christos-XXIIIImagem do RbAm panamenho ‘Christos XXIII’, durante recente docagem no estaleiro Spanopoulos, Ilha de Salamina, Grécia, em agosto de 2011, em foto feita pelo shipsspotter George Gwisis. A embarcação esta realizando o reboque do ex ‘Ark Royal’ para Aliaga, Turquia – ETA 10/06 – 0600h

Características Técnicas:

  • Armador: Spanopoulos Group SA, Attiki, Grécia – www.spanopoulos-group.com
  • IMO: 7283433
  • Indicativo de Chamaha: HOKI
  • Construtor:  Aukra Bruk AS, Aukra, Noruega, casco nr. 54 em junho de 1975
  • Comprimento Total: 63,58 m
  • Comprimento entre PP: 55,00 m
  • Boca: 13,01 m
  • Pontal: 6,66 m
  • Calado Carregado: 5,31 m
  • MCP: 2 motores diesel MAk 12cy 12M453AK de 4.000 bhp x550 rpm cada
  • Velocidade: 14  nós
  • Bollard Pull: 100 t.

FOTO: George Gwisis – 16/08/2011

NOTA DO EDITOR: Para efeito comparativo, os “Bolard Pull” dos RbAM da MB classe Almirante Guillem (84 t.) e classe Triunfo (23,5 t.), nos levam a considerar a capacidade efetiva de reboque dos navios do Salvamar e sua possível modernização/ renovação.

 

10 Responses to “RbAM ‘Christos XXIII’ / HOKI – Rebocador do ‘Ark Royal’” Subscribe

  1. L.D.K. 3 de junho de 2013 at 20:24 #

    MO sem comentários, no máximo um parabéns!

  2. Afonso Sousa 4 de junho de 2013 at 10:12 #

    Virei fã dos RbAM.

  3. Joker 4 de junho de 2013 at 21:13 #

    Como ninguém valoriza os RbAM?

    Pelo amor de Deus!!!

  4. MO 4 de junho de 2013 at 21:30 #

    Ah facil Jok, se nao tem missel, nao eh escolta, o que é isso mesmo … :??? infelizmente …

  5. Joker 4 de junho de 2013 at 21:58 #

    Mas é quem safa esse tudim ai qndo dá merc@dori@, são os principais meios para SAR, fazem minagem, defesa de porto e instalações de petróleo, realizam defesa da costa e combate litoraneo…

    e tantas outras coisas!!!

  6. MO 4 de junho de 2013 at 22:03 #

    vc sabe, eu sei, eles (os cara) …

  7. L.D.K. 4 de junho de 2013 at 22:30 #

    MO os experty…ic não compreendem ou não querem, que sem esses camaradinhas de muita força e méritos infinitos, muitos dos problemáticos e feridos em missão, jamais retornariam aos portos ou aos estaleiros pra cuidar dos dodóis, vida longa à aqueles que inclusive fazem a mágica nos portos do mundo a fora!

  8. MO 4 de junho de 2013 at 23:06 #

    éo tal negocio, teoricament aos expets sempre ha um momento de se tornarem ‘sapiencias navalis’ … kkk, mas ua coisa é verdade, geralmente quem faz o trabalho duro, sujo ou fora de holofotes nunca aparece, so os bunitim saem na fita, massss nao vivem sem esta turma ! Abs !!!

  9. Dalton 5 de junho de 2013 at 10:20 #

    MO…

    como curiosidade a US Navy já anunciou que pretende substituir finalmente seus ATFs antes do fim da década e estão cogitando quase
    200 t de bollard pull, os 4 atuais tem cerca de 55 toneladas então os
    os “Almirantes” R 24, R 25 com 84 toneladas como você colocou e com a mesma idade dos atuais ATFs devem estar muito bem situados não ?

  10. MO 5 de junho de 2013 at 15:54 #

    Sim, o problema Dalton é comparação de BP, aqui em SSZ os de porto tem em media 60-70 t BP, o problema de guillem e guillobel são ser apenas 2 para o tamanho da costa, os outros tres, os triunfo sao 23,5, no mundo civil os RBAM´s sao meio que comuns de 150 t. bp para cima.. e detalhe eh comum sempre ter um RBAM de plantão no mundo civil qdo um RbAM nosso sai prarealizar um reboque, este civil provavelmente rebocará 2 … (Mas isot eh a velha estoria do $$$, manutenção, doutrinamento e por ai vai que ja sabemso, apenas que com uma pequena diferença, RBAM´s e a fins não interessam a quase ninguem …) ie = de uma fprma genérica é meio que é isso mesmo “pra que serve ??? ..ahhhh eu nem vou ver/ler/aprimorar … deixa pra la, isso nao me interessa” ..) se é que me entende …

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Submarino alemão é encontrado afundado na costa dos EUA

  Pesquisadores informaram nesta terça-feira (21) a descoberta de um submarino alemão e de um cargueiro nicaraguense que afundaram na […]

Fotos do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico ‘Vital de Oliveira’ em construção na China

Confira as fotos do lançamento ao mar do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” em Xinhui, na China. O […]

Baixe 7 edições da revista Forças de Defesa e doe quanto quiser

Agora você poderá baixar para o seu computador, tablet ou smartphone as melhores reportagens da nossa revista impressa Forças de […]

Em fórum na Fiesp, Estado-Maior da Armada destaca a importância da indústria em projetos da Marinha

Por Dulce Moraes e Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp Representantes do órgão apresentam projetos em desenvolvimento e formas de financiamento. […]

Navios-patrulha do Brasil e da França em operação contra pesca ilegal

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Defesa da França nesta segunda-feira, 20 de outubro, o navio-patrulha La Capricieuse da Marinha Francesa […]

Rússia diz que submarino ‘misterioso’ na Suécia é da Holanda, mas holandeses negam

A Rússia foi acusada de ter enviado o submarino ao local, mas negou. Porém, segundo jornal sueco, a Holanda também […]