que esperar o regime cair por si mesmo. Não se negocia com escroques comunistas. Que morram… Read more »

andre

Foi como o governo chines falo a coreia do norte so que apenas bagunça a economia ocidental

Guizmo

A Coreia do Norte rivaliza com o Irã em piada pronta…….

MOSilva

Olá. A Coreia do Norte está buscando a sua “inserção” no mundo, sem perder a própria identidade nacional. Se isso é bom ou ruim, é difícil dizer sem ser envolvido por qualquer viés filosófico/político. Vejo que eles estão pedindo ajuda, mas de uma forma que não agrada algumas nações poderosas (EUA, China, Japão, para ficar no mais óbvio). É um pedido do tipo “eu existo, logo tenho direitos iguais a qualquer nação”. É fácil dizer que as duas Coreias deveriam se unir. Mas quando perguntas como “Quem vai pagar a conta da união?” ou “Qual será o regime político/partidário do… Read more »

REQUENA

Esqueceram do menino maluquinho e ele resolveu fazer um pouco de barulho para ser lembrado… 🙂

Jeca Tatu

É isso ai meus senhores…quem pode…PODE…quem não pode…SE SACODE….HAHAHAHAHA(RISOS MALEFICOS)….

Jeca Tatu

por isso que não querem submarino nuclear aqui…..rs….por isso o loBBBy todo……como diz o ditado…..Um idiota nunca aproveita a oportunidade……Na verdade muitas vezes o idiota é oportunidade que os outros aproveitam………….rs…

Enquanto te exploram……..Tu grita gooooollll…………

Ivan

Pyongyang está jogando para o público interno, pois na medida em que o isolamento forçado permanece e as pessoas comuns começam a ter informações do mundo via fronteira com a China (por incrível que pareça) o risco de uma revolta aumenta.

O sonho da cúpula sanguinária da Coreia do Norte é tomar um bombardeiro aéreo “cirurgico”. Os alvos atingindos poderiam ser substituídos com o tempo que ganhariam usando como propaganda uma eventual agressão do sul apoiada pelos Yankees.

Sds.,
Ivan.

Ivan

Wagenr,

Sim, a ONU é hipócrita, como a maioria dos órgão políticos colegiados que tem que atender a vários senhores.

Mas não vejo a ONU “subserviente aos ditames” de nenhum império específico. Por outro lado é limitada por qualquer um dos “impérios” com assento permanente no Conselho de Segurança, os 5 (cinco) nucleares:
China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia.

Sds.,
Ivan.

sub-urbano

A ONU é hipócrita sim, mas isso tem explicação, 22% da receita da ONU é custeada pelo EUA.

Não existe país bonzinho nem país malvado, só há interesses. Se hipoteticamente o comunismo desse certo e o bloco ocidental tivesse ruído, veríamos coisa parecida no ocidente, só que a maneira “democrática” com estado de sítio decretado e pessoas sendo presas nas ruas.

Diego Képler

Parabéns a Coreia do Norte ao menos tem bomba atômica pra reclamar, defender, e nós? Nada, cada dia creio mais que o assento no CS só venha com a bomba e uma imposição brasileira no mundo. E com certeza a ONU é subserviente americana só não vê quem não quer, os _________________

COMENTÁRIO EDITADO. RESPEITE OS DEMAIS COMENTARISTAS!

joseboscojr

Diego, Mas nós precisamos nos defender de quem mesmo? Tirando o imaginário ataque yanque quem mais vai nos atacar ? Infelizmente a bomba atômica não resolve pra acabar com os inimigos do país. Pra nós basta instituir o velho tiro na nuca ou o velho “el paredón” mas esperar que isso ocorra no Brasil do relativismo, do direito adquirido e da legalidade acima da moralidade é impossível e pra tática diversionista os exploradores da nação usam a velha estória do inimigo externo, vide Malvinas. Se a “bomba” resolvesse as ameaças do país temo que teria que ser lançada em território… Read more »

joseboscojr

E ainda bem que a ONU é subserviente aos EUA. Melhor uma tuberculose que um câncer.
Já imaginou se fosse subserviente à CN ou aos Talibãs?

joseboscojr

Na política, seja local, estadual, nacional, regional ou mundial, não há vácuo de poder e influência. Não fosse os EUA a “mandar” na ONU seria outra potência. E sempre o status quo vigente seja em que nível for irá ter quem apoia e quem condena. No caso, os que condenam a influência americana na ONU aplaudem a influência de Chaves (finado) e de Fidel (quase) na AL e bate palminha pro Brasil e sua nova ética. Ou seja, não há certo nem errado na política, já que depende da visão de quem a observa. Fosse a Rússia ou a China… Read more »

