Navio-Patrulha ‘Macau’ será transferido para o Setor Operativo da Marinha do Brasil

63

NPa_Macau

No dia 31 de maio, às 10h30, na Base Naval de Natal, será transferido para o Setor Operativo da Marinha do Brasil (MB), o Navio-Patrulha (NPa) de 500t “Macau”. Em cerimônia presidida pelo Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos, o evento consolida a capacidade operacional do navio para atuar na Esquadra da MB, mais especificamente na área do Comando do 3º Distrito Naval, ficando sediado em Natal (RN).

Sua construção faz parte de um estudo realizado pela Marinha, em novembro de 2005, para a construção de uma nova classe de NPa que realiza, prioritariamente, apoio à fiscalização das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), atividade de patrulha, inspeção naval e salvaguarda da vida humana no mar, contribuindo para a segurança do tráfego marítimo nacional e defesa dos interesses estratégicos do Brasil, atuando, principalmente, na proteção da “Amazônia Azul”.

Construído pelo estaleiro Indústria Naval do Ceará (INACE), após contrato assinado com a Diretoria de Engenharia Naval, o Navio-Patrulha “Macau” recebeu este nome em homenagem à cidade do litoral potiguar, famosa por suas salinas e pela produção de petróleo. A embarcação teve sua construção iniciada em 2007 e foi entregue à MB em 2010, sendo o segundo de uma nova classe de Navios-Patrulha em construção, a classe “Macaé”. Em seu projeto foi utilizado o modelo do Navio-Patrulha francês Classe Vigilante 400 CL54, que foi alterado e aperfeiçoado, incorporando desenvolvimentos tecnológicos e melhorias no desempenho do navio.

Características do Navio:
Comprimento total: 55,6 m
Boca máxima:8,0 m
Calado máximo:2,5 m
Deslocamento:500 t
Sistema de propulsão: 2 MCP MTU 16V 4000 M90
Geração de energia: 3 Grupos diesel-geradores MTU
Velocidade máxima:21 nós
Raio de ação a 15 nós: 2.500 MN
Autonomia:10 dias
Armamento:
01 Canhão 40mm L70 (AOS)
02 Metralhadoras 20mm GAM B01-2
Operações Aéreas:
Capacidade de operar com aeronaves no recebimento de cargas e de pessoal

FONTE: Com3ºDN

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
lord56

Senhores, perdoem a dúvida (sou um leigo interessado no assunto) mas esse canhão de 40mm tem mais poder de fogo que o canhão dos NPaOc classe Amazonas?

MO

Sim tem nominal, mas para função determinada e prevista o efeito é praticamente o mesmo

Celso

MO Concordo c sua opiniao, porem nao da para comparar alhos c bugalhos…………..uma arma de 35 nao eh exatamente igual a uma de 40 e nem vou entrar em detalhes ou comparaçoes tecnicas. Caso fosse esta a aplicaçao de patrulha costeira. melhor seria a utilizaçao da arma de 35 ……….o q vemos eh uma completa distorçao do uso em si e a aplicaçao equivocada nos Napaocean da arma de 35 e nao da 40. Ta tudo invertido nesta questao ………….vamos parar de afagar o errado e observar o q eh certo. De resto nao adianta questionar mais…..¨¨¨¨o q nao tem… Read more »

MO

Sem treta, sua opinião notada, obvio que são armas diferentes, claro, não pondero, apenas para mim em efeito de PTR seja qual for, para mim, em caso de especificação pratica não me faria diff um 30 ou um 40 para contra quem intencionava utilizar, alias basta ver o estrago causado com 7, 62 dos AK´s nos mercantes pelos somalicos. Para contra algo maior, e principalmente se for ‘cinza’ aabas tbm não farão muita diff a distancia, mas é o tal negocio elas/eles (os navios) não foram projetadas para isso

Alexandre Galante

Consta que o Brasil precisou de licença especial para poder ter esses canhões que estão na lista de armamentos restritos dos EUA.

Gustavo

Desculpa a ignorância, mas canhão de 40mm dessa classe é operado remotamente?

