N/M ‘Copacabana’ / PPXI – Adeus Amigo !

11

copacabana-8223000-PPXI-1402teus-AUG-1984-ml-08-06-13-6 copy

Neste último sábado, dia 08/06/2013, tive a sorte e ao mesmo tempo o desprazer de testemunhar a melancólica despedida de um amigo. Trata-se do porta container ‘Copacabana’, outrora o orgulho da Marinha Mercante Nacional, incorporado com todas as glórias no longínquo agosto de 1984, como moderno navio de bandeira brasileira, com sua triunfal primeira entrada em Santos, sob o comando do CLC Alvaro José de Almeida Junior, atracação no Tecon, com toda cerimônia e coquetéis que ocorreram a bordo desde então e que teve uma brilhante carreira, ajudando a formar muitos dos oficiais que hoje são Comandantes de nosso navios de hoje.

copacabana-8223000-PPXI-1402teus-AUG-1984-ml-08-06-13-8 copy

Sua carreira, iniciada em rotas para o norte da Europa, depois escalando também na costa leste dos Estados Unidos mostrando nossa bandeiera e orgulho pelos portos que passou, até que, quando já velhinho, cansado, completou sua carreira na cabotagem nacional.

Mas uma coisa posso te falar, você fez bonito, sua carreira foi brilhante e em sua despedida, em sua última viagem, você não estava sozinho, muita gente te viu se despedir da cidade garbosamente, com apitos de saudação e despedida, seu prefixo hasteado, quando desfilou imponente e pela última vez pelo Canal de Acesso do Porto de Santos.

Para saber mais e ver outras imagens, acesse:

copacabana-8223000-PPXI-1402teus-AUG-1984-ml-08-06-13-16 copy

Adeus grande amigo, que você realize a mais tranquila de suas viagens e, no seu último momento, quando for abicar em Aliaga, faça com orgulho, mostre a todos quem você é, o famoso Copacabana !!!!

Tentaremos fazer o mesmo registro do seu irmão ‘Flamengo‘, cujo fim também se aproxima!

FOTOS: Marcelo ‘MO’ Lopes – Santos/SP, 08/06/2013

NOTA DO EDITOR: o texto, confesso, foi muito passional. Senti muito a perda deste navio de que tanto gostava …

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
F-5

Fantástico depoimento e despedida MO!
Que me perdoem alguns, navios tem alma, Não essa que conhecemos ou que tentamos conhecer, mas uma que ficará sempre nos registros daqueles que os admiram.
Há muitos anos atrás – sempre erro o nome dos rios – Beberibe ou Capibaribe, em Recife existia um estaleiro onde alguns navios eram scrapeados e o metal ia para uma siderúrgica,
Eu acompanhava o “falecimento” deles com uma certa curiosidade e tristeza por ver aquelas máquinas serem destruídas.
O último deles foi Mercantil Niterói que sofreu um incêndio no porto do Recife e ficou irrecuperável…

F-5

Tens como mandar umas fotos dessas por mail?

GUPPY

Sim, navios têm alma sim. Confirmo a declaração do MO. Tenho idéia do sentimento dele com a despedida do N/M ‘Copacabana’ porque, apesar dos anos, fico mentalmente revivendo todo o meu tempo de embarcado. Sabe, os detalhes do S11, o “Valvulão” tão estudado pelos qualiras(quem estava se especializando para se tornar submarinista), a máquina de descascar batatas, a de fazer café – tinha sempre alguém que, pela manhã, colocava uma fatia de queijo na tampa para ficar quentinho e meio derretido, os MCPs, o compartimento de torpedos a ré, a vela e os jogadores de aliado (jogo popular na marinha,… Read more »

GUPPY

1. Mestre e não Mesxtre.
2. Museu e não museo.

F-5

Açonorte…
Ia de bicicleta lá das bandas do bairro de Setúbal até o Pina só para ver os navios virando aço para a Açonorte…
Era uma mistura de descoberta e tristeza ao mesmo tempo, pois sabia que a história de muitas vidas estavam chegando ao fim ali.

GUPPY

MO,

Quando o seu scanner estiver funcionando novamente eu também adoraria receber uma foto que seja de um scrap na Açonorte.

F-5,

De Setúbal até o Pina de bicicleta não é tão pertinho não, hem? Tem que percorrer toda a praia de Boa Viagem, a praia do Pina, isto tudo antes do próprio Setúbal.

Abraços

Francisco souza

Parabéns Marcelo . Tive a honra de comandar o Copacabana . Realmente esse navio marcou a história da aliança, uma vez que foi o primeiro navio porta-container de um armador nacional . Jamais será esquecido