Wagner

Aí é que está, ninguem deveria mandar na ONU. Ela deveria ser ” independente” e com representatividade de interesses iguais. Eu nao estou defendendo a subordinação da ONu a CN ou China, eu acho que ela deve ser coerente e não se subordinar a ninguém. Não era essa a idéia ? naçõeS UnidaS ?? sem essa de que aah melhor os yankees que os chineses. Se for assim nosso planeta NUNCA vai melhorar. A ONU tem que ser DE TODOS PARA TODOS. Se não que se imploda aquele prédio em NY e pronto. Tem gente aqui fazendo igual a campanha… Read more »

joseboscojr

Wagner,
Fazemos leitura diferente do mundo e eu não me vejo ou ao Brasil como escravos de nenhuma potência estrangeira, se somos escravos o somos de nosso baixo nível intelectual e moral.
Infelizmente discursos idealistas como o seu já não me comovem. Sou bem velho pra saber o que acontece quando idealistas estão no poder.
Prefiro ainda a tuberculose ao câncer já que tenho plena consciência que a saúde plena não existe no mundo real e não me dou mais o direito de viver num mundo de faz de contas.

William

Como costumo dizer, se eu disser que confio nos americanos seria mentira minha, mas tenho mais preocupação com China e afins do que com eles… pelo menos são ocidentais e pensam ‘relativamente’ como pensamos (excetuando o funk, que é coisa nossa e ninguém tasca). Como o colega Bosco disse, não há vácuo de poder e influência… o risco seria iminente para este lado do globo se o oriente mandasse geral…. já teríamos virado refeição faz tempo. Ruim com eles, pior sem eles. Agora, com relação à minha amada nação… não podemos reclamar daquilo que temos plantado. Diego Képler disse: 21… Read more »

colombelli

Wilian, a situação é o contrário. O Brasil não so não tem nada “escondido” como a realidade da defesa é ainda pior do que parece. Quem esta na caserna ou tem ligações com ela sabe bem disso. So par ti ter uma idéia, os estoques de munição do EB so terão o mínimo essencial, se tudo der certo, em 2015. Estamos mais frágeis do que parece. Mas concordo contigo, hoje o expancionismo chinês é mais perigoso do que qualquer hipótese de invasão extrangeira por uma coalisão chefiada pelos EUA. Ainda a propósito das opiniões veiculadas por alguns, os EUA, e… Read more »

William

colombelli disse: 22 de maio de 2013 às 0:20 Colega Colombelli, eu sou um cara da área de TI… minha vida é baseada em fatos, não em conjecturas e quando me pego ‘achando’ as coisas é terrível, mas esta é a realidade, infelizmente. Eu não gostaria de acreditar que nossas forças são como tudo o mais no país… agente conjectura isto e aquilo mas no fundo temos certeza que a regra também se cumpre com relação às nossas forças… ou seja, primeiro deixamos o ladrão entrar pra depois tomar uma providência… ou aquela velha estória… seguro pra que? até que… Read more »

Vader

Diego Képler disse:
21 de maio de 2013 às 12:03

L I X O !!!!

Vader

Ah, esqueci:

Pftui, pftui, cosp, cosp.

Eca.

🙂

NOTA DOS EDITORES: FAVOR MANTEREM O RESPEITO E DISCUTIR SEM RESPONDER NEM INSTIGAR MAIS PROVOCAÇÕES

Diego Képler

Eu queria acreditar que o EB tem cartas nas mangas, mas acho pouco provável uma tecnologia melhor escondida, a verdade é que nem o ministro da defesa sabe dos documentos secretos direito (pelo que deu a entender na entrevista da redetv) os generais escondem as coisas. No conceito da ONU quando falo que os yankes não deveriam mandar, coloco o pé e não tiro. Não deveria ter a panelinha do CS dizendo o que deve acontecer com o mundo, e sim o mundo todo. Tenho um pouco de medo da China mas negar que ela é o país do futuro… Read more »

Diego Képler

Vader comentarista que acredita em star wars vive no mundo da lua. Que pena do ________________

Eca!
🙂

COMENTÁRIO EDITADO. RESPEITE OS DEMAIS COMENTARISTAS! FAÇA SEUS COMENTÁRIOS MANTENDO A BOA EDUCAÇÃO E CONVIVÊNCIA!

Colombelli

Willian compreendo perfeitamente o seu desabafo e compartilho com a preocupação pra ao futuro longuinquo, onde a sorte as as circustâncias que nos tem mantido longe de um conflito possam não mais existir. Mas lhe afianço que, como ocorre com quase todas as nações, o Brasil na pratica, em termos de defesa, tem até menos do que aparenta. Não é algo alarmante, mas é um aspecto que temos de levar em conta quando avaliamos nossas potencialidades. Para se ter um paradigma veja-se o que a Argentina, a então melhor força armada da AL, levou dos britânicos. Hoje as proporções não… Read more »