Almeida

01 Canhão 40mm L70 (AOS) 02 Metralhadoras 20mm GAM B01-2 Eu reclamo do armamento da classe Amazonas mais por conta da padronização do que pela capacidade, embora um Bofors Trinity 40mm seja melhor que o BAe Systems DSM30 30mm que equipa os Amazonas e até mesmo o AOS L70 40mm que equipa os Grajaú e Macaé. A munição 3P do Trinity tem maior poder de fogo e maior leque de emprego, sendo intercambiável com as munições 40mm padrão. Lembrando que a CBC e a Imbel fabricam granadas de 40mm e 20mm mas não de 30mm e 25mm. Embora a de… Read more »

Almeida

Gustavo, alguns canhões da classe Grajaú podem ser operados remotamente, geralmente os mais novos. Acredito que a classe Macaé possua esses mesmo modelos, embora a foto sugira que este seja manual.

Os canhões de 30mm da classe Amazonas são remotamente operados.

JOSÉ HENRIQUE

Caros amigos, me desculpem por dizer isto de novo, mas na minha opinião já esta na hora de se colocar um 76mm super rápido nos classe AMAZONAS assim como nas novas corvetas baseadas na BARROSO.Abraços do MENDES.

Nunes-Neto

Almeida,para mim todo os 40mm são remotamente controlados (Classe Grajaú e Macaé) ,já os de 20mm dessas duas classes não o são! O amazonas tem tanto os de 30mm como os de 25mm, remotamente controlados, sendo que, se não me engano, as de 25mm podem ser operadas “manualmente”.Abçs

Nunes-Neto

Seja bem vindo Macau,bom trabalho!Espero ansiosamente pela construção e entrada em serviço dos outros 5, já se demora para construir esses navios aqui nesse país ,parece que são destroies.Abçs

ernaniborges

Também sou leigo no assunto, mas, querendo enriquecer conhecimento, pergunto a quem entende melhor, se essa classe de navio-patrulha deveria ter uma velocidade máxima um pouco maior.

Bosco

José,
O 76 mm exige penetração na estrutura que provavelmente a Amazonas não comporta, sem falar no peso que deve ser proibitivo.

Quanto aos 40 mm, eu acho que só as torretas Trinity são de controle remoto, todas as demais usadas pela MB são tripuladas.

Airacobra

Boa noite Bosco,

nao só os trinity mk-3 sao operados remotamente, Os 40 L-70 da classe inhauma sao operados remotamente a partir de console no COC, desconheço quanto aos 40 dos patrulhas

Nunes-Neto

ernaniborges,essa velocidade máxima está na média dos navios de patrulha, sendo que muitos fazem bem menos que 21 nós, para interceptação em alta velocidade, se utiliza as lanchas de casco semi-rígido que eles transportam,uma velocidade alta,leva a uma menor persistência no mar e a um maior consumo de combustível.E num patrulha a presença de mais dias na área é mais importante que sua velocidade, se o infrator não “parar”, manda-se as lanchas de alta velocidade com um grupo de verificação ou manda-se chumbo,ai não tem navio mais rápido que bala.Abçs

Nunes-Neto

Claro os primeiros tiros de advertência, depois…..

colombelli

Para a finalidade limitada de patrulha, os possiveis empregos fazem com que o 40mm ou o 30mm tenham o mesmo efeito prático. Ou, por outras palavras, não faria muita diferença, pois o alvo seria neutralizado. Mas para fins de eventual emprego em combate, em cenários limitados, um 40mm e um Simbad iria bem.

País sem cultura de investimento em defesa = necessidade de tirar o máximo do mínimo. Canhão 40mm + Sinbad qualificam até para operações de guerra em limitados cenários, fora o aspecto da padrozinação que facilita produção de munição e manutenção.

colombelli

padronização digo

Sandro

Gostaria de saber se nao se pensou ainda em construir barcos utilizando o mesmo canhao remoto que e utilizado nos blindados guarani, nao digo como armamento principal em funçao do calibre, mas como armamento secundario, algo que a meu ver seria bastante interessante por ser um armamento remotamente operado, e que sera fabricado em escala no nosso pais, isso seria mais um empurrao para nossa industria nacional, derrepente modernizar nossos velhos patrulheiros com esse canhao infinitamente superior aos tripulados.

ernani

Nunes-Neto disse:
31 de maio de 2013 às 0:19

Obrigado. Tinha esquecido das lanchas. Pensei até num helicóptero mas não caberia num patrulha.

ernani

Digo, num patrulha dessa tonelagem.

