1

vinheta-clipping-navalNo dia 10 de maio, foi realizada no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém, Pará, a cerimônia de inauguração do Centro de Simuladores de Navios “Capitão-de-Longo-Curso José Jacaúna Sales”.

O Centro de Simuladores foi concebido dentro dos mais altos padrões tecnológicos e inclui modelos de navios, de portos nacionais e estrangeiros, além de permitir a modelagem de cenários e navios pelo próprio usuário. Ele é composto por três sistemas: o Sistema I, utilizado para treinamento avançado da tripulação; o Sistema II, utilizado para treinamento avançado individual; e o Sistema III, utilizado para treinamento básico.

O Sistema I conta com um passadiço do tipo “Full-Mission” e seis passadiços auxiliares. Os Sistemas II e III são compostos de 12 cabines individuais, onde são possíveis diversas simulações de atracação, desatracação, comunicações, manobras de navios, operações de emergência, posicionamento dinâmico, navegação por cartas eletrônicas, dentre outras.

O nome do Centro de Simuladores de Navios é uma homenagem ao Capitão-de-Longo-Curso (CLC) Jacaúna, que dedicou os últimos anos de sua vida ao Ensino Profissional Marítimo, como professor do CIABA.

A cerimônia de inauguração foi presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Luiz Fernando Palmer Fonseca, e contou com a presença do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Ademir Sobrinho; do Gerente Técnico do Projeto do Simulador de Passadiço, Professor Paulo Vítor Zigmantas; do Gerente Executivo de Transporte Marítimo da TRANSPETRO, Júlio Cezar da Costa Muniz; da esposa e filha do CLC Jacaúna, Maria Benedita Costa Sales e Maria Cristina Sales, respectivamente; de autoridades civis e militares; e representantes da comunidade marítima local e da Sociedade Amigos da Marinha – Pará.

FONTE: Nomar

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments