RbAM ‘Christos XXIII’ / HOKI – Rebocador do ‘Ark Royal’

RbAM ‘Christos XXIII’ / HOKI – Rebocador do ‘Ark Royal’

97
10
SHARE

christos-XXIIIImagem do RbAm panamenho ‘Christos XXIII’, durante recente docagem no estaleiro Spanopoulos, Ilha de Salamina, Grécia, em agosto de 2011, em foto feita pelo shipsspotter George Gwisis. A embarcação esta realizando o reboque do ex ‘Ark Royal’ para Aliaga, Turquia – ETA 10/06 – 0600h

Características Técnicas:

  • Armador: Spanopoulos Group SA, Attiki, Grécia – www.spanopoulos-group.com
  • IMO: 7283433
  • Indicativo de Chamaha: HOKI
  • Construtor:  Aukra Bruk AS, Aukra, Noruega, casco nr. 54 em junho de 1975
  • Comprimento Total: 63,58 m
  • Comprimento entre PP: 55,00 m
  • Boca: 13,01 m
  • Pontal: 6,66 m
  • Calado Carregado: 5,31 m
  • MCP: 2 motores diesel MAk 12cy 12M453AK de 4.000 bhp x550 rpm cada
  • Velocidade: 14  nós
  • Bollard Pull: 100 t.

FOTO: George Gwisis – 16/08/2011

NOTA DO EDITOR: Para efeito comparativo, os “Bolard Pull” dos RbAM da MB classe Almirante Guillem (84 t.) e classe Triunfo (23,5 t.), nos levam a considerar a capacidade efetiva de reboque dos navios do Salvamar e sua possível modernização/ renovação.

 

10 COMMENTS

  1. Mas é quem safa esse tudim ai qndo dá merc@dori@, são os principais meios para SAR, fazem minagem, defesa de porto e instalações de petróleo, realizam defesa da costa e combate litoraneo…

    e tantas outras coisas!!!

  2. MO os experty…ic não compreendem ou não querem, que sem esses camaradinhas de muita força e méritos infinitos, muitos dos problemáticos e feridos em missão, jamais retornariam aos portos ou aos estaleiros pra cuidar dos dodóis, vida longa à aqueles que inclusive fazem a mágica nos portos do mundo a fora!

  3. éo tal negocio, teoricament aos expets sempre ha um momento de se tornarem ‘sapiencias navalis’ … kkk, mas ua coisa é verdade, geralmente quem faz o trabalho duro, sujo ou fora de holofotes nunca aparece, so os bunitim saem na fita, massss nao vivem sem esta turma ! Abs !!!

  4. MO…

    como curiosidade a US Navy já anunciou que pretende substituir finalmente seus ATFs antes do fim da década e estão cogitando quase
    200 t de bollard pull, os 4 atuais tem cerca de 55 toneladas então os
    os “Almirantes” R 24, R 25 com 84 toneladas como você colocou e com a mesma idade dos atuais ATFs devem estar muito bem situados não ?

  5. Sim, o problema Dalton é comparação de BP, aqui em SSZ os de porto tem em media 60-70 t BP, o problema de guillem e guillobel são ser apenas 2 para o tamanho da costa, os outros tres, os triunfo sao 23,5, no mundo civil os RBAM´s sao meio que comuns de 150 t. bp para cima.. e detalhe eh comum sempre ter um RBAM de plantão no mundo civil qdo um RbAM nosso sai prarealizar um reboque, este civil provavelmente rebocará 2 … (Mas isot eh a velha estoria do $$$, manutenção, doutrinamento e por ai vai que ja sabemso, apenas que com uma pequena diferença, RBAM´s e a fins não interessam a quase ninguem …) ie = de uma fprma genérica é meio que é isso mesmo “pra que serve ??? ..ahhhh eu nem vou ver/ler/aprimorar … deixa pra la, isso nao me interessa” ..) se é que me entende …

Deixe uma resposta