Flávio

Os canhões da classe Amazonas que eu saiba, me corrijam se eu estiver errado, é do mesmo calibre do canhão, 30 x 173mm, que equipará uma das versões do blindado Guarani do exército. Os cañhões de 40mm L70 também são usados no EB , acho que a preocupação deveria ser mais com a padronização que com as capacidades ,como disse Almeida em 30 de maio de 2013 às 13:43, já que as capacidades não são tão distintas. Apesar de serem muito bons, pelo bem da logistica, não seria melhor trocar os canhões de 25mm da classe Amazonas, por canhões(metralhadoras na… Read more »

Joaca

Caro Bosco
Há super rapid’s instalados sem penetração no casco. Um dos exemplos é a Type 22 Batch 2 Romena – F221 Regele Ferdinand. Neste navio, utilizou-se a instalação sem a penetração no casco, a desvantagem é a quantidade de munição e o ângulo máximo de elevação, ambos menores que o da versão com penetração no casco.

Nunes-Neto

O canhão de 30mm do guarani será fabricado no país? Ou só será montado?Se é que vai ser!

Flávio

Voltando a falar de padronização e uso racional de recursos.
O calibre 30mm do Pantsir é intercambiável com o do Guarani?

E agora que o EB comprou os Guepard,pelo menos já é usado nos Oerlikon 35 mm duplos,mas, já é outro calibre para lidar, a defesa antiaérea vai contar com três calibres distintos, 40,30 e 35mm.
Isso não é um fator complicador ?

Desculpem ter saido do tópico naval, mas acho que, pelo rumo que as discussões tomaram, esse seja um assunto pertinente.

sds.

X.O.

No meu tempo de P51 (NPa Gravataí), o reparo de 40mm era de controle local, mas sei que alguns Grajaú tem alça…

Alex Nogueira

Fiquei em dúvida a respeito dos 40mm serem operados manualmente, como seria isso (tem alguma cabine no canhão o.O)? Se alguém puder explicar eu agradeço muito!

Penso que a Marinha deveria investir nos lançadores Simbad RF (2 mísseis) / Tetral (4 mísseis) e no Sadral (6 Mísseis), pois aparentam ser de fácil instalação e operação e também devem ser muito mais baratos do que qualquer sistema VLS atual.

HENRIQUE

Minha simples visão este navio e mesma coisa que não ter, é igual ao opala veio (em caso de conflito seria como na Líbia não tinha serventia os canhão terão pouca ou nem uma serventia qualquer míssil já erra alguma coisa) mas se for para uma simples patrulhamento não tem o por que ter nunca vai ser usado e igual a lei do abate da fab…

MO

Mas Henrique NPa não é navio de guerra (leia-se de combate), em caso de conflito eles nao fazem nada, ao menos contra forças oceanicas .. enquanto martelarem esta ideia os NPa e Oc serão eternamente desarmados (NESTA OTICA) quando comprenderem a função, tarefa e possiveis engajamentos de um NPa/Oc interpretarão de maneira diferente este conceito/concepção

Roberto Bozzo

Sandro disse:
31 de maio de 2013 às 7:49

Sandro, tenho a mesma dúvida que você… poderia-se utilizar o canhão do Guarani, tanto na classe Amazonas quanto nas novas Barroso MOD ??? Se sim seria uma escala interessante e uma padronização para um produto que será construído aqui….

Bosco

Flávio,
O calibre 30 mm não será usado em canhão antiaéreo.
Todos os calibres de canhões de pq calibre usados no Brasil são:
FAB: 20mm x 102, 23mm x 115, 30mm x 113
MB: 20mm x 110 (metralhadora), 25 x 137, 30 x 173, 40 mm x 364
EB: 30mm x 173, 35mm x 228, 40mm x 311, 40mm x 364

Flávio

MO como você vislumbra a participação de NPa em um conflito?
Já que a MB está investindo bastante nesses meios para uso em tempos de paz, não seria interessante prever um papel para eles em caso de conflito?
Vigilância… semeadores de minas… coisas que não os coloquem diretamente na linha de frente.

Um abraço, Flávio.

