Ministério da Defesa e Marinha comemoram os 148 anos da Batalha Naval do Riachuelo

4

FFB_2955

vinheta-clipping-navalA presidenta Dilma Rousseff, em mensagem por ocasião do 148º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, disse que “a Marinha vem contribuindo decisivamente para a projeção pacífica do Brasil no mundo”. Ela lembrou, também, que “nossos navios têm participado de exercícios conjuntos com Marinhas sul-americanas e intensificado a cooperação com as nações amigas na África”. A celebração desta terça-feira é considerada a Data Magna da Força Naval.

No texto da presidenta, lido no Grupamento de Fuzileiros Navais, em Brasília, foi mencionada a atuação “essencial” dos militares da Marinha em ações de vigilância e proteção das águas jurisdicionais e da Amazônia Azul – área marítima de 4,5 milhões de quilômetros quadrados que corresponde, em tamanho, à Amazônia terrestre. Segundo Dilma, esse trabalho envolve atividades de salvaguarda da vida humana no mar, de segurança do tráfego aquaviário, de ações de patrulha e, sobretudo, junto às bacias petrolíferas marítimas.

FFB_3151Durante a solenidade, houve a entrega da Ordem do Mérito Naval. Na ocasião, foram agraciadas 152 personalidades com a medalha que marca as comemorações da data. Entre os homenageados, ministros, militares, servidores públicos e as instituições: Diretoria-Geral de Navegação; Comando-Geral de Operações Aéreas; Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação da Marinha; Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia e Associação Profissional dos Capitães de Longo Curso e Cabotagem da Marinha Mercante.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, que presidiu a cerimônia, destacou a modernização e a renovação da Marinha a partir do incremento de projetos, como o de construção de submarinos e aquisição de navios patrulha.

Ontem (10), a data foi comemorada no órgão comandado por Amorim. Nesta solenidade, além da mensagem de Dilma Rousseff, foi lida a Ordem do Dia do comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto. O evento interno teve o objetivo de agraciar oficiais e praças com a Medalha Militar, platinas e insígnias aos militares promovidos.

FFB_2778Em seu comunicado, a presidenta ressaltou o papel da Força Naval nas operações Ágata, no âmbito do Plano Estratégico de Fronteiras (PEF), e nos outros grandes eventos realizados no país, além da contribuição da Marinha na Missão de Estabilização das Nações Unidas (Minustah) e no comando da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil).

Já o comandante Moura Neto citou a importância do crescimento da política estratégica do país no cenário internacional e a maior meta do Programa de Desenvolvimento de Submarino (Prosub), de projetar e fabricar no Brasil submarinos convencionais e com propulsão nuclear. Aliado a isso, o almirante lembrou a inauguração da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), em Itaguaí (RJ).

Leia a íntegra da mensagem da presidenta Dilma Rousseff por ocasião da Data Magna da Marinha.

FONTE: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Pra festa e medalhinha não falta verba !!

Sds.

Wagner

Bom, independente das hipocrisias políticas de nosso governo, Parabéns a MB por esta data, que a imprensa simplesmente não cita, o que é vergonhoso…

A Velha marinha imperial brasileira… pooxa, ela era foda hein ??

Parabéns a todos os seus homens.

Colombelli

A marinha imperial era das três mais poderosas do planeta. Agora este elemento amorim me dá uma azia. É um paisano, e paisano faz “paisanaria”.

Rafael M. F.

Ouso dizer que a Armada Nacional foi o principal artífice da vitória brasileira na Guerra do Paraguai.