1

vinheta-clipping-navalNo dia 3 de junho, o Comandante Geral de Operações Navais do Pacífico da Marinha de Guerra do Peru, Vice-Almirante Wladimiro Giovannini Y Freire, visitou o Comando da Força de Submarinos (COMFORS), na Ilha de Mocanguê, em Niterói (RJ). O acontecimento fez parte de um programa de eventos que teve o seu início no último dia 31 de maio, em Natal (RN), quando o Almirante Giovannini pôde acompanhar o encerramento da “BRAPER 2013”, operação naval conjunta entre as Marinhas do Brasil e do Peru. Na manhã desse mesmo dia, já na cidade do Rio de Janeiro, visitou as instalações do Centro de Comando e Controle do Teatro de Operações Marítimas e do Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo, no 1º Distrito Naval.

A bordo da Base Almirante Castro e Silva, foi recebido pelo Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Sergio Roberto Fernandes dos Santos, e pelo Comandante da Força de Submarinos, Contra-Almirante Marcos Sampaio Olsen, sendo, então, conduzido ao Auditório do Centro Hiperbárico, no Centro de Instrução e Adestramento Almirante Átilla Monteiro Aché. Na ocasião, ele assistiu a um vídeo institucional sobre a COMFORS. Após a exibição, o Vice-Almirante Giovannini seguiu para o Centro Hiperbárico, onde teve a oportunidade de conhecer o funcionamento das câmaras hiperbáricas e dos demais instrumentos utilizados pela Marinha do Brasil na prática de mergulho saturado. Em sequência, presenciou um “mergulho” no Treinador de Imersão (TI), simulador que permite a execução de todas as manobras básicas e avançadas a bordo de um submarino e, ainda, uma simulação de escape de submarino no Tanque de Treinamento de Escape Submarino (TTES). Por fim, conheceu o Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC) e alguns dos novos equipamentos que foram empregados pelo GRUMEC durante a Copa das Confederações e serão empregados na Jornada Mundial da Juventude.

FONTE: Nomar

Tags: , , ,

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

2 Comentários para “Comandante Geral de Operações Navais do Pacífico da Marinha de Guerra do Peru visita o COMFORS”

  1. Guilherme Poggio 6 de julho de 2013 at 18:43 #

    “Comandante Geral de Operações Navais do Pacífico da Marinha de Guerra do Peru”

    Por acaso o Peru é banhado por outro oceano que não seja o Pacífico? Será que eles possuem um “Comandante Geral de Operações Navais do Atlântico”?

  2. MO 6 de julho de 2013 at 19:56 #

    DDC, teria alguma similiariedade (eita palavra defiçeu da porra) com sermos um pais pacifico, apesar de banhado pelo Atlanteco ?? rs

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

Precisamos, para já, de 4 (bons) navios usados

maestrale

  Roberto Lopes Editor de Opinião da Revista Forças de Defesa e autor do livro “As Garras do Cisne” Parece […]

Navio-veleiro Cisne Branco aberto à visitação em Santos neste final de semana

Cisne Branco (2)

A Capitania dos Portos de São Paulo informou em nota à imprensa que o navio-veleiro Cisne Branco da Marinha do […]

Marinha peruana estuda três opções para renovar sua força de superfície

DE_LA_PENNE__5____a

  Não é só a Esquadra brasileira que necessita equacionar a renovação de sua força de superfície em um cenário […]

Cerimônia de incorporação do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico ‘Vital de Oliveira’ à Marinha do Brasil

Vital de Oliveira - 1

  Em uma cerimônia de batismo, mostra de armamento e transferência para o setor operativo, o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico […]

Ministério da Defesa menos otimista com as chances do Prosuper em 2015

FREMM 523b

Roberto Lopes Editor de Opinião da Revista Forças de Defesa e autor do livro “As Garras do Cisne” Passam os […]