Bosco

Esse tipo de navio só tem que enfrentar navios pesqueiro e quando muito iates de traficantes. A função maior do canhão é dar tiro de advertência e quando muito tentar parar o motor, e pra furar um bloco de motor diesel tanto faz um 30 mm quanto um 40 mm. Na verdade um calibre menor é até melhor para esse tipo de ação. A maior reação esperada é por armas manuais e pra isso tanto faz se o calibre é 20, 30 ou 40 mm. Canhões de calibre maior podem até ser preferíveis contra piratas, contra ataque tipo “enxame”, para… Read more »

MO

Flavio, vc se refere a um NPa generico ou um NPa brasileiro (modus operandi) ? MB = exatamente o que fazem hoje as F´s no Libano, principalmente em relação a missão x TO, mas no caso de (creio vc estar se referindo a um Oc) operações de apoio aos NV´s, lançamento dem inas, anti pirataria de media/longa duração (mas ai ja nao seria conflito, mas uma situ real hoje em dia), no mais não creio em muita coisas em aguas distantes em situ de conflito, até pq é pouco provavel que se desloque uma força que garanta ppresença maritima em… Read more »

Flávio

Bosco, o Pantsir, que o Brasil comprou não utiliza canhões de 30 mm combinados com os misseis ?

Quando falei dos 30 mm já considerei esses, os Pantsir do Brasil só serão armados com misseis?.
Na MB onde são usados os 25 x 137? Nos patrulha fluviais ?

Um abraço, Flávio.

Flávio

ERRATA
” …Patrulha fluviais ?”

sds.

Bosco

Flavão,
Apesar de você estar contando com o ovículo do furículo galináceo você está certo então. O calibre do 2A38 é de 30mm x 165.
E você está certo em relação ao canhão/calibre 25mm x 137, são da classe Amazonas.

MO

Cuma ??? WTFIsI Bosco … ovisculo dos testiculo dos funiculo = batedor de ovo para omeletemaster double power full auto 220v 1348 W ???

Flávio

MO, falo dos nossos mesmo.
Mas, já que você tocou no assunto…rsrs, qual sua opinião sobre utilização dos NPa genericos.

sds.

MO

areas de baixa intencidade = tipo Haiti, Somalia, Malacca, intevenções anti pirata e proteção dem issoes humanitárias de media/longa duração

Bosco

Ah! Perdão! Não são das patrulhas fluviais não! São como disse dos NPaOc Amazonas.

Flávio

Pô Bosco, é mesmo!!. Esqueci dos 25 mm do Amazonas…rsrs

É que baseado no meu comentário de hoje às 09:49 já estou, como você mesmo diz “contando com o ovículo do furículo galináceo ” e estou descartando eles… rsrsrs.
Grande abraço.

Joaca

Agora, todo mundo se preocupa com armamento e ninguém percebeu que estes patrulhas de 500ton são mais lentos que muito navio cargueiro ou porta boneco. Como vai diminuir a distancia para abordar se nem consegue chegar perto!

Bosco

Acho que o canhão de 20 mm dessa classe (Macaé) usa cartucho 20mm x 128 .

Nunes-Neto

Enquanto o povo não entender a diferença entre um navio de patrulha e um navio de guerra, vira volta temos esse bafafá, vai ser sempre a mesma coisa, como disse o MO, bom vamos simplificar ,criando uma situação hipotética, a polícia vai invadir o complexo do alemão,para que cargas d’ água levar um tanque com canhão de 90mm ou 150mm?Vai dar tiro de canhão em favela pra matar traficante?Não né?Então basta um carro blindado e fuzil de 5.56,parece que a ficha não cai! Agora se um país for invadir o nosso chama-nos os tanque (fragatas, corvetas,sub etc…).abçs

Nunes-Neto

Vou dar o papo reto, no dia que vcs verem um navio da MB, com míssil anti-aéreo , míssil anti navio, e um canhão de médio a grande calibre esse nunca será um navio de patrulha (Icsso non ecxiste),navio patrulha sempre será “armado conforme sua função” aceitem, no máximo teremos canhões de 40mm/57mm, e ponto final,parem de sonhar com navio patrulha armado como corveta, no dia que isso acontecer ele será uma conveta e não um NaPaOc,desculpa traze-los a realidade,mas esse assunto já tá dando nos nervos,kkkkkkkkkkkkkkkk.Abraços, Nunes-Neto, o destruidor de sonhos!

MO

kkkk e tbm o ‘malvadão’ nas horas de folga … kkkkk, encasquetaram mesmo com os 30 e os 25 mm, ta bom, tirar e faz o que com eles … rsssss Malvadão to contigo !!!

Nunes-Neto

#Corveta

Bosco

Flávio,
O canhão do Pantsir (30 x 165) não usa a mesma munição do Amazonas não (30 x 173).

