F43 (1)

vinheta-clipping-navalA Fragata “Liberal” (F-43) atracou, no dia 13 de junho, no Porto de Salvador, com o propósito de integrar a Força Naval Componente que irá atuar na defesa na área marítima adjacente à cidade de Salvador para a Copa das Confederações FIFA 2013.

Além de armamentos para guerra antiaérea, antissubmarino e de superfície, o navio é equipado com um moderno sistema de comunicação via satélite e possui equipamentos para ameaças não convencionais, tais como metralhadoras calibre .50 e alto-falantes capazes de advertir embarcações suspeitas à longa distância.

Em janeiro desse ano, a “Liberal” regressou ao Brasil após integrar, durante oito meses, a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano como navio-capitânia. Durante a Copa das Confederações, a Fragata “Liberal” atuará na patrulha e no controle da área marítima adjacente à cidade de Salvador.

FONTE: Nomar

Tags: , ,

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

Um comentário para “Fragata “Liberal” chega a Salvador para reforçar a defesa durante a Copa das Confederações”

  1. erabreu 21 de junho de 2013 at 11:54 #

    Quase parei o que estava fazendo para aguardar de camarote a invasão anfíbia que avizinhava-se de Salvador.
    Sei que vale como exercício, mas uma “Niterói”, um NPAOc “Amazonas” e “Macaé” ou coisa parecida quase pegando onda na linha de arrebentação e um mais distante que parecia um “Aratú” me pareceu demasiado.

Deixe um comentário

2 de agosto de 1964: contratorpedeiro USS Maddox engaja torpedeiros norte-vietnamitas no Golfo de Tonkin

USS Maddox

Há 51 anos, em 2 de agosto de de 1964, o contratorpedeiro da Marinha dos EUA USS Maddox engajou três […]

Esquadrão de Instrução japonês partindo de Recife

A cada quatro anos, regularidade que não vem sendo mantida, os navios do Esquadrão de Treinamento da Força de Autodefesa […]

O almirante põe a Marinha na Lava Jato

alteothon (1)

Claudio Dantas Sequeira (claudiodantas@istoe.com.br) Nova personagem da investigação da Lava Jato, a Marinha havia sido mencionada pela primeira vez no […]

O conceito de aeronave não tripulada VARIOUS da Lockheed

VARIOUS UCAV concept

  A Lockheed revelou há poucos anos um conceito de Unmanned Combat Aerial Vehicle (UCAV) batizado de VARIOUS – “VTOL […]

F-35B: o futuro chegou à aviação embarcada

fig 7 - 11P00529_096_LoRes

No dia 31 de julho de 2015 o U.S. Marine Corps fez a decisão de tornar o F-35B pronto para […]