Nunes-Neto

É cumpanheiro MO,o povo quer um NaPaOc com míssil anti aéreo e anti-navio ,fala sério, o jeito é comprar um kit do Irã,kkkkkk

MO

Nada NN, como falei ICBM VLS neles !!! … kkkk

colombelli

Nunes, não se esta cogitando um emprego ostensivo da embarcação como navio de guerra. A diferença é gritante e conhecida entras estas finalidades, combate e patrulha. A questão é que com embarcações limitadas, a utilidade deles poderia ser ampliada, cumprindo algumas missões de combate de menor escala e de forma barata, assim como até hoje os navios de guerra infelizmente, por falta de meios, acabam cumprindo algumas missões de navio menores ( ai de forma cara) . Neste caso, um sistema pequeno e de baixa tecnologia para finalidade antiaérea, como o SIMBAD não sai caro e acresce ao navio para… Read more »

Ivan

A quem interessar possa.

Segue um link, que encontrei após rápida pesquisa, com fotos comparativas de diversos calibres semelhantes mas diferentes:
http://www.quarry.nildram.co.uk/tankammo1.htm

Uma visita rápida é interessante para visualizar que existem diferentes munições com o mesmo calibre, sendo que na maioria dos casos são adequadas apenas às armas para as quais foram criadas.

Um exemplo são os canhões aéreos franceses DEFA 550 (Mirage) e GIAT 30M791 (Rafale). Ambos são 30mm, mas são munições completamente diferentes. Qual o maior? Basta dar uma olhadinha.

Sds.,
Ivan.

Bosco

Ivan,
E a coisa complica mais ainda. Por exemplo, o canhão M230 do Apache usa a munição 30×113, teoricamente igual a do DEFA 550, mas elas não são compatíveis entre si.
E nem precisamos ir longe, as munições dos canhões Oerlikon de 35 mm dos Gepards e dos rebocados 2x35mm não são totalmente compatíveis.

Ivan

Bosco,

Nada como uma imagem para tirar a dúvida dos amigos.

Sugeri aquele link mas há outros como a interessante matéria do site sistemasdearmas (que vc conhece muito bem) com fotos e tabelas no final que seriam muito úteis para quem deseja conhecer um pouco mais:
http://sistemasdearmas.com.br/ca/canhoesnaguerraaerea.html

Abç.

Nunes-Neto

Colombelli, não entendo o que vc que dizer com “missões de combate de menor escala”,missão de combate para mim e guerra, e eu não mandaria um navio com essa configuração que vc sugerio para enfrentar um navio de guerra puro sangue,só iriamos perder vidas de compatriotas! Para mim é o seguinte patrulha é patrulha ,navio de guerra é de guerra,não adianta pagar um carro de polícia,colocar uma bazuca e mandar enfrentar tanque que não vai dar certo,de tudo o que se cogita aqui,creio que o viável,é a troca dos 30mm pelos 40mm e os 25mm pelos 20mm, mas não agora,… Read more »

MO

NN apenas acrescentando um grande detalhe = a Marinha em momento algum falou que intencionava fazer isso ou aquilo, isso eh encasquetação dos cara daqui, puro e simples .. padronização ?? se for dar trabalho ammo 30 e 25 mm for god love, fecha a firma …

Nunes-Neto

Se sugerirem colocar um simbad na Barroso, ai eu assasino embaixo,mas nem isso a MB planeja, imagina colocar nas amazonas.Abçs

colombelli

Nunes, imagino, por exemplo, uma belonave destas sendo posta em patrulha nas proximidades de um porto em caso de um conflito, para evitar infiltrações, e este local sendo atacado por aeronaves. Aliás, levando em conta que a Marinha so tem como meios de defesa para estruturas como portos e bases por enquanto os misseis do CFN (salvo se colocar um navio de guerra para fazê-lo), um navio destes, menor, poderia propiciar alguma defesa estacionado ao largo destas estruturas, liberando um navio verdadeiramente “de guerra” para operar em mar aberto em operações contra outros navios. Lembro que a defesa terrestre que… Read more »

Nunes-Neto

Verdade MO, Colombelli ,creio que se um dia estivermos sobre ameaça de invasão por algum país suicida, ai com certeza a marinha vai pensar em colocar um lançador AA operado manualmente,mas se isso acontecer tenho quase certeza que os NaPaOc vão ficar nos portos,não vão ficar dando bobeira,pois não tem sonar ,nem sensores adequados ao combate naval